Buscar

As diversas classes de bens acessórios ( produtos e frutos) (1)

Prévia do material em texto

As Diversas Classes de bens acessórios
Dispõe o art. 95 do Código Civil que, apesar de “ ainda não separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negócios jurídicos”
assim podendo entender-se na grande classe dos bens acessórios, os produtos e os frutos.
Os produtos
Os produtos são as utilidades que se retiram da coisa, diminuindo-lhe a quantidade, porque não se reproduzem periodicamente, como as pedras e os metais, que se extraem das pedreiras e das minas de carvão. Distinguem-se dos frutos porque a colheita destes não diminui o valor nem a substância da fonte. 
Os Frutos
Já os frutos são as utilidades que uma periodicamente produz. Nascem e renascem da coisa, sem acarretar-lhe (Transportação) a destruição no todo ou em parte, como as frutas brotadas das arvores, os vegetais fornecidos pelo solo. Tanto o produto e quanto o fruto os dois são semelhantes, o que diferencia é a possibilidades de renovação periódica ou não.
São Dividas em Três parte os Frutos quanto à natureza:
Os Naturais: São os que se desenvolvem e se renovam periodicamente, em virtude da força da própria natureza, como os frutos das árvores e os vegetais e as crias dos animais EX: Leite e um pé de Laranja
Os Industriais : Os que se denominam pela mão do Homem, isto é, os que surgem em razão das industrias do homem sobre a natureza, como a produção de uma fabrica de Leite, que e gerado através dos frutos naturais.
Os Civis: São os rendimentos produzidos pela coisa, em virtude de sua utilização por outrem que não o proprietário, assim sendo os juros e os alugueis.
Quanto aos Frutos de estado e separados em Cinco:
Frutos pendentes: são àqueles que ainda estejam unidos à coisa que os produziu. EX: O pé de Laranja
Frutos percebidos: consideram-se àqueles frutos depois de separados ou colhidos da coisa que os produziu.
Frutos estantes: são os frutos separados e armazenados à venda.
Frutos percipiendos são os frutos que deviam ser mas não foram colhidos ou percebidos.
Frutos consumidos: são os frutos que não existem mais, porque foram utilizados.

Continue navegando