A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
284 pág.
Seitas e Heresias

Pré-visualização | Página 11 de 18

peixe (Jn 2).
d) O rei Ezequias orou deitado e Deus ouviu-lhe o clamor (2 Rs 20.1-5), provando assim que Deus não olha para a posição do corpo, mas para o coração.
	e) O publicano orou em pé e desceu justificado para casa (Lc 18.13-14).
f) O cego de Jericó orou assentado à beira do caminho e recebeu o milagre (Mc 10.46-52).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
3.9. Praticam o Ósculo Santo
Refutação:
A Bíblia mostra que os irmãos se saudavam com um beijo em sinal de cordialidade e cumprimento (Rm 16.16). O ósculo era uma maneira comum de saudação entre os orientais quanto o aperto de mãos ou o abraço na nossa cultura. Os judeus usavam nas suas saudações, tanto nas despedidas como também na forma de demonstração geral de afeto. O ósculo não é colocado como uma doutrina ou ensinamento.

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
Em nossas igrejas o povo é livre para saudar, mas não frisamos o ósculo pelo fato da inconveniência cultural. A Bíblia nos ensina a evitar a aparência do mal (1 Ts 5.22). Na nossa sociedade, homem beijando homem é um tanto escandaloso. Também é mostrado na Bíblia que o ósculo não era prática somente entre homens e homens e mulheres com mulheres, mas sim entre todos os irmãos independentemente do sexo, sendo aplicado na testa ou na palma da mão, mas nunca nos lábios.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
3.10. A CCB e o pecado contra o Espírito Santo
O adultério é o pecado contra o Espírito Santo.
Refutação:
O que é blasfêmia contra o Espírito Santo?
Conforme	a	popularidade	de	Jesus	crescia,
seus
inimigos procuravam, desesperadamente, meios para explicar seus maravilhosos poderes. Finalmente, decidiram alegar que ele expulsava demônios pelo poder do próprio Satanás (Mt 12.22-32; Mc 3.22-30; Lc 11.14-23).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
Jesus	respondeu	com	três	argumentos	e	uma advertência.
a) Satanás não atacaria a si mesmo, pois ninguém luta contra si mesmo.

	b)	Se	eu	expulso	demônios	por 	 Satanás,	como	seus filhos os expelem?
c)	Para	roubar	a	casa	de	um	homem	forte,	tem-se primeiro que amarrá-lo.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
Sua advertência foi: "Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno”. (Mc 3.28-30).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
O que é este pecado imperdoável? Muitos trechos ensinam que é possível ir tão longe de Deus que não se pode retornar. Paulo adverte sobre consciências insensíveis (1 Tm 4.2). A Epístola aos Hebreus fala de corações endurecidos (capítulo 3) e daqueles que não podem ser trazidos de volta ao arrependimento (capítulo 6). João fala daqueles cujos pecados levam à morte, uma vez que eles se recusam a se arrependerem e a confessá-los (1 Jo 5.16-17).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
O
próprio	Jesus	fala	do	solo	que	foi	pisoteado	e
compactado ao ponto em que nenhuma semente pode germinar (Lc 8.5). Cada passo que damos afastando-nos de Deus aproxima-nos do ponto sem retorno.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA
O problema, naturalmente, não está na vontade de Deus de perdoar o pecador (Lc 15; 2 Pe 3.9). Deus alegremente aceita e perdoa a todos que se arrependem. O problema está em que alguns rejeitam cada tentativa de Deus para motivar o arrependimento. Depois que Jesus deixou a terra, o Espírito Santo veio para revelar a mensagem final da salvação. Para aqueles que a recusam e se voltam contra o Espírito Santo, Deus não tem nenhum outro plano. Não há outro sacrifício pelo pecado (Hb 10.26-31). Aqueles cujo estado endurecido faz com que recusem o rogo final de Deus, nunca serão perdoados. Esta é a blasfêmia contra o Espírito Santo.
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
3. DOUTRINA




3.11. A CCB alega que a sua Saudação é a única certa.
A CCB nos acusa e critica por usarmos a saudação a “Paz do Senhor” em hebraico “Shallon Adonay”. Citam para justificar esse conceito a seguinte expressão: “Devemos saudar com a paz de Deus, e nunca com a paz do Senhor, porque existem muitos senhores, mas Deus é um só”.
Refutação:
Essa acusação da CCB cai com somente um versículo que está em 1 Coríntios 8.5 e 6, que diz: "Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também".
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
4. PECULIARIDADES DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
4.1. A CCB possui ainda outras práticas particulares além das que já foram expostas acima, que a distancia ainda mais das igrejas evangélicas. Vejamos:



4.2. A ceia do Senhor é celebrada anualmente com um só pão sempre partido com a mão e também com um só cálice, enterrando as sobras posteriormente.
Não comemoram o Natal.
Há uma espécie de bancos separados para os que pecaram, chamado de “banco dos pecadores”.
Cerimônias de casamento não se realizam no templo. O crente da CCB não deve participar de casamentos de pessoas não pertencentes a CCB, isso seria participar de coisas sacrificadas aos ídolos (na Igreja Católica).
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
4. PECULIARIDADES DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL







Cerimônias fúnebres são proibidas nos templos.
Acreditam na doutrina anti-biblica do sono da alma no intervalo entre a morte e a ressurreição.
Mulheres não podem pregar na CCB, pois acreditam que a Bíblia lhes vetou este direito, se bem que no início do movimento as mulheres tinham esse privilégio.
Nos templos há separação entre homens e mulheres.
Proibição de fotografarem durante os cultos.
Proibição de os membros assistirem cultos em outras igrejas.
Não possuem livros didáticos ou de quaisquer espécies, salvo um livreto que contêm a história e as doutrinas da CCB.
NOVA ERA
1. O QUE É O MOVIMENTO NOVA ERA (MNE) ?


Sua definição é um tanto obscura e seus objetivos nunca são o que parecem ser. Na verdade, esse movimento é moderno na aparência, com tradição e uma visão muito incomum do mundo, do homem, da vida, de Cristo. É uma forma de vida perigosa, à luz da bíblia, porque contraria tudo o que ela ensina.
1.1. Conceito pertinente a Nova Era
“O MNE é um título que se refere a uma cosmovisão ou filosofia
esposada por muitas pessoas. O MNE também pode ser apropriadamente chamado de religião porque se baseia em pontos de vista religiosos. Por exemplo: os adeptos do MNE são partidários do panteísmo, a crença de que tudo é parte de Deus; Deus é tudo e tudo é Deus. Crêem que todo homem é parte de Deus”.
NOVA ERA
1. O QUE É O MOVIMENTO NOVA ERA (MNE) ?
1.2. Idéias centrais do movimento
a) Deus é uma energia cósmica;
b) A humanidade é divina;
c) O propósito da vida do homem é transformar a si mesmo mediante um despertamento espiritual.
2. EXPLORANDO O MOVIMENTO NOVA ERA
2.1. Títulos
a) New Age;
b) Nova Era;
c) Era de Aquários.
NOVA ERA
2. EXPLORANDO O MOVIMENTO NOVA ERA



2.2. Origem
O MNE não tem data de fundação, fundador, nem liderança humana a que seja subordinado ou que lhe trace diretrizes, embora esteja indo exatamente para onde deseja.
Quanto ao início do movimento não temos uma data precisa. Afirmam alguns escritores que situam sua origem na estrutura atual na década de 60, e apontam como prova o surgimento do musical HAIR e sua canção favorita, Aquarius, que divulgou amplamente os conceitos que fazem parte da mensagem do MNE. Vale apena notar que nessa data surgiram os HIPPIES – jovens, na maioria, que adotaram um estilo de vida nada convencional, como forma de protesto ao sistema vigente. (VS. WOODSTOCK)
NOVA ERA
2. EXPLORANDO O MOVIMENTO NOVA ERA
2.2. Origem
No século XIX, Helena Petrovna Blavatsky preconizava as idéias que regem

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.