Buscar

Tarefa 1 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Métodos de Análise de Alimentos.
Identificação da tarefa: Tarefa 1.2. Unidade 1. Envio de arquivo.
Pontuação: 5 pontos.
Tarefa 1.2
1) Sabendo da importância da etapa de amostragem, reveja em seu material de estudo a definição da preparação das amostras e seus tipos. Descreva o processo de amostragem que deve ser realizado para determinação de pH de doce de goiaba, polpa de açaí e filé de peixe. Justifique o porquê das etapas empregadas em cada amostra.
Serão recolhidas de todas as amostras inicialmente a amostra bruta, depois a amostra para laboratório e em seguida a amostra para análise. Com relação ao doce de goiaba deve ser triturado no mixer e depois homogeneizados por ser um alimento semi sólido e retirada uma pequena amostra para análise, a amostra será colocada em um recipiente e sera realizada a leitura com um phmetro. Com relação a polpa de açaí se for em pote e por ser um alimento pastoso será retirado uma quantidade da parte de cima, uma parte do meio e uma parte do fundo do pote, em seguida tudo será homogeneizado e será feito análise no Phmetro. Com relação ao filé de peixe por ser um alimento umido, serão cortados e triturados no mixer, se necessário será realizado um quarteamento e logo depois homogeneizado e em seguida levado para análise no Phmetro. Todas as análises serão feitas em replica.
2) Após a leitura do capítulo 2 da Unidade 1, elabore um (mínimo) parágrafo discursivo sobre os erros analíticos, que resultados negativos estes podem causar? Observação: Poderá citar alguma experiência vivenciada (Parágrafo com 4 a 6 linhas). 
Existem duas categorias de erros: determinados ou sistemáticos e indeterminados. Erros determinados (possuem um valor definido), Erros de método (método inadequado para o tipo de amostra), Erros Operacionais (erro de amostragem, erro de diluição, erro devido a limpeza da vidraria utilizada, etc.), Erros pessoais (identificação impropria da amostra, erro no registro de dados, erro na interpretação de resultados, etc.), Erros devido a instrumentos e reagentes e Erros Indeterminados (Não possuem valor definido, portanto não podem ser medidos). Por tudo isso devemos ter o máximo de atenção para evitarmos que os erros aconteçam. Algumas vezes os erros podem ser detectados e ratificado, porém outras vezes não pode ser possível detectar onde o erro aconteceu.

Continue navegando