Buscar

Metodologia da Pesquisa Científica EX 1

Prévia do material em texto

Metodologia da Pesquisa Científica
	Iniciado em
	segunda, 3 Fev 2020, 12:27
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 3 Fev 2020, 12:38
	Avaliar
	9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que maioria das monografias e dos artigos científicos segue o roteiro principal de uma pesquisa,onde elege-se um tema, apresenta um problema e também uma hipótese, cobrindo de uma revisão bibliográfica, a fim de fazer com que o leitor seja persuadido por esse trabalho.Podemos considerar essa afirmativa como sendo característica de qual tipo de pesquisa.
Escolha uma:
a. Pesquisa dedutiva. 
b. Pesquisa qualidade. 
c. Pesquisa quantitativa. 
d. Pesquisa explicativa. 
e. Pesquisa descritiva. 
Feedback
A resposta correta é: Pesquisa explicativa..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Método que percorre o caminho inverso ao método dedutivo. Partimos de uma premissa menor em direção a uma premissa maior. Esse método procura, portanto, generalizar um caso específico.
Escolha uma:
a. Indução. 
b. Hipotético-dedutivo. 
c. Dedução. 
d. Histórico. 
e. Dialético. 
Feedback
A resposta correta é: Indução..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma grande contribuição para a filosofia foi dada, nesse sentido, por René Descartes (1596-1650) – físico, matemático e filósofo – com a obra Discurso do método (1637). Nela, Descartes estabeleceu os pilares daquilo que posteriormente veio a ser conhecido como o método cartesiano, cuja estrutura estava alicerçada na dúvida. O mesmo estabeleceu um roteiro completo para se chegar às causas dos fenômenos por meio de quatro regras necessárias/obrigatórias para a prática da investigação científica, quais são elas:
Escolha uma:
a. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos. 
b. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro, Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos. 
c. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais complexas para as mais simples. 
d. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Acreditar em tudo e descartar o que for verdadeiro, Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo, estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos. 
e. Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos. 
Feedback
A resposta correta é: Duvidar de tudo e assumir apenas aquilo que pudesse ser verificado como verdadeiro. Dividir cada uma das categorias em análise em tantas partes quanto fossem necessárias para fins de simplificação e apreensão correta do todo. Conduzir os pensamentos das categorias mais simples para as mais complexas. Estabelecer enumerações completas a respeito das categorias em análise, para se extrair conclusões inequívocas acerca de causas e consequências dos fatos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os diversos ramos do conhecimento humano encontram muitas correspondências com relação às maneiras de se obterem os resultados práticos de que necessitam para construir o seu saber específico. Mesmo assim, a forma e o tipo de investigação a ser empreendidos diferem em algum grau, de acordo com a necessidade de cada pesquisador. Sobre os tipos de pesquisa assinale as alternativas corretas: 
I - O objetivo da pesquisa explicativa é apontar as causas e as consequências dos fenômenos observados e explicar os mecanismos e os processos envolvidos, em todos os pormenores. 
II - A pesquisa descritiva, também conhecida como pesquisa de base, é de caráter não tão profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas. 
III - A maioria das monografias e dos artigos científicos segue o roteiro principal de uma pesquisa documental: elege um tema, apresenta um problema e também uma hipótese. 
IV - O roteiro para a pesquisa explicativa precisa ir além do que é exigido por uma pesquisa exploratória ou descritiva, pois, nesse caso, é necessário convencer o leitor sobre algo. 
V - Uma pesquisa exploratória se justifica, portanto, em toda a tarefa de levantamento de dados, entrevistas para formar um dossiê e para a confecção de relatórios que venham demonstrar a relevância de determinado problema, a fim de que este possa ser objeto de pesquisas aprofundadas posteriormente.
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas I e II estão corretas. 
c. II, III e V estão corretas. 
d. I, IV e V estão corretas. 
e. I, II e IV estão corretas. 
Feedback
A resposta correta é: I, IV e V estão corretas..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Método que consiste em investigar as causas históricas que conduziram a uma realidade presente, procurando entender como as instituições do passado moldaram a realidade, em cada estágio da história.
Escolha uma:
a. Hipotético-dedutivo 
b. Histórico. 
c. Indução 
d. Dialético 
e. Dedução 
Feedback
A resposta correta é: Histórico..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O professor-orientador não é um professor-escritor ou um professor-leitor das obras que serão objeto do seu projeto.O professor deve dar as coordenadas do trabalho.Diante do exposto assinale a alternativa que define o papel do professor orientador e do aluno na elaboração do projeto de pesquisa.
Escolha uma:
a. O papel do orientador é, sobretudo, realizar o trabalho do aluno. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto. 
b. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de demonstrar que o seu trabalho contribuirá, de alguma forma, para o crescimento da sua ciência. 
c. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto. 
d. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto. 
e. O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, plagiar. 
Feedback
A resposta correta é: O papel do orientador é, sobretudo, fazer com que o aluno pesquisador não se desvie do caminho. Será do aluno o papel de pesquisar, ler, escrever, tabular, sair a campo e estudar o assunto..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabendo que o método histórico consiste em investigar as causashistóricas que conduziram a uma realidade presente, procurando entender como as instituições do passado moldaram a realidade, em cada estágio da história. Diante disso quais são os instrumentos de pesquisa do referido método:
Escolha uma:
a. Esse método vale-se de instrumentos de pesquisa diversos, como um amplo levantamento bibliográfico acerca do tema, documentos que acrescentem dados e fatos específicos e depoimentos reunidos e trabalhados minuciosamente. 
b. Esse método vale-se de instrumentos de pesquisas diversos, como um levantamento de dados específicos, e arquivos digitais obtidos em cada lugar onde está se buscando o acontecimento histórico. 
c. Esse método vale-se de instrumentos adquiridos com a finalidade de tornar o conhecimento histórico algo estático. 
d. Esse método vale-se de instrumentos adquiridos de maneira sistemática na busca de resultados qualitativos. 
e. Esse método vale-se de instrumentos de pesquisa específicos para cada ocasião, mais os mesmos deverão ser tecnológicos. 
Feedback
A resposta correta é: Esse método vale-se de instrumentos de pesquisa diversos, como um amplo levantamento bibliográfico acerca do tema, documentos que acrescentem dados e fatos específicos e depoimentos reunidos e trabalhados minuciosamente..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista que a ciência é essencial no cotidiano dos indivíduos, compreender as diferenças existentes entre as mesmas é importante. Sendo assim, marque respectivamente qual nome se dá aos aspectos diferenciados das ciências que estudam os fenômenos naturais, que tratam dos objetos oriundos da física e da química, das partículas e das moléculas elementares, dos movimentos e da composição dos planetas e as ciências que estudam o ser humano enquanto indivíduo ou sociedade, seu comportamento em relação ao grupo e suas instituições ou natureza:
Escolha uma:
a. Ciências naturais e ciências essenciais. 
b. Ciências tradicionais e ciências sociais. 
c. Ciência naturalista e ciências sociais. 
d. Ciências naturais e ciências essenciais. 
e. Ciências naturais e ciências sociais. 
Feedback
A resposta correta é: Ciências naturais e ciências sociais..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Também conhecida como pesquisa de base, é de caráter não tão profundo e levanta dados e problemas que podem vir a servir de apoio para pesquisas futuras mais avançadas. É comum se ouvir dizer dentro das universidades que se trata de um tipo de pesquisa superficial e que, por isso, deveria ser evitada por aqueles que objetivam escrever um trabalho de conclusão de curso (TCC).Assinale a alternativa que refere-se ao tipo de pesquisa descrita no enunciado acima:
Escolha uma:
a. Pesquisa explicativa. 
b. Pesquisa descritiva. 
c. Pesquisa exploratória. 
d. Pesquisa social. 
e. Pesquisa teórica. 
Feedback
A resposta correta é: Pesquisa exploratória..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É um dos elementos essenciais de uma pesquisa científica.Os trabalhos acadêmicos são, em sua maioria, guiados por essa metodologia. Assim sendo, juntamente com o tema e o problema de pesquisa, esta etapa consiste no terceiro dos grandes pilares de um trabalho. A qual etapa da pesquisa consiste a característica acima?
Escolha uma:
a. Hipótese. 
b. Problema. 
c. Tema. 
d. Introdução. 
e. Considerações finais. 
Feedback
A resposta correta é: Hipótese..
Parte inferior do formulário

Continue navegando