Buscar

Legislação Civil Aplicada I - Avaliação On-Line 2 (AOL 2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
Roberta, brasileira, bióloga, sofreu terrível acidente de helicóptero, que caiu em alto-mar. Foram realizadas sucessivas e exaustivas buscas pelas autoridades competentes e, também, por empresas privadas contratadas pela família da vítima. Mesmo assim, o corpo de Roberta não foi encontrado. Considerando esgotados os procedimentos de buscas e averiguações, de acordo com os artigos do Código Civil que regulam a situação narrada, é CORRETO afirmar que o assento de óbito em registro público:
 	a.	
Não depende de nenhum procedimento administrativa ou judicial, desde que seja constatada a notória probabilidade de morte de pessoa que estava em perigo de vida.
 gabarito	b.	
Não depende de decretação judicial de ausência, mas depende de prévia ação declaratória judicial quanto à morte presumida.
 	c.	
Depende apenas de medida administrativa em relação à morte presumida junto ao Registro Civil das Pessoas Naturais.
 	d.	
Depende apenas de prévia declaração judicial de ausência, por se tratar de desaparecimento de uma pessoa que não se tem notícias.
________________
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa que contém pessoa jurídica de Direito Público Interno e pessoa jurídica de Direito Privado, respectivamente: 
 	a.	
Associações e Organizações Religiosas
 	b.	
Sociedades e Fundações
 	c.	
Autarquias e Municípios 
 	d.	
União e Associações
_______________________
PERGUNTA 3
São ramos de Direito Privado:
 	a.	
Direito Civil e Direito Administrativo.
 	b.	
Direito Civil e Direito Comercial.
 	c.	
Direito do Trabalho e Direito Administrativo.
 	d.	
Direito Constitucional e Direito tributário.
______________
Quando completa 18 (dezoito) anos de idade, a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. Antes disso, o Código Civil prevê hipóteses em que a incapacidade pode cessar de forma antecipada, ou seja, poderá ocorrer a emancipação. Das situações elencadas abaixo, assinale a alternativa INCORRETA:
 	a.	
Pelo casamento
 	b.	
Pela colação de grau em curso de ensino médio.
 	c.	
Pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria. 
 	d.	
Pelo exercício de emprego público efetivo.
___________________
PERGUNTA 5
São hipóteses de incapacidade relativa, EXCETO: 
 	a.	
Os pródigos. 
 	b.	
Os excepcionais sem desenvolvimento mental completo.
 	c.	
Os ébrios habituais, os viciados em tóxicos e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido.
 	d.	
Os maiores de 14 e menores de 16 anos. 
______________________
PERGUNTA 6
O registro dos atos constitutivos das pessoas jurídicas possui eficácia constitutiva, pois ela passa a existir legalmente a partir daí. Caso uma pessoa jurídica pratique determinado ato antes de realizar e realizar a inscrição dos seus atos constitutivos: 
 	a.	
Não responderá em hipótese alguma, pois a pessoa jurídica somente existirá para todos os efeitos após o registro dos atos constitutivos.
 	b.	
Responderá, pois enquanto não inscritos os atos constitutivos, a sociedade atua como entidade irregular ou de fato, ou como sociedade em comum.
 	c.	
Não responderá, pois, os contratos firmados antes do registro dos atos constitutivos são considerados nulos.
 	d.	
Responderá, mas qualquer prejuízo causado a terceiro será contabilizado a partir do registro dos atos constitutivos.
____________________________
PERGUNTA 7
O Código de Ética Profissional contido na Resolução n. 803, de 10 de outubro de 1996, tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.?Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos deveres do profissional da contabilidade:
 	a.	
Zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo.
 	b.	
Comunicar, apenas quando for possível e verbalmente, ao cliente ou empregador, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.
 	c.	
Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
 	d.	
Inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso. 
________________________
PERGUNTA 8
Analise as assertivas abaixo: 
 
I. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. 
II. A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro. 
III. A capacidade é a medida da personalidade. 
IV. O nascituro não é sujeito de direito. 
 
Qual a ordem CORRETA sobre a análise de cada uma, respectivamente? 
 	a.	
Verdadeiro, falso, verdadeiro e falso.
 	b.	
Falso, verdadeiro, verdadeiro e falso.
 	c.	
Verdadeiro, verdadeiro, falso e verdadeiro.
 	d.	
Verdadeiro, verdadeiro, verdadeiro e falso.
____________________
PERGUNTA 9
Quando dois ou mais indivíduos falecerem na mesma ocasião, sendo considerado simultaneamente mortos, sem que seja possível averiguar quem morreu primeiro, estamos diante do conceito de: 
 	a.	
Morte presumida
 	b.	
Comoriência
 	c.	
Pacta sunt servanda
 	d.	
Emancipação
__________________________
PERGUNTA 10
O Direito Privado possui ramificações que seguem princípios regulamentadores de condutas.?Através dos seus conceitos, identifique cada um desses princípios fazendo a correspondência na ordem CORRETA: 
 
I –?É a liberdade que as partes possuem de celebrar contratos e assumir obrigações, desde que o interesse individual não se sobreponha ao interesse coletivo. 
II –?Esse princípio trata da liberdade que os indivíduos possuem para estabelecer, conforme o seu interesse, relações, desde que em consonância com o estabelecido pela lei e pelos princípios jurídicos. 
III –?Estabelece que as relações jurídicas devem estar alicerçadas em três pontos principais, que são a honestidade, lealdade e informação. 
IV -?Intervenção do Estado nos interesses privados, sendo que a atuação pública deve ser feita pelo Poder Legislativo (que representa o coletivo e foi instituída por ele) e se justifica pela função social de proteção aos que possuem menos condições frente ao Direito. 
 	a.	
Princípio da autonomia; Princípio da boa-fé; Princípio da função social do contrato; Princípio da publicização do Direito Privado.
 	b.	
Princípio da autonomia; Princípio da função social do contrato; Princípio da boa-fé; Princípio da publicização do Direito Privado.
 	c.	
Princípio da função social do contrato; Princípio da boa-fé; Princípio da autonomia; Princípio da publicização do Direito Privado.
 	d.	
Princípio da função social do contrato; Princípio da autonomia; Princípio da boa-fé; Princípio da publicização do Direito Privado. 
____________________________
 Legislação Civil Aplicada I
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais