Buscar

TRABALHO ATPS GESTAO DA QUALIDADE COMPLETO

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ATLANTICO SUL – PELOTAS
EMERSON PEREIRA LUDUVICO
JULIAN MARTINS
GUSTAVO TONIAZZO
MARCELO VASCONCELLOS
ANDREA TORALLES
GESTÃO DA QUALIDADE
ATPS 
Prof. MARIO
PELOTAS
2013
 ETAPA 2
PASSO 2
Empresa fundada em agosto de 1971 com denominação inicial de Sulcape Veículos e Peças. Em janeiro de 1990 foi adquirida pelo grupo Savar e foi alterada a denominação para Savarsul Veículos LTDA - Concessionária MERCEDES-BENZ.
Tem como objetivo o Comércio e Representação de Veículos Automotores, Peças, Acessórios, Oficina Mecânica, Lubrificantes, Pneus Michelin, Recapagem de Pneus Recamic e demais artigos , bem como importação e exportação dos mesmos produtos. A empresa possui sede própria a Rua Giuseppe Mattea 625 BR 116 KM 523. Tem uma área de 53.900m e sua área construída de 5.732m. A empresa é dividida em 7 departamentos, são eles:
Venda de Novos e Usados, Peças, Oficina, Funilaria, Truck- Center, Recapagem e Pneus Novos.
A Savarsul trabalha para o Público-alvo de Frotistas e autônomos ligados a Transporte de Mercadorias e derivados na Região sul do Estado. Onde presta todo tipo de assessoria e suporte ao cliente, em todo a área ligada a veículos médios e pesados. Nosso objetivo na empresa é contactar o Sr. João Carlos Miranda, Gerente do setor de recapagem de pneus da empresa, a fim de prestar a dada consultaria referente ao sistema de gestão pela qualidade. O conceito de controle da qualidade total engloba os seguintes itens: orientação ao cliente, qualidade em primeiro lugar, ações orientadas por prioridades, fatos e dados, controle de processos e da dispersão (variação dos dados que indicam quando há uma possível falha no processo) e investigação das causas, “próximo processo é o seu cliente” (para que cada funcionário tenha em mente que a qualidade de seu trabalho interfere na qualidade do produto na próxima etapa do processo), identificação das verdadeiras necessidades dos clientes, evitar que erros já identificados sejam cometidos novamente e comprometimento da alta direção. Tendo em vista esse conceito seguiremos abaixo a análise critica sobre a empresa SavarSul Veiculos Ltda
PASSO 3
A empresa conta com o setor de Recapagem de Pneus como ponto chave, para nossa aplicação da consultoria para implantação de uma ISO, pois evidenciamos que seria melhor maneira de tornarmos padronizados e organizados.
3.1 - A empresa conta com sistema de monitoramento de processo defasado, indicadores com pouco eficiência para suprir as necessidades e diagnosticar falhas provenientes do processo de recapagem de pneus, onde visto que é fundamental uma analise criteriosa do mesmo, existe uma pesquisa de satisfação que atende as necessidades perfeitamente, mas não existe uma evidencia de ferramenta de SGQ usada no processo, inclusive não possui nenhum tipo de certificação ISO na área de recapagem, ou seja não foi evidenciado um melhora continua no processo.
3.2 - Pela análise feita a fim de evidenciar a TQC, foi evidenciado que não havia conhecimento por parte da empresa no procedimento. Visto que existe documentação de processo, porém não existe análise e não há comprometimento por parte dos colaboradores ( Resistência), a fim de buscar realmente a qualidade do processo e evitar retrabalhos. Sendo assim, não existe a TQC no setor de recapagem de pneus.
3.3 - Visto a análise técnica exercida na empresa, diagnosticamos que os pontos críticos na empresa seriam: Cultura organizacional da empresa – Onde a empresa conta com resistência de mudança em todos segmentos - , Recursos Financeiros do setor – não demonstra interesse em investimento no profissional, formação e treinamento apropriado ao colaborador do setor de recapagem de pneus, Resistência por parte dos colaboradores a mudança, tendo em vista o tempo de casa dos mesmos. Não aberta a mudanças, e a atualizações, onde tanto o colaborador não tende a mudança, como não existe a cultura organizacional da empresa em buscar orientar e treinar o colaborador. Sendo que a empresa não buscou mudança e adaptação ao mercado como todo.
3.4 - Foi evidenciado que os documentos são definidos porém não existe uma padronização de instrução para cada posto de trabalho. Podendo haver problema de processo, onde a interpretação de cada operador no posto no momento, pode decretar uma diferença de tarefa no final do processo. Ocorrendo assim um agravante neste ponto, sendo retrabalho realizado, o que causaria ônus a empresa. A referencia do processo existe (defasada) porém não evidenciamos a padronização das instruções e formulários do processo de recapagem de pneus.
Concluímos assim que temos a possibilidade de otimizar e customizar a maneira de trabalho e modo operatório do setor, a fim de transparecer os procedimentos de trabalho e torna-los adequados ao dia-a-dia de trabalho dos operadores, além de padronizar e documentar todas informações pertinentes a melhorias e ações a serem tomadas no setor.
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ATLANTICO SUL – PELOTAS
EMERSON PEREIRA LUDUVICO
JULIAN MARTINS
GUSTAVO TONIAZZO
MARCELO VASCONCELLOS
ANDREA TORALLES
GESTÃO DA QUALIDADE
ATPS 
 Prof. MARIO
PELOTAS
2013
ETAPA 3
Nos dias atuais, e, sobretudo nas duas últimas décadas, Qualidade é cada vez mais frequente no nosso vocabulário: fala-se hoje muito em Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. Com o aparecimento de produtos e serviços cada vez com melhor qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para pormenores anteriormente descuidados.
Existem vários motivos para que uma empresa decida implementar um sistema de Gestão da Qualidade sendo o principal o aumento dos lucros que se pode alcançar. Simultaneamente consegue uma maior fidelidade de clientes e um mercado mais estável. Os clientes não mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes é fornecido. A produtividade aumenta se existirem menos desperdícios e se os processos forem otimizados, logo a Qualidade é só o resultado dessa soma de fatores. Um dos grandes desafios das empresas hoje em dia é manter processos e produtos padronizados para que se possa chegar ao maior índice de qualidade e produtividade com a menor perda possível, trazendo assim maior Rentabilidade a empresa. Fazendo com que a cultura organizacional da empresa padronize-se e torne-se homogênea.
Tendo em vista que a empresa SavarSul Veiculos Ltda não possui um processo de melhora continua, pois como visto na etapa 2 , existe o processo defasado e sem analise criteriosa do mesmo. Portanto pela análise técnica realiza, constatamos que a ferramenta mais apropriada neste primeiro momento para o setor de recapagem de pneus, seria o Gráfico de Pareto. Onde podemos analisar tecnicamente cada problema referente ao processo; Soltura de Banda de Rodagem, Quebra de Manchão, infiltração de ar na carcaça e evidenciar como segue exemplo abaixo:
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas. O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas são vitais, a maioria é trivial. Com este detalhamento análise de problemas referente ao processo (através do gráfico), temos a possibilidade de criar um plano de ação para conter a causa raiz do problema, sendo assim uma ação mais eficaz, Evidenciaremos na descrição resumida as falhas ocorridas durante o processo de recapagem de pneus, a fim de quantificar e analisar graficamente como segue o exemplo abaixo.
Graficamente fica evidente o exemplo criado, que até o mês de Novembro do ano de 2012 o problema mais causado no processo foi o numero 2 (Soltura de Banda de Rodagem), onde enquadra-se a vulcanizaçãodo pneu na Auto Clave. Por algum motivo o pneu saiu em desacordo do que é especificado na Instrução de trabalho, com isso o pneu não tem condições de ser liberado para função expedição (Entrega), pois precisa ser feito um retrabalho a fim de consertar a falha ocorrida. Tendo em vista este evidencia seria natural a abertura de uma FMC, a fim de diagnosticar a causa raiz do problema na soltura de Banda de rodagem do processo de recapagem de pneus. Onde com isso podemos regularizar ou minimar o índice de falha referente a este processo a partir da ação tomada, garantindo assim a qualidade e o retrabalho no processo de recapagem de pneus da empresa.Além disso temos outro problema corrente no setor que é o índice de pneus que retornam a empresa, ou seja, o cliente levou o pneu, usou mas por falha de produção acabou retornando para análise e bonificação. Podemos também estar usando esta ferramenta a fim de diagnosticar o motivo pelo qual esta banda soltou sua recapagem. Dentre eles temos os principais que são: Tempo de secagem da cola, contaminação pelo operador, Banda mal aplicada, Tempo de vulcanização não conforme, infiltração no envelope, problema na carcaça recapada (carcaça NR – Não recapável ). Portanto podemos usar está ferramenta para acharmos a causa raiz do problema de retorno de cliente. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas, fazendo com que torne o setor mais rentável e confiável, trazendo assim nosso foco principal que é a busca pela melhoria continua e a satisfação com o cliente e também menos desperdícios e consequentemente mais lucro para a empresa.
ETAPA 4
PASSO 1
1.1 A empresa citada, desconhe do processo ISO, Visto que para o setor de produção, fundamental para padronização, melhora continua, perenização dos processos, além de evitar desperdícios e custos a empresa. Sendo assim a busca de fato para excelência ao cliente, onde é o ponto chave. Foi evidenciado que a empresa não realiza treinamento, orientação, e desenvolvimento profissional dos colaboradores, apenas orientando em caso de colaborador novo no setor, mas constante envolvimento e treinamento não foi evidenciado no setor de recapagem de pneus. Onde enquadra-se certa resistência e desatualização dos colaboradores na questão de processo e aperfeiçoamento.
1.2 A empresa conta com uma área de 40m2 somente para o setor de recapagem de pneus, onde conta com equipamento novos, todos conforme instrução de trabalho, uso de Equipamentos de proteção individual, conta além de serviço de Manutenção e reparo do maquinário em caso de parada e manutenção preventiva. Manutenção com contrato de Prestadora de serviço no Compressor de Ar para o setor da empresa.
 SETOR DE RECAPAGEM DE PNEUS
1.3 Foi evidenciado que o ambiente de trabalho está de acordo com o procedimento pré-definidas de uma recapadora, onde, consta os seguintes postos de trabalhos: Inspeção Inicial, Raspagem, Escareação, Dissolução, Gomagem e Reparação, Roletagem AZ, Montagem, Vulcanização e Inspeção Final. Corretamente conforme procedimento de recapagem.
1.4 Os objetivos da qualidade de acordo com o processo são: Objetivo permanente é oferecer, a cada um de nosso clientes, a melhor qualidade em produtos e serviços, ao melhor preço e assim favorecer o progresso da mobilidade. A competência e o trabalho de cada um contribuem para nosso engajamento no desempenho e responsabilidades. Devemos antecipar e satisfazer as necessidades de nosso clientes, obter o bom da primeira vez em todas nossas atividades e melhorar continuamente o desempenho da empresa visando a excelência operacional.
1.5 Foi evidenciado que a empresa conta com excelente processo de Pesquisa de satisfação do cliente feita em todo mês de Agosto a Novembro (corridos) a fim de saber a satisfação dos clientes do setor de recapagem de pneus. Onde foi criada uma meta de 3% sendo que a base de cliente para pesquisa são 20% de Clientes ativos que gastaram acima de R$ 1.000,00 reais no ano. 
1.6 Como a empresa não possui Sistema de Gestão da qualidade definidos não existe nenhum tipo de procedimento de Auditoria Interna no setor de recapagem de pneus. Portanto não há evidencia de que existe uma ferramenta que seja perfeitamente usada no setor de recapagem.
1.7 O monitoramento do processo de recapagem de pneus é feito através de indicadores de desempenho como segue exemplo abaixo:
Onde evidenciamos uma ótima ferramenta, porém simples de monitoramento e medição de desempenho de coleta de carcaças para recapagem de pneus. 
Podendo assim, criar neste mesmo indicador, diversos maneiras de acompanhar o processo e monitorar melhor o desempenho do mesmo
1.8 Foi evidenciado que todo processo fora da conformidade do processo o mesmo é retido para uma área de “produto não conforme” e aguardado para novamente ir ao processo, ou seja. O pneu identificado como não conforme aguarda para ir novamente ao processo, sendo assim não tendo a evidencia de monitoramento e medição de causa raiz do problema. Por este motivo seria fundamental a ferramenta citada anteriormente Grafico de Pareto para análise de causa raiz dos problemas de reprocesso.
PASSO 2 - Tendo em vista o funcionamento e procedimento que é exercido o setor de recapagem de pneus, a ISO mais apropriado e eficiente seria a ISO 9001:2008, pois nela existiria uma padronização, melhoria continua, além de treinamento e atualização continua dos colaboradores do setor de recapagem de pneus. Onde buscaremos propor, em um plano de ação, Reorganizar os Indicadores de medição, criar novos modelos de Analise gráfica, técnicas, criar um ambiente de melhora continua e busca pela eficiência no processo.
PASSO 3 - Tendo em vista o modelo de gestão da empresa, oferecemos ao setor a possibilidade de crescimento, inovação no mercado, padronização, excelência de processo, menos disperdicios, tempo e menor custo, através da implantação da Norma ISO 9001:2008, onde teremos total consultoria no processo e procedimento, padronização das instruções de trabalho conforme exemplo abaixo:
Onde nela teríamos padronização do processo, além da Lista Mestra que nos daria dimensão e melhor analise das instruções e procedimentos do processo de recapagem de pneus, além disso contamos com a padronização documentar Formulário para Controle de Registro da qualidade – onde o objeito seria identificar os registros do Sistema de Gestão da Qualidade, sua forma de armazenamento,proteção, recuperação, retenção, descarte e manutenção conforme os procedimentos de controle dos registros da qualidade. Onde:
1 - Identificação: Nome do documento externo, interno ou Registro da Qualidade;
2 - Origem: Interno ou Externo;
3 - Armazenamento: Departamento, área, setor ou função;
4 - Proteção: Local (físico ou eletrônico);
5 - Recuperação: Departamento, setor ou função que tem acesso ao documento ou registro;
6 - Tempo de retenção: Tempo o qual o registro fica arquivado;
7 - Descarte: Modo de descarte ou disposição (triturar ou deletar).
Buscamos além disso a oportunidade de implantação da Qualidade total do setor de recapagem de pneus, uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo (bens e serviços). São eles: 
• O próprio cliente, que é o agente que deflagra todo o processo, e para onde todas as etapas deste processo devem estar focadas; 
• O acionista; 
• Os fornecedores; 
• Os empregados, que são os agentes responsáveis em produzir e fornecer a qualidade que o cliente deseja, merecendo, portanto, que a empresa tenha uma política de recursos humanos bem desenvolvida; 
• E a comunidade.
Há duas linhas de condução para a excelência da qualidade: o gerenciamento da rotina e as diretrizes empresariais.
O gerenciamento da rotina objetiva tornar os processos previsíveis, através da manutenção dos padrões e da eliminação das causas dos problemas.
Portanto teríamos procedimentos e processos de análise de INSTRUÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO,ACOMPANHAMENTO E DESQUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES, onde Definir a sistemática de avaliação, qualificação e requalificação dos fornecedores de produtos ou
serviços que impactam na qualidade dos serviços prestados pelas recapadoras de pneus.
 Procedimento de Pesquisa de Satisfação de cliente “in loco” a fim de diagnosticar o padrão de reclamação e elogios dos clientes. Onde sendo assim teríamos um percentual gráfico, onde buscaríamos plano de ação a fim de conter causas raízes de problemas de reclamação continuas.
Oferecemos a vocês, a ferramenta Grafico de Pareto, pois é a ferramenta fundamental para o setor a fim de diminuir o custo de Retrabalho, tempo e processo. Esta ferramenta chave, teria um excelente impacto na produção, pois teria economia de mão de obra, material, luz, maquinário, além de horas extras de colaboradores. Portanto ofertamos a consultoria da ISO 9001:2008 como ferramenta para implantação e padronização de processo e melhora continua do mesmo.
Contamos assim com o investimento de R$9.800,00 ( Vinte Cinco Mil Reais),a custa de TRANSLADOXHOSPEDAGEMXTRANSLADO da empresa contratante, para todo suporte, consultoria e desenvolvimento do processo de implantação e certificação do processo da ISO 9001:2008 no setor de recapagem de pneus na empresa SavarSul Veiculos Ltda. Onde este investimento trará retorno a empresa na evidencia de padronização de processo e redução de custos variáveis e fixos, perenização dos processos, melhora continua, além de melhora em vista ao cliente e reconhecimento ao mercado de recapagem.

Continue navegando

Outros materiais