Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO CASO N1
CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS
O consultor de investimentos é o profissional responsável por orientar os clientes em suas decisões de investimento. Baseando-se em conhecimentos técnicos e práticos é feita uma avaliação nos objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente visando desenvolver e apresentar estratégias de investimento adequadas ao perfil do cliente. Em outras palavras, a consultoria de investimentos envolve, de um lado, as atividades de avaliação dos ativos financeiros e, de outro, a avaliação também das características dos clientes. 
Análises fundamentais e técnicas são duas estratégias diferentes de investimento em ações usadas para pesquisar e prever as tendências futuras de crescimento das ações. Análise técnica é o estudo da ação do mercado, primariamente por meio do uso de gráficos, com o objetivo de prever as tendências futuras de preços (LEMOS, 2015). Por sua vez, a análise fundamentalista é conceituada “como o estudo de toda a informação disponível no mercado sobre determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor e assim formular uma recomendação de investimento” (PINHEIRO, 2019, p. 455). A análise técnica ou gráfica compreende estudar o passado para entender o futuro (LEMOS, 2015), por meio de decisões adaptativas e de um processo de aprendizado próprio contínuo, pois o mercado precede a análise técnica e a resposta, e a velocidade da resposta que o analista/investidor dará ao mercado é o que mais importa (LEMOS, 2015, p. 6).
Após uma breve análise dos três perfis, de Paulo, Marcos e Igor, consegue-se fazer uma alusão dos conceitos e definir quais tipos de investimentos que se adequam melhor a cada um deles. 
Paulo, que optou por ser funcionário publica por causa da estabilidade financeira, mostrou-se alguém que não gosta de correr riscos. Acredita que seja mais vantajoso possuir uma rentabilidade talvez menor, mas constante ao longo de sua carreira do que correr o risco de enfrentar altos e baixos. Ele prioriza muito mais segurança e a liquidez do que a lucratividade por si só. Com essas características, esse tipo de cliente preferente investimentos com retornos previsíveis, normalmente buscando investimentos de renda fixa. A renda fixa é investimento em que os rendimentos são recebidos em intervalos de tempo estabelecidos em documentos formais (VARANDA NETO, 2019). “Como exemplos de ativos de renda fixa podem ser lembrados os CDBs, as LTNs (Letras do Tesouro Nacional), as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), as NTNs (Notas do Tesouro Nacional), as debêntures [...]” (SANTOS; SILVA, 2015, p. 71). Conclui-se então que Paulo tem um perfil conservador. 
Já Marcos, que é um farmacêutico bem conceituado, que optou por trabalhar numa renomada empresa por gostar de desafios, tem como objetivo investir o resultado liquido de seu salário no mercado financeiro e de capitais. Como ele pensa em tipos de investimentos, voltando para os de médios e longos prazos, de forma que é possível lhe dar uma possibilidade considerável, mesmo que ele tenha que abri mão de um pouco de liquidez, conclui-se que com essas características, Marcos não é tão conservador, mas também nem 100% arrojado. É um investidor moderado. Entende que os riscos são necessários para ter uma rentabilidade maior, mas não gosta de assumir tanto assim. Além dos investimentos conservadores, fundos multimercados, debêntures e fundos de ações são ótimas opções para se investir.
Por fim, Igor que é um empresário no ramo de carros usados que prioriza a lucratividade acima de tudo, e que possui grandes somas em dinheiro, Igor está mais disposto a desistir da liquidez imediata, tendendo a ser mais flexível com maior tolerância a perdas. E entende que os lucros maiores viram normalmente em longo prazo. Com essas características, Igor se torna um investidor arrojado, que tem também pode ser agressivo e que tem muito apetite para risco. Geralmente, o arrojado é um investidor experiente que entende as oscilações do mercado e usa isso a seu favor para ganhar ainda mais dinheiro. Como ele prioriza rentabilidade e retorno, não se importa em investir em ativos sem nenhuma garantia já que a rentabilidade é o seu foco. Opções de investimento para esse perfil: Ações da bolsa de valores, fundos multimercados, Derivativos, Debêntures, COE e Criptomoedas.
Com esse resumo, podemos compreender a abordagem geral que envolve a consultoria de investimentos. Onde se teve a oportunidade de compreender o funcionamento do mercado e financeiro e de capitais, as diferenças entre a análise técnica e a fundamentalista. E que nesse aspecto, recomenda-se empregar um pouco das duas ao realizar uma análise de investimentos. 
Espero ter englobado as solicitações dos professores com esse resumo.

Mais conteúdos dessa disciplina