Buscar

Eng Sustentavel

Prévia do material em texto

O que é engenharia sustentável?
A engenharia sustentável leva os conceitos da engenharia ambiental ao próximo nível, examinando as interações entre sistemas técnicos, ecológicos, sociais e econômicos e evitando deslocar os problemas de uma região para outra.
Sustentabilidade é viver bem dentro dos limites ecológicos de um planeta finito. Mais do que nunca, os engenheiros precisam encontrar soluções holísticas e eficazes para proteger nossos sistemas vitais de apoio à vida e, ao mesmo tempo, atender às necessidades de uma população humana em franco crescimento.
Conceitos como o pensamento do ciclo de vida, ecologia industrial e engenharia de sistemas sustentáveis ​​são elementos importantes na educação e prática do trabalho de um engenheiro.
· Ter uma profunda compreensão dos princípios holísticos da ecologia
· Saber como utilizar de forma eficiente cada recurso natural;
· Fazer uma gestão de riscos, consumo e produção sustentáveis;
· Compreender os quadros ambientais e de sustentabilidade no desenvolvimento corporativo e regional;
· Ter conhecimento especializado em métodos e ferramentas de avaliação de sustentabilidade, tais como avaliação do ciclo de vida, análise do fluxo de materiais, pegada ambiental e análise de insumos;
· Trabalhar em soluções para problemas importantes: alterações climáticas, disponibilidade de água, futuro energético, gestão de resíduos, qualidade do ar, etc.
O que significa ser sustentável na Engenharia 
O coração do planeta na atualidade bate de acordo com a revolução tecnológica, a dinâmica populacional, preocupações ambientais, desenvolvimento urbano e muito mais. Como resultado, os engenheiros civis e ambientais devem ser criativos e solucionadores de problemas para enfrentar os desafios do século XXI.
Para um empreendimento ser considerado sustentável o engenheiro precisa considerar:
        1-Sustentabilidade ecológica
· Geração de energia elétrica alternativa
As fontes alternativas de energia, têm se popularizado muito nos últimos anos no Brasil. Em especial a energia solar (imagem 1) e a eólica. E essa é uma alternativa que contribui para o planeta, visto que utilizam fontes renováveis de energia e possuem baixo índice de geração de poluição ambiental. Os custos de implementação vêm caindo ano após ano, e isso faz que essa seja uma alternativa cada vez mais viável e ecologicamente correta.
Para enfrentar esse desafio, a palavra chave é inovação. Isto significa desenvolver novos materiais e tecnologias que produzam bens e serviços poupando recursos naturais.
Nesse sentido, para trilhar o caminho da sustentabilidade a engenharia deve priorizar o desenvolvimento de novos materiais, recuperar e reciclar outros,  além de novas tecnologias que priorizem as fontes naturais de produção de energia e redução de consumo de água.
        2-Sustentabilidade econômica
Eficiência Energética
Um dos maiores ganhos que a engenharia elétrica pode proporcionar. Podemos reduzir o impacto ambiental através da implementação de alternativas e soluções que reduzam o consumo de energia e as perdas do processo, sem alterar o volume de produção ou rendimento.
Um exemplo clássico é a substituição de lâmpadas incandescentes por LED. Mas além desse, há diversas alternativas no mercado que podemos propor e implementar.  E além da redução do impacto ambiental, há justificativas econômicas resultantes da redução da conta de energia, que podem tornar essa uma união econômico-sustentável perfeita.
       3-Sustentabilidade Cultural e Social
Essas três especificações, que resumem bem a sustentabilidade na engenharia, são previstas por Antonioli (2003).
Portanto, ser sustentável é considerar todos os aspectos de preservação, sejam eles físicos, econômicos ou naturais, para que haja uma diminuição de custos a longo prazo e garanta a vida útil de todos os recursos 
Como criar ambientes sustentáveis?
Uma pessoa pode identificar a sustentabilidade de um ambiente quando observa na mesma, formas inteligentes para preservação geral de cada aspecto do projeto
Uma edificação onde o engenheiro utiliza recursos naturais, como por exemplo, a iluminação natural. Ao se utilizar deste recurso, o mesmo evita desperdício da luz e reduz os custos de seus moradores com o uso da eletricidade.
· Reutilização ou aproveitamento das águas da chuva. Projetos com essa opção auxiliam na redução do consumo de água, ajudando bastante ao meio ambiente.
· Aquecimento solar e geração de energia através de painéis fotovoltaicos. Nesse caso utiliza-se o sol para aquecer o que, normalmente, seria aquecido pela eletricidade, racionalizando a energia com essas tecnologias sustentáveis.
· Reciclagem inteligente. Atualmente é necessário ter a coleta de lixo separada e organizada para garantir a facilitação do reuso dos materiais recicláveis.
· Regulagem da acústica e da temperatura. É importante que um ambiente sustentável garanta o conforto dos usuários trazendo essas opções para que em nenhum aspecto o meio-ambiente seja ‘agredido’.
Conclusão
Uma obra sustentável é aquela que não agride o meio ambiente nem as pessoas que estiverem ligadas a ela, utilizando materiais biocompatíveis e que funcionam dessa forma durante todas as etapas dos processos. Seja na obtenção, fabricação da edificação, aplicação das matérias e principalmente,  durante a vida útil desse empreendimento.
https://universolambda.com.br/sustentabilidade-na-engenharia-eletrica/
http://domtotal.com/noticia/1282372/2018/08/engenharia-e-sustentabilidade/
https://universolambda.com.br/sustentabilidade-na-engenharia-eletrica/

Continue navegando