Buscar

História e Historiografia do Brasil República

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o fragmento de texto:
“O ato de civilizar era visto como uma tentativa de impor à cidade padrões urbanos e comportamentais similares às capitais europeias, especialmente Paris. Foi essa a perspectiva da reforma urbana de 1904, projetada pelo prefeito Pereira Passos [para o Rio de Janeiro]. A reorganização do espaço urbano teve o objetivo de consolidar a inserção do Brasil no modelo capitalista internacional, facilitar a circulação de mercadorias [...] e construir espaços simbólicos que afirmassem os valores de uma elite cosmopolita. Era o sonho da Belle Époque tropical.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto, ele está disponível em: SIMAS, Luiz Antonio. Dos arredores da Praça XI aos terreiros de Osvaldo Cruz: uma cidade de pequenas Áfricas. Revista do Programa Avançado de Cultura contemporânea, ano 11, n. 1, 2016.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 1 (Vídeo 4, Tema 3: O país moderniza-se?) sobre o processo de modernização autoritária na Primeira República no Brasil, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A modernização autoritária tinha como objetivo central a preservação do legado da miscigenação; por isso, considerava a herança africana no Brasil o caminho para alcançar a civilização.
	
	B
	A chamada modernização autoritária se caracterizava pela imposição de um projeto civilizatório que alijava as classes populares e visava a disciplinarização dos corpos.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com a Aula 1 (Vídeo 4, Tema 3: O país moderniza-se?, 0'40" a 5'15"), a modernização autoritária estava relacionada às tentativas de imposição de um projeto civilizatório que visava ao controle de comportamento, da formação urbana e das manifestações culturais. Devido ao seu autoritarismo alijou as camadas subalternas e despertava a euforia das classes dominantes.
	
	C
	O país e as grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, não tiveram mudanças com esse processo de modernização, pois ele focava no interior do país.
	
	D
	A modernização autoritária não tinha interesses políticos, por isso, buscou incluir todas as camadas da população brasileira.
	
	E
	A modernização autoritária buscava se afastar do ideário positivista, por isso, colocava-se contra o ideário do progresso.
Questão 2/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o trecho de texto:
“As condições de moradia eram extremamente precárias, concentrando-se a população pobre no Centro da Cidade velha, superpovoando 'promiscuamente' cortiços, estalagens, avenidas e casas de cômodos – muitos dos quais antigos casarões coloniais transformados por seus proprietários em fonte de renda através do aluguel – verdadeiras colmeias humanas.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ADDOR, Carlos. A insurreição anarquista no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial, 2015. p. 51.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre a questão da moradia na cidade do Rio de Janeiro durante a Primeira República, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Para resolver a questão habitacional no Rio de Janeiro, foram construídas diversas moradias populares em regiões periféricas, no projeto conhecido como Minha Casa, Minha Vida.
	
	B
	Uma das medidas tomadas pelo governo ficou conhecida como bota-abaixo. Os moradores dos cortiços foram expulsos e essas construções foram demolidas.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o texto-base: “Foram iniciadas as obras no porto, a cargo do engenheiro Lauro Müller, e depois a abertura de avenidas e de bulevares na região central da cidade. Para isso, foi preciso expulsar os moradores dos cortiços e das precárias habitações daquelas áreas. O famoso “bota-abaixo” deu conta desse processo, demolindo por volta de 700 prédios cujas desapropriações e demolições permitiram o alargamento das ruas” (livro-base, p. 53).
	
	C
	Os cortiços no centro da cidade eram caros e insalubres, grande parte da população pobre do Rio de Janeiro optou por ocupar os morros da cidade, mais seguros e protegidos.
	
	D
	O governo desenvolveu diversas políticas sociais dando moradia digna a todos, para estimular a população pobre a abandonar de uma forma lenta e gradual os cortiços.
	
	E
	Os cortiços, conhecidos por serem pouco salubres, foram abandonados espontaneamente pela população, deixando diversas construções vazias no centro da cidade.
Questão 3/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o excerto de texto:
“O 'Plano de Ação Imediata' aprovado nesse encontro previa, além das demandas econômicas já presentes na plataforma da nova direção da CNTI, uma 'campanha de esforços pelas reformas de base', que seria o norte da atuação política do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) nos dois anos seguintes.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Marcelo Badaró, Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2009. p. 93.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre as pautas dos movimentos sociais durante o governo João Goulart, assinale a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A luta por “reformas de base” demonstrava a autonomia dos movimentos sociais, visto que reivindicavam algo que entrava em conflito com interesses governamentais.
	
	B
	A ameaça de um golpe militar coagia os movimentos sindicais a reivindicar o mínimo possível, encontrando a zona de conforto na luta por “reformas de base”.
	
	C
	As ligações históricas entre os diversos setores do movimento sindical e o Estado indicavam uma conciliação entre eles, o que podia ser percebido na luta por “reformas de base”.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base “[…] grande parte do movimento sindical vinha de uma longa tradição de ligação direta entre seus dirigentes e o governo federal desde o Estado Novo, no que se convencionou denominar de peleguismo. Com Jango na presidência, a barganha entre os dois setores poderia ser aventada e sua maior reivindicação eram as chamadas reformas de base – entre elas, a reforma agrária” (livro-base, p. 73).
	
	D
	Apesar da defesa das reformas de base, os trabalhadores e, sobretudo, os camponeses eram contrários à reforma agrária, pois prejudicaria a estrutura fundiária do país.
	
	E
	Os movimentos sociais entendiam a pauta por “reformas de base” como forma de criar as condições para aplicar um golpe comunista no país.
Questão 4/5 - História e Historiografia do Brasil República
Atente para a citação:
“A urbanização é outro elemento importante que deve ser considerado, devido a seus efeitos sociais. [...] O que deve ser salientado, no momento, é o incremento da população urbana no espaço de trinta anos, que foi da ordem de duas vezes e meia; tudo leva a crer que tal incremento tenha sido superior entre 1920 e 1929.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1974. p. 38-39.
Considerando a citação e os conteúdos do livro História e historiografia do Brasil República sobre o crescimento urbano durante a Primeira República, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O crescimento urbano, embora expressivo nesse período, não afetou decisivamente a realidade social das grandes cidades.
	
	B
	O crescimento urbano, sendo pouco considerável nesse período, não afetou a relação campo-cidade do país.
	
	C
	Mesmo com um crescimento urbano expressivo nesse período, o Brasil manteve o seu caráter predominantemente agrário.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: “Ainda que o Brasil tenha se mantido fundamentalmente agrário, com todas as mudanças ocorridas na Primeira República houve crescimento das cidades. Com o aumento populacional, também gerado pelacrescente imigração, e a modernização 'a todo custo', o reordenamento espacial modificou a estrutura das urbes e afetou diretamente a população” (livro-base, p. 52).
	
	D
	O crescimento urbano foi previsível, de maneira que as cidades estavam preparadas para o aumento populacional.
	
	E
	Houve decrescimento urbano no país, por isso, foram postergadas grandes reformas nas principais cidades brasileiras.
Questão 5/5 - História e Historiografia do Brasil República
Leia o fragmento de texto:
“No Brasil, a proposta neoliberal chegou ao poder com a eleição de Fernando Collor de Melo para a Presidência da República, em 1989. [...] Mal tomou posse, por meio de mais um plano econômico baseado em congelamento de salários, o novo presidente deixou claro que os trabalhadores continuariam a pagar a conta.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Marcelo Badaró. Trabalhadores e sindicatos no Brasil. São Paulo: Editora Expressão Popular: São Paulo, 2009. p. 129.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História e historiografia do Brasil República sobre o Plano Brasil Novo, assinale a afirmativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As propostas claramente neodesenvolvimentistas visavam aumentar o erário para estimular as empresas estatais.
	
	B
	A política, de caráter nacionalista, objetivava o crescimento econômico por meio de estatizações.
	
	C
	Alinhado ao ajuste neoliberal,o plano tinha como objetivo aliviar as contas do governo e fortalecer a iniciativa privada.
Você acertou!
Esta é a afirmativa correta. De acordo com livro-base: “O intuito do governo era estimular a economia brasileira por meio do alívio das contas estatais, no embalo do discurso neoliberal em voga internacionalmente, fortalecendo, assim, as soluções privadas [...]” (livro-base, p. 302).
	
	D
	A proposta, nitidamente neoconservadora, objetivava combater a corrupção para impedir o avanço da iniciativa privada.
	
	E
	As medidas, de caráter liberal, objetivavam estimular a economia por meio de um plano de estatizações.

Continue navegando