A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE FUNDAÇÃO BRADESCO NOTA 88

Pré-visualização | Página 1 de 1

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE – FUNDAÇÃO BRADESCO NOTA 88
Questão: Em linhas gerais, o princípio do “desenvolvimento sustentável” resulta de um movimento ambientalista que surgiu na década de 1960. Desde então, ele vem sendo largamente propagado, em oposição a uma visão econômica tradicional, ainda bastante aceita na atualidade, segundo a qual os recursos naturais seriam inesgotáveis.
Face ao exposto, e considerando seus conhecimentos sobre o tema, classifique as ações abaixo, apontando se elas são exemplos de ações orientadas pela visão tradicional (1) ou pelo princípio do desenvolvimento sustentável (2):
( 2) Uso de papel produzido a partir de madeira reflorestada.	
(1 ) Construção desordenada de casas em áreas próximas fontes hídricas (rios e lagos).	
(2 ) Implantação de políticas de reciclagem.	
(1 ) Despejo de esgoto residencial e industrial diretamente nos rios.	
( 1) Preferência pelo uso de fontes de energia não-renováveis.	
Questão: É Chamado de “desenvolvimento sustentável” o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Em síntese, é o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais fundamentais para o futuro da raça humana.
Partindo do exposto, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que uma proposta de intervenção solidária na sociedade inspirada pelo conceito de desenvolvimento sustentável seria uma campanha pela diminuição:
do uso de água de reúso.
do uso de petróleo e derivados.
de programas de reciclagem.
do uso de energias alternativas.
Questão: Considere a afirmação abaixo:
“Fornecimento de bens e serviços que satisfaçam às necessidades humanas tendo como premissa o uso da menor quantidade de possível de recursos ambientais e produzindo a menor quantidade possível de resíduos. Em síntese, é buscar meios de se produzir mais com menos.”
Trata-se de uma definição bastante completa do conceito de
Ecossistema
Economia
Ecoeficiência
Ecologia
Questão: Considere a frase abaixo:
“Antigamente, as visitas chegavam em sua casa e você oferecia um cafezinho; hoje é mais educado oferecer a senha do wi-fi.”
(Aristófanis Quirino dos Santos)
Neste curso, você aprendeu que três grandes revoluções impulsionaram mudanças que caracterizam o contexto social, tecnológico e econômico do Século XXI. Nesse contexto, associe corretamente os conceitos abaixo relacionados, com suas respectivas definições:
1. Revolução Tecnológica
2. Revolução Educacional
3. Revolução Cívica
(2 ) Permite que mais pessoas estudem, ampliando o acesso às informações, à construção do conhecimento e ao uso da consciência crítica.	
(3 ) Consiste na mobilização e organização de pessoas de todo o mundo, defendendo seus direitos e interesses.	
(1 ) Elimina distâncias, além de multiplicar a troca de informações e experiências.
Questão: Considere a imagem abaixo:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que única que apresenta um título coerente para ela:
Benefícios do Desenvolvimento Econômico
Consequências do Desenvolvimento Sustentável
Importância do Desenvolvimento Social
Pilares da Sustentabilidade
Questão: Você já ouviu falar em pegada ecológica? Esse é um conceito ligado à sustentabilidade ecológica que está ganhando força nas últimas décadas.
De acordo com a WWF-Brasil, uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, há três tipos de pegadas ecológicas.
Associe cada pegada ecológica à sua definição correspondente:Temas
A – Pegada Ecológica
B – Pegada de Carbono
C – Pegada Hídrica
( ) Mede os impactos da humanidade sobre a biosfera, quantificando os efeitos da utilização de recursos sobre o clima, por meio da emissão de gases de efeito estufa (GEE)
( ) Mede os impactos que as atividades humanas causam na hidrosfera, monitorando os fluxos de água reais (como rios, lagos, mares) e ocultos (como lençóis freáticos e outras fontes subterrâneas)
( ) Mede os impactos da ação humana sobre a natureza, analisando a quantidade de área bioprodutiva necessária para suprir a demanda das pessoas por recursos naturais e para a absorção do carbono
B, C e A
B, A e C
C, B e A
C, A e B
Questão: Analise as afirmações a seguir, sobre Balanço Social:
I. Trata-se de um material informativo que dá visibilidade à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) de uma organização.
II. Deve ser entendido como uma prestação de contas da empresa no que diz respeito a questões sociais e de preservação ambiental. Seu objetivo é mostrar que a organização não está comprometida apenas com os seus lucros.
III. Configura-se como um documento interno e sigiloso, feito para mostrar para acionistas e funcionários o que a empresa realizou no campo da Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
IV. Um dos objetivos deste relatório é dar transparência às ações da organização, contribuindo, assim, para ampliar o diálogo entre a empresa e a sociedade.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas
I, II, III e IV
II e IV apenas
I, II e IV apenas
Questão: Como você pôde ver neste curso, os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 1950, e na Europa, nos anos 1960. Neste período, destaca-se o livro “Responsabilidades Sociais do Homem de Negócios” do economista Howard Bowen, que, em 1953, apresentou uma definição precisa para o conceito, utilizada até os dias de hoje.
Partindo do que foi explicado, e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) ocorre quando:
o poder público cria leis que obrigam as empresas a lidar com o lixo e a poluição que elas geram ao produzir e transportar seus produtos até seus clientes.
uma empresa decide realizar ações para diminuir seus impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social.
a comunidade do entorno das empresas cobra delas e do poder público ações constantes de preservação ambientais e culturais e em prol da redução da desigualdade social.
uma empresa decide realizar ações para aumentar seus lucros, seu mercado consumidor e sua importância econômica no contexto globalização, para, com isso, contratar mais pessoas e gerar riqueza localmente.
Questão: Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e sustentabilidade não devem ser somente um conjunto de ideias inspiradoras. Elas devem, antes de tudo, traduzirem-se em práticas efetivas, claramente alinhadas aos conceitos que lhes servem de base.
Partindo do exposto, associe corretamente os conceitos abaixo relacionados às suas respectivas definições:
Termos
1. Ecocenstrismo
2. Ecoeficiência
3. Consumismo
4. Antropocentrismo
Definições
A. ( ) Modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer, sucesso, felicidade).
B. ( ) Visão de mundo em que a natureza, e sua preservação, são colocados no centro do sistema econômico, social e cultural.
C. ( ) Fornecimento de bens e serviços que satisfaçam às necessidades humanas tendo como premissa o uso da menor quantidade de possível de recursos ambientais e produzindo a menor quantidade possível de resíduos.
D. ( ) Visão de mundo em que o homem, e suas necessidades, encontram-se no centro do sistema econômico, social e cultural.
A.3, B.1, C.2 e D.4.
A.3, B.2, C.1 e D.4.
A.3, B.1, C.4 e D.2.
A.3, B.4, C.2 e D.1.
Questão: Considere a imagem abaixo:
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que única que apresenta um título coerente para ela:
Os quatro passos da Ecoeficiência
As quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial
Os quatro estágios do Desenvolvimento Sustentável
Os quatro pilares da Responsabilidade Governamental