Buscar

Apresentação Metodologia- Thalia Oliveira

Prévia do material em texto

TEMATICA AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ARSÉNIO EM ARROZ POR ICP-OES
Thalia Souza de Oliveira
Introdução
O arsênio é um elemento tóxico classificado como um elemento cancerígeno. As principais fontes de exposição ao arsênio são por meio da ingestão de água e alimentos contaminados. Essa contaminação ocorre por consequência das ações humanas, a poluição por arsênio tem aumentado. As principais fontes de contaminação por arsênio envolvem:
pesticidas e herbicidas
conservantes de madeira
fertilizantes fosfatados 
resíduos industriais
atividades de mineração
 queima de carvão e fundição
Um dos alimentos que possa estar contaminados é o arroz, uma vez que possui maior capacidade de absorver este elemento e por sua forma de cultivo ser realizada. 
O arroz
	O arroz é um dos alimentos que pode conter contaminação por altas concentrações de As, uma vez que possui maior capacidade de absorver este elemento e por sua forma de cultivo ser realizada por alagamento;
	O arroz é especialmente passível à contaminação por arsênio, por algumas razões:
É cultivada em campos alagados (arrozais) que requer quantidades de água de irrigação. Em muitas áreas, esta água de irrigação está contaminada com arsênio.
 O arsênio pode se acumular no solo dos arrozais, agravando o problema.
O arroz absorve mais arsênio da água e do solo em comparação com outras culturas alimentares comuns. Altas doses de arsênio são agudamente tóxicas, causando vários sintomas adversos e até mesmo a morte. Por tanto, a ingestão a longo prazo de arsênio inorgânico pode causar vários problemas de saúde e aumentar o risco de doenças crônicas.
Mobilidade do Arsênio
O arroz o absorve facilmente a partir do solo e da água, muito mais facilmente do que outros grãos porque a raiz da planta confunde as formas de As, arsenito (As 3+ ) e arsenato (As 5+ ), com compostos de silício e fósforo, já que apresentam estruturas químicas muito parecidas (ácido silícico e fosfato), que são essenciais para a integridade estrutural e a saúde da planta.
Objetivo do trabalho e metodologia 
Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais aspectos relacionados a contaminação se dada em arroz por arsênio, resultados das análises realizadas na área e as semelhanças entre o mesmo.
Contudo, a metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica que compreendeu livros, artigos científicos e teses de mestrado e doutorado presentes no portal periódico CAPES e Google Scholar.

Continue navegando