Buscar

TGD Atividade de Inclusão pronta

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA – 
TGD – Transtornos Globais do Desenvolvimento
Aluna: Andreza Aparecida da Silva
1. Quem são os alunos com TGD. Quais são as características desta demanda?
R: São alunos com prejuízos qualitativos que representam um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo.São transtornos caracterizados por alterações na tríade: socialização (relação e interação sociais), comunicação (linguagem verbal e não verbal) e comportamento (padrões de atividades e interesses restritos, estereotipados e repetitivos).
2. O que é Função Executiva e como afeta as pessoas com TGD?
R: É uma função que permite a utilização de estratégias adequadas para se alcançar um objetivo. É "um conjunto de funções responsáveis por iniciar e desenvolver uma atividade com objetivo final determinado" (FUSTER, 1997). Afeta as pessoas com TGD, uma vez que, o aluno com TGD tem dificuldade diante de situações-problema, situações novas, na condução das relações sociais, no alcance de objetivos ou na satisfação de necessidades e alcance de propósitos, em diferentes contextos, sempre que esteja presente uma intenção, um objetivo ou uma necessidade a ser atendida.
3. Segundo o CID 10 existem alguns transtornos que afetam qualitativamente a função do desenvolvimento, Quais são eles?
R: Existem diferentes transtornos agrupados como TGD que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas qualitativamente. Sendo eles: Transtorno Autista ou Autismo; Síndrome de Rett; Síndrome de Asperger; Transtorno Desintegrativo da Infância; Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
4. Quais são os métodos de intervenção mais utilizados no trabalho com a Pessoa com TGD?
R:São PECS que focam no componente de iniciação de comunicação e não requer materiais complexos ou caros e Método Teacch em português significa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação. É um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em  diversas situações frente a diferentes estímulos.
5. Elabore um Plano de Intervenção para o trabalho com alunos autistas. 
R:Realizar um trabalho com letras móveis e cartelas contendo a figura com seu nome, com quadrados em branco para o aluno preencher com as letras móveis o nome da figura enfatizando o aluno que as letras que irá colocar no quadro abaixo sempre serão usadas para escrever a palavra da figura acima, fazendo com que o mesmo memorize a escrita e dessa forma facilitando a sua aprendizagem através da associação entre o símbolo e a escrita e ao mesmo tempo fazendo relação entre imagem, leitura e escrita.

Continue navegando