Buscar

AD1-Ana Augusta Tiburcio Martins-Psicologia 2

Prévia do material em texto

Ana Augusta Tibúrcio Martins/ 19212080370
Curso de Licenciatura em Pedagogia UERJ/CEDERJ
Avaliação à Distância 2019.2
Psicologia da Educação
1ª questão: (Valor: 2,0)
Por que a Psicologia se opôs às concepções empiristas e racionalistas defendidas pela Filosofia para explicar como o homem apreende a realidade?
R: Empirismo e racionalismo, cada uma delas considerava uma concepção que juntas se complementam para explicarem a origem do conhecimento do homem. A psicologia por sua vez que tem o homem como seu objeto de estudo, um ser que se encontra em constante mudanças, não considerou as concepções empirista e racionalistas seguiu sua própria concepção de que o ser humano adquiri conhecimento em todas as fases da vida.
2ª questão: (Valor: 2,0)
Quais são os objetivos da Psicologia da Educação? 
R: Com seus conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento humano, a psicologia da educação tem o objetivo de ajudar a escolher a metodologia certa para os estudantes, compreender cada um no ambiente escolar. Também auxilia a gestão e os professores nas suas atividades pra que sejam mais satisfatórias no processo de aprendizagem.
3ª questão: (Valor: 2,0)
Como a Psicologia da Educação contribui para o desempenho da função do Orientador Educacional na escola?
R: A psicologia da educação ajuda o orientador educacional a observar e entender melhor o comportamento dos alunos, e assim considerar um método pedagógico para que o processo de ensino/aprendizagem seja eficaz.
4ª questão: (Valor: 2,0)
Como a aprendizagem é definida classicamente? Quais são as suas características principais?
R: Existem várias vertentes para definir a aprendizagem, mas uma definição clássica seria a de Hilgard (1966) segundo ele “Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.)” (Hilgard,1966, p. 3).As principais características da aprendizagem são: Complexa, contínua, dinâmica, pessoal, intransferível e acumulativa.
5ª questão: (Valor: 2,0)
Como o professor pode saber que o seu aluno aprendeu? Quais fatores podem influenciar na qualidade do processo de aprendizagem?
R: Basta o professor observar na mudança de comportamento do aluno, já que toda aquisição de aprendizagem provoca mudança, isso sera demonstrado nos seus hábitos, na forma de escrever, falar e se comunicar, se aprendeu aquilo que lhe foi ensinado. Os fatores que podem influenciar no processo de aprendizagem são: Maturação do organismo; inteligência incluindo a atenção, a percepção, a memória; motivação; experiência e fatores socioculturais.

Continue navegando