Buscar

PROVA 4

Prévia do material em texto

A análise do ciclo de vida do produto ajuda a organização a tomar decisões sobre o lançamento de produtos e serviços. É sabido que o processo de desenvolvimento de produtos é lento e em muitos casos pode levar anos, por isso as ações da organização devem ser previstas e planejadas no escopo do planejamento estratégico organizacional, destinando e aplicando corretamente os recursos necessários (Aula 2, pg. 18)
 
Com base no ciclo de vida do produto, relacione as informações das colunas abaixo:
COLUNA 1
A- Introdução
B- Crescimento
C- Maturidade
D- Declínio
COLUNA 2
1- O produto perde participação de mercado e importância na curva de faturamento da
organização, ficando com margens de lucro baixas.
2- O produto começa a firmar-se no mercado, aumenta a demanda e alteram-se os processos produtivos visando maior produtividade a agilidade.
3- A demanda do produto tende a estabilizar e os processos industriais tendem a ficar mais estáveis e confiáveis.
4- É caracterizada por baixos volumes de vendas, baixo volume de produção, pedidos sob encomenda e sob medida e produção em pequenos lotes.
Selecione a alternativa que corresponde à relação correta:
 A2 – B3 – C1 – D4
A4 – B2 – C3 – D1 
 A2 – B3 – C4 – D1
 A4 – B1 – C2 – D3
 A3 – B2 – C4 – D1
2) Uma administração estratégica adequadamente desenvolvida, implementada e operacionalizada pode proporcionar à empresa uma série de benefícios. Avalie os benefícios a seguir: 
I – Melhoria dos resultados da empresa.
II – Melhoria do comprometimento e dos níveis de motivação.
III – Facilidade de identificação das necessidades de capacitações.
IV – Modelos de gestão mais simples, flexíveis e sustentados.
É correto o que se afirma em:
 I, apenas.
II e III, apenas.
IV, apenas;
Todas são falsas.
Todas são verdadeiras.
3) O diretor da empresa Alfa tem uma tarefa a realizar e, para tanto, estabeleceu uma equipe de projetos, cujo objetivo é criar um novo produto para a empresa. O que ele precisa fazer para que o projeto funcione e traga os resultados por ele esperados?
A) incentivar a todos os funcionários da organização, independentemente do nível hierárquico, a contribuírem com o projeto.
B) propor incentivos aos interessados em participar do projeto, garantindo que existirão pessoas interessadas em dele participar.
C) estabelecer um prazo para a realização do projeto, indicando pessoas e recursos para sua realização, indicando os resultados esperados, ganhos para a organização e para os participantes do projeto.
D) não vincular a este grupo qualquer tipo de recompensa, seja social ou financeira, mencionando os riscos da participação no projeto, inclusive possibilidade de demissões.
E) neste caso a ferramenta de projetos não é adequada, a empresa deveria ter um programa de pesquisa e desenvolvimento, com equipe de projetos fixa, onde as pessoas sejam remuneradas pela efetividadede seus desenvolvimentos, evitando pagamentos desnecessários.
3) A Empresa ABDE estabeleceu como seu posicionamento estratégico os seguintes itens:
Busca contínua pela redução dos custos operacionais;
Aumento da margem de lucro de 5% aa para 7,5% aa;
Aumento da utilização de seus ativos, potencializando seu uso e retorno sobre o investimento;
Respeito a legislação ambiental e redução dos impactos a ela associados;
Estabelecimento de indicadores de desempenho que vizem a eficiência e eficácia organizacional;
Garantir a qualidade dos produtos e maximizar a satisfação dos clientes;
Reduzir perdas de processo e perdas decorrentes dos processos de assistência técnica;
Aumentar as vendas em 10%aa;
Diante destas ações a estratégia adotada pela ABDE envolve que tipo de estratégia organizacional ?
Estratégia de Custo Operacional 
Estratégia de Inovação de Produtos
Estratégia de Aprisionamento de Clientes
Estratégia de Qualidade Assegurada
Estratégia de Satisfação dos Clientes
5) A estratégia de inovação de produtos permite a empresa a geração de novas vantagens competitivas, porém é a que apresenta maiores riscos para o negócio. Qual das alternativas abaixo contém somente fatores que justificam esses riscos maiores da estratégia de inovação?
A) baixo custo de investimentos; mão-de-obra especializada; certeza de sucesso.
B) alto custo de investimentos; mão-de-obra padronizada; certeza de sucesso.
C) alto custo de investimentos; mão-de-obra especializada; incerteza do sucesso. 
D) ação da concorrência; Legislação; certeza de sucesso.
E) baixo custo de investimento; ação da concorrência; incerteza de sucesso.
6) A estratégia de ______________ é voltada para empresas que querem atuar em mercados de nicho. Segundo Porter (2004), deve enfocar um determinado grupo comprador, um segmento ou linha de produtos ou um determinado mercado geográfico.
Seleciona a alternativa que melhor preenche a lacuna no texto apresentado:
 Liderança de custo.
Imitação.
Inovação.
Foco.
Diversificação
7) Um grupo financeiro recém adquiriu uma empresa de software que detinha 25% do mercado de programas de segurança bancária. Após uma análise organizacional, percebeu-se que a expansão desejada não vinha ocorrendo devido à falta de agressividade da empresa adquirida, em função de sua estrutura extremamente pesada, inflexível e de pouca interação com o mercado. O grupo decidiu implementar uma transformação radical na nova empresa, redesenhando-a como uma organização adaptativa. Você, convidado a opinar sobre as ações necessárias à consolidação de uma organização adaptativa, identificou ações imediatas a serem implementadas, em que se destaca:
A) promover um downsizing, redefinindo a estrutura de organização, capaz de aprender e de adaptar-se às mudanças e valorizando a inovação e a criatividade.
B) implementar um programa de vendas arrojado para atender aos antigos consumidores.
C) estabelecer uma estrutura organizacional rígida com desenho mecanístico e clara unidade de comando.
D) rever a política de cargos e salários, estabelecendo melhores salários e maior número de órgãos de staff. 
E) redesenhar o organograma da empresa de modo a melhorar a pirâmide de necessidades.
8) A Matriz Ansoff permite que sejam entendidas as possibilidades existentes de crescimento em um negócio.Com base na Matriz Ansoff, o elemento que está ligado à atuação com Produtos Existentes, em Mercados Existentes é:
A) Desenvolvimento de novos produtos
B) Diversificação
C) Desenvolvimento de novos mercados
D) Penetração de mercado 
E) Diversificação de mercado
9) O objetivo da elaboração da Matriz S.W.O.T. é indicar o estado atual e futuro do negócio, permitindo à organização estabelecer quais são as ações necessárias para a sobrevivência, crescimento, transformação ou manutenção das suas atividades empresariais. Os elementos que correspondem aos fatores do ambiente interno da organização, na matriz S.W.O.T., são: 
A) Oportunidades e pontos fortes
B) Ameaças e pontos fracos
C) Ameaças e pontos fortes
D) Pontos fortes e pontos fracos 
E) Oportunidades e ameaças
10) Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável.
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado.
Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
Como vira-latas ouabacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
 Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente. 
Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
11) O ambiente geral, também denominado de macroambiente, refere-se às amplas questões do universo social, econômico, político, tecnológico e legal, que devem ser considerados pelas organizações durante o processo de formulação estratégica. Sobre os fatores do macroambiente relacione a coluna A (fatores do macroambiente) com a coluna B(exemplos dos fatores do macroambiente):
Coluna A 
Econômicos 
Tecnológicos
Sociais 
Políticos e legais
Coluna B
A – Computadores, internet, inteligência artificial.
B – Incentivos fiscais, leis trabalhistas, monopólios e concessões3 – Sociais 
C – PIB, inflação, taxas de juros.
D – taxas de violência, taxas de nascimento, longevidade humana.
Agora marque a sequência correta:
 1-A; 2-B; 3-C; 4-D.
 1-D; 2-C; 3-B; 4-A.
1-C; 2-A; 3-D; 4-B.
 1-C; 2-B; 3-A; 4-D. 
1-B; 2-A; 3-D; 4-C.
12) A administração estratégica de um negócio consiste em um processo sequencial lógico de análises e escolhas que pode aumentar as chances de um gestor ou de uma equipe de gestores estratégicos tomarem decisões acertadas em uma organização, gerando vantagens competitivas que sejam duradouras. Leia as afirmativas a seguir:
I. A missão organizacional procura expressar as habilidades e capacidades de uma organização (seus pontos fortes), demonstrando a realidade atual e futura da organização de forma compreensível, exprimindo o espírito da organização, motivando seus colaboradores para a realização da estratégia e para o atendimento e satisfação dos clientes atuais e futuros da organização.
Porque
II. A visão empresarial nos remete a um cenário imaginário para a organização, que corresponde às aspirações do gestor e muitas vezes acaba por gerar pressão e desmotivação, por ser muito além da realidade.
A respeito destas assertivas, assinale a opção correta.
 As assertivas I e II são falsas.
A assertiva I é falsa e a II é verdadeira.
As duas assertivas são falsas e a primeira explica a segunda.
A assertiva I é verdadeira e a II é falsa. 
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica e complementa a primeira.

Continue navegando