Buscar

AD 2 - Unidade 3

Prévia do material em texto

Disciplina:Gestão de Pessoas no setor público
Nome do aluno: Alcenir Pereira de Oliveira
Polo: Volta Redonda Matrícula: 16113110361
Atividade: AD 2 – Unidade 3
Coordenador da Disciplina: André Ferreira
1) Explique, com suas palavras, o conceito de Recompensa apresentado no livro.
Observa-se que o conceito de recompensa apresentado no livro trata-se de um reconhecimento feito em forma de retribuição, com a intenção de valorizar a prestação de um serviço de uma pessoa à outra, onde esse reconhecimento pode envolver o fator financeiro, bem como vir em forma de elogio. 
2) Incentivo é um conjunto de fatores que motivam as pessoas a assumirem cargos e funções no setor público, nem sempre implicando valor monetário. A remuneração é apenas um destes fatores capazes de incentivar o indivíduo a ingressar na organização.  Faça uma análise resumida dos outros seis fatores de incentivo apresentados no livro que estimulam um indivíduo a trabalhar em uma organização.
O demais fatores são:
Cargo: Diz respeito a função que o indivíduo exerce no setor público, onde o incentivo é pertinente satisfação do desenvolvimento do trabalho e a possibilidade de crescimento profissional.
Poder: Possibilita a participação nas tomadas de decisões e comando das atividades desenvolvidas.
Status: É a posição de destaque que o cargo exercido proporciona ao indivíduo.
Realização Profissional: É o sentimento da certeza do dever cumprido no desenvolvimento das atividades relativas ao cargo que exerce.
Realização Pessoal: É o sentimento de satisfação com o alcance dos objetivos e o reconhecimento do desenvolvimento das atividades pertinentes ao cargo exercido.
Segurança: É a sensação de tranquilidade e estabilidade que o cargo exercido proporciona ao indivíduo.
3) A remuneração é um conceito mais completo do que salário. Quais são os outros componentes da remuneração?
Salário, remuneração indireta, adicionais, gratificações e benefícios.
4)  De acordo com Bohlander, Snell e Sherman (2003, p. 310), benefícios são “[...] uma forma indireta de remuneração destinada a aprimorar a qualidade de vida profissional e pessoal dos funcionários”. Quanto aos objetivos dos benefícios, quais podem ser os três tipos de classificação que eles se enquadram?
 Os benefícios podem classificados como assistenciais, recreativos e supletivos.
5) Conceitue Remuneração Estratégica no Setor Público e apresente as dificuldades para sua implementação.
Esse tipo de remuneração abrange todo o contexto da organização, remunerando de forma pontual a contribuição dos colaboradores nos resultados alcançados pela organização, por isso é considerada estratégica, 
6) O processo de treinamento possui basicamente quatro grandes, etapas: levantamento das necessidades, planos e projetos, execução do treinamento e avaliação dos resultados. Após leitura desta seção no livro apresente um resumo destes conceitos.
Levantamento das necessidades: Essa etapa tem como finalidade identificar as capacidades necessárias que uma organização precisa desenvolver para alcançar seus objetivos.
Planos e projetos: Essa etapa segue logo em seguida do levantamento das necessidades, onde uma vez diagnosticada essas necessidades ocorre a elaboração da programação de treinamento.
Execução do treinamento: Uma vez definidos os métodos na elaboração do treinamento, tem início o treinamento propriamente dito, o qual poder ser realizado tanto no ambiente de trabalho, como fora dele. 
Avaliação dos resultados: Essa etapa visa medir os objetivos alcançados com através do desenvolvimento das etapas anteriores, onde não se deve levar em conta somente o fator financeiro, mas todo o contexto que envolve o funcionamento das organizações.
7) O Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) identifica as competências necessárias que uma organização precisa desenvolver para alcançar seus objetivos, onde a competência dos indivíduos são os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que eles devem apresentar para desempenhar sua função, bem como identifica os indivíduos que necessitam de treinamento por não apresentarem esses Competências (CHA) desenvolvidas. Para realizar o LNT, a análise é dividida em três etapas. Apresente um resumo destas análises.
Análise da organização: Essa análise necessita de informações macro da organização, tais como: missão, objetivos, estrutura, produtos/serviços, clima organizacional, pessoas, imagem da empresa, estratégia organizacional. 
Análise das tarefas: Esse tipo de análise investiga os dados pertinentes as atividades desempenhadas, as responsabilidades do empregado, as condições de trabalho e as habilidades.
Análise das pessoas: O emprego dessa análise objetiva verificar quais os conhecimentos, habilidades e atitudes de que as pessoas dispõem hoje para efetuar seu trabalho. 
8) Ainda é comum no setor público encaminhar para participar de programas de treinamento servidores que não irão implementar os conhecimentos adquiridos. Esse é um problema cuja raiz encontra-se, entre outros motivos, no desconhecimento da importância do desenvolvimento das pessoas e no velho paradigma de que treinamento é despesa ou obrigação. O que deve ser observado, por ocasião da elaboração de política de treinamento e desenvolvimento, para se minimizar os efeitos dessas incidências disfuncionais?
Faz-se necessário um estudo das necessidades de treinamento, bem como, o tipo de treinamento a ser desenvolvido identificando as linhas prioritárias de atuação e as necessidades de qualificação, através de um programa de gestão, com concepção articulada aos demais planos setoriais da administração.
9) Quanto aos seus objetivos, os benefícios podem ser de três tipos. Explique detalhadamente cada um deles.
Assistenciais: São benefícios que tem como objetivo, oferecer suporte e segurança ao funcionário e à sua família, entre os quais: assistência médica, assistência financeira, seguro de vida em grupo, creche para os filhos, complementação de aposentadoria, etc.
Recreativos: Esses tipos de benefícios objetivam proporcionar ao empregado condições físicas e psicológicas de repouso, lazer, diversão, recreação, entre esses: colônia de férias, áreas de lazer no trabalho, atividades esportivas e comunitárias, etc.
Supletivos: Esses benefícios visam oferecer ao funcionário conveniências para melhorar sua qualidade de vida, através das seguintes benfeitorias: restaurante no local de trabalho, transporte, estacionamento, horário flexível de trabalho, etc.
Referência: 
OLIVEIRA, José Arimatés de. Gestão de Pessoas no setor público. Florianópolis. Departamento de Ciências da administração/UFSC; [Brasília]: CAPES. UAB.2011. 184p.

Continue navegando