Buscar

Atividades 1 projeto arq 1 parte A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Um projeto ainda não é arquitetura, mas é uma prefiguração de solução para um problema do mundo (por exemplo, a inexistência de determinada edificação). O projeto significa um processo de pensamento e de operações. Nesse sentido, quais são as causas para o projeto?
As novas divisões do trabalho que adicionam novos agentes, etapas e componentes ao processo construtivo, necessitando de maiores explanações racionalidades e controle.
A necessidade de estabelecer uma fórmula ou um receituário para a produção de todos os tipos de edificação.
Dar continuidade ao modo de produção artesanal e vernacular dos edifícios;
A vontade de delegar a produção do edifício para qualquer agente que saiba sobre planejamento.
A necessidade de justificar o ato de genialidade de alguns arquitetos, mantendo sob sua responsabilidade o processo de pensamento, materialização e execução do edifício.
2. Sobre as características processo de projeto em arquitetura e urbanismo, assinale verdadeiro a opção que julgar correta.
A única regra é ir de uma situação geral para uma situação particular.
O processo de projeto pode ter método e estratégia – não havendo uma receita para o projeto, mas sim etapas lógicas que podem ser sequencias ou interativas. Essas etapas normalmente dividem-se em assimilação, estudo geral, desenvolvimento e comunicação.
Há apenas uma maneira de projetar, que é comum aos engenheiros e designers. O que muda são os fatores.
O processo de projeto chega sempre a uma situação definitiva, não havendo outros tipos como uma solução provisória, comercial, fantasiosa ou aproximada.
O projeto utiliza-se apenas do desenho operativo: aquele cujas características são precisas e informam ao construtor os procedimentos de execução.
3. Munari (2002) apresenta uma série de questionamentos e procedimentos que orientam a atividade projetiva. A partir do problema há algumas etapas (que podem acontecer interativamente) até a solução. Tendo em mente esse esquema, e se fossemos projetar uma luminária, as perguntas abaixo estariam em qual etapa de trabalho? Apontamento sobre a luminária: • É de mesa ou de parede? • É de sala de estar, ou de escrivaninha? • Qual tipo de lâmpada terá? • Quanto custará?
No desenho de construção
Experimentação
Definição do problema
Coleta de dados
Análise de dados
4. Lucio Costa, um dos grandes arquitetos e urbanistas modernista brasileiro nos aponta que arquitetura “É antes de mais nada, de facto, construção” (Lucio Costa, 1972). Mas mesmo assim, esse autor aponta arquitetura também é intervenção. Isso quer dizer que:
A arquitetura advém de um processo criativo independente e original, balizado na vontade de seu autor.
Qualquer construção é arquitetura, basta criar abrigo e utilizar uma tecnologia conhecida.
A arquitetura compreende um processo complexo e tem como objetivo a construção com uma vontade de organizar e ordenar o espaço, tendo em mente época, contexto e circunstância e utilizando-se de uma nova forma.
Só será arquitetura aquelas construções que tiverem um juízo estético com parâmetros definidos.
Os verdadeiros produtores de arquitetura são os engenheiros, por sua estética tecnológica.
5. A imagem abaixo é do mobiliário desenvolvido pela arquiteta brasileira Lina Bo Bardi para o Sesc Fábrica da Pompéia, em São Paulo (1986). A possibilidade de trabalhar em diversas escalas – cidade, edifício e mobiliário – é pertinente ao trabalho do projetista. Nesse caso, chegar a essa escala de definição de projeto denota que: Banco desenhado por Lina Bo Bardi para o SESC Pompéia Fonte: PINTEREST. 2018. Disponível em: <https://www.pinterest.cl/pin/451978512588103951/>. Acesso em: 10 dez 2018
Lina Bo Bardi entende que é possível fazer construção em um momento (na construção dos prédios) e arquitetura em outro (no desenvolvimento do interior).
A produção dos móveis tem duas funções únicas: conferir escala humana ao espaço arquitetônico e combinar com os materiais utilizados no prédio – ressaltando seu caráter de novo e sua geometria.
O projeto do mobiliário foi o responsável por carregar status simbólico para um prédio que respeitou a necessidade mínima para um edifício cultural e não inovou em termos construtivos – uma leitura projetual muito propicia ao contexto popular em que o prédio do SESC se instalou.
Lina Bo Bardi entende a arquitetura como intervenção e serve-se de vários recursos para organizar espaços para o homem. Nesse caso, projetar uma mobília para o dia-a-dia dali foi colocar em prática os conceitos de vitalidade e apropriação num desdobramento do próprio significado desejado para os prédios do conjunto.
Lina parte da compreensão que o arquiteto pode projetar todos os objetos que o cercam. Nesse caso, Lina utilizou-se do mobiliário para criar uma cenarização formal e rígida para seu projeto.
6. O projeto do túmulo para seu pai, também chamado de “quatro vigas” do arquiteto paraguaio Solano Benitez é notável por seu potencial conceitual e certamente consegue explicar o que é a arquitetura rapidamente. Tendo em mente as reflexões sobre arquitetura feitas na Unidade 01, os aspectos que caracterizam esta obra como arquitetura são:
O projeto responde a uma necessidade humana, o sepultar, de uma maneira tradicional
O projeto domina seu terreno utilizando uma forma ornamental e marcante, destacando-se sobre o relevo e potencial natural (árvores e cursos d´água).
O projeto e efêmero e não intencional, já que se mistura a paisagem existente e não intervém no território.
O projeto define-se por uma construção em concreto, uma tecnologia muito utilizada no século XX.
O projeto está interessando em configurar o espaço de uma maneira simbólica. Ao utilizar uma geometria e uma técnica cria um suporte espacial para o espectador apreender algo sobre si mesmo e sobre a maneira de viver no mundo.
7. “Arquitetura é o jogo magistral, correto e magnífico de massas reunidas sobre a luz”. Essa definição de arquitetura que é pertinente até os dias de hoje foi fundamental é de autoria do notável arquiteto Le Corbusier (1887-1965). Le Corbusier foi um mestre da arquitetura moderna, um momento de transformação e mudança no campo e na profissão do arquiteto. A respeito dessa definição assinale a alternativa correta.
A definição aponta que a arquitetura é algo que se copia da antiguidade clássica, com todo seu esplendor e passividade.
Quando Le Corbusier cita um jogo de volumes ele está se referenciando as formas, o que acaba por revelar a única importância da arquitetura moderna: ser bela.
O autor aponta que a arquitetura é um jogo correto de volumes, ou seja, que a forma tem que ser correspondente a alguma verdade. Num cenário moderno, pode-se entender que que há a afinidade com a arte e que a arquitetura se utiliza de princípios plásticos para sua composição, mas que há as responsabilidades espaciais e a necessidade de cumprir funções humanas, bem como pensar nas condições de contexto.
Le Corbusier aponta uma prática que tem o mesmo objetivo que as esculturas e não envolve o ser humano, num pensamento plenamente criativo e singular.
A definição permite entender arquitetura como uma ciência que faz arte sobre as construções.
8. O edifício da Faculdade de arquitetura e urbanismo da USP (FAU-USP), de autoria de João Batista Vilanova Artigas (1969) apresenta-se como uma arquitetura de notoriedade e referência em um cenário brasileiro. Essa distinção pode ser feita porque:
Projetar as cavidades é uma das tarefas mais importantes para o arquiteto – já que elas são o ponto de contato entre o homem e o espaço. No caso deste edifício, no entanto, o vazio foi uma solução resultante residual, fruto da organização das salas do programa escolar.
O arquiteto aparece como um cenógrafo, projetando as relações humanas numa escala escultórica monumental, muito pertinente ao ambiente escolar.
O arquiteto materializou através de seu edifício uma reflexão sobre a sociedade brasileira. A proposta depende de sua tecnologia e apropria-se de uma forma marcante, mas sobretudo propõe inovação na maneira do estudante aprender a partir deuma configuração espacial interativa e permeável.
O projeto conquista uma aparência externa marcante e principal: um solido em concreto flutuante. Ele nasce de um gesto criador original de seu autor e foi desenvolvido com uma tecnologia inovadora para a época.
Essa arquitetura tem um apelo formal decisivo, inserindo-se numa tradição brasileira de produção de edifícios escolares.
9. O projeto pra a Praça do Patriarca, em São Paulo (1992-2002), do arquiteto Paulo Mendes da Rocha é conformado por uma grande estrutura metálica, com um apelo escultural marcante. Pensando sobre as considerações de arquitetura, vistas na unidade 01, podemos apontar que o projeto é notável por:
Por ser uma intervenção que estabelece novas relações urbanas;
Pelo contraste de materialidade entre edificação e seu entorno.
Pelo apelo tecnológico high tech que apresenta a estrutura metálica, apenas;
Pelo apelo formal que apresenta apenas;
Pelo senso de escala que a instalação dota o terreno, acomodando o usuário e não os edifícios do entorno;
10. O que significa a criatividade no processo de produção do projeto analítico?
A vontade do gosto traduzida em espaço.
Uma etapa de improvisação dentro de um processo de tentativas e erros.
Algo definitivo e primordial que encontra a solução perfeita para a edificação.
O ato introdutório nato do arquiteto, espontâneo e inovador.
Uma etapa da solução, que reúne a resposta para os condicionantes estudados, uma ideia com bases.

Outros materiais