Buscar

FISIOLOGIA_MAT_PROVA[1]

Prévia do material em texto

VENTILAÇÂO: AR QUE ENTRA E SAI EM UMA RESPIRAÇÃO.
MUSCULO INSPIRATORIO: DIAFRAGMA,ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO, SERRATIL, ESCALENO, INTERCOSTAL EXTERNO.
MUSCULOS EXPIRATORIOS: INTERCOSTAIS INTERNOS, RETO ABDOMINAL, TRANSVERSO ABDOMINAL, OBLIQUO INTERNO E EXTERNO, TRANSVERSO ABDOMINAL
FINALIDADE DA RESPIRAÇÃO: PROVER OXIGENIOAOS TECIDOS E REMOVER O DIOXIDO DE CARBONO.
RESPIRAÇÃO TRANQUILA : O DIAFRAGMA CONTRAI (INSPIRA) E RELAXA (EXPIRA), CONTRAI A PRESSAO DO PULMAO FICA MAIS NEGATIVA E O AR ENTRA, QUANDO RELAXA A PRESSAO DO PULMAO FICA MAIS POSITIVA E O AR SAI.
MUSCULOS EXPIRATORIOS E INSPIRATORIOS? INSPIRATORIOS AUMENTAM O DIAMETRO TORAXICO. EXPIRATORIOS : QUANDO CONTRAI ELE DIMINUI O DIAMETRO.
SURFACTANTE: DIMUNIU A TENSÃO SUPERFICIAL DOS LIQUIDOS ALVEOLARES, E PRODUZIDO POR CELULAS ALVEOLARES DO TIPO II, MISTURA DE FOSFOLIPIDEOS , APOPROTEINAS E IONS CALCIO. 
VENTILAÇÃO MINUTO: VOLUME DE AR QUE ENTRA E SAI POR MINUTO DAS VIAS RESPIRATORIAS. FRxVC (FREQUENCIA X VOLUME CORRENTE)
ESPAÇO MORTO: AREA DAS VIAS RESPIRATORIAS ONDE NÃO OCORRE TROCA GASOSA, EX: TRAQUEIA, NARIZ.
DIFUSÃO DOS GASES – FATORES: SOLUBILIDADE DO GÁS NO LIQUIDO, AREA DO CORTE TRANSVERSAL DO LIQUIDO, DISTANCIA QUE TEM QUE DIFUNDIR, TEMPERATURA,PESO MOLECULAR, DIFERENÇA DE PRESSAO. DIFUSAO: A DIFERENCA DE PRESSAO, A AREA E A SOLLUBILIDADE SÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAIS A DIFUSAO, SE AUMENTA delta P, AUMENTA A DIFUSAO, SE DIMINUI deltaP DIMINUI DIFUSAO. O DENOMINADOR É INVERSAMENTE PROPORCIONAL.
PQ A PRESSAO DE CO2 NO AR UMIDIFICADO E MAIOR QUE NO ALVEOLAR? PQ O ALVEOLO ESTA CEDENDO O2 PARA O CAPILAR.
PQ A PRESSAO DE CO2 NO AR ALVEOLAR É MENOR QUE NO AR EXPIRADO? PQ O AR EXPIRADO É UMA MISTURA DO AR UMIDIFICADO COM O AR ALVEOLAR.
PQ A PRESSAO DE CO2 NO AR UMIDIFICADO E MENOR QUE NO AR ALVEOLAR? PQ O CO2 SE DIFUNDE DO CAPILAR PARA O ALVEOLO
PQ A PRESSAO DE CO2 NO AR ALVEOLAR É MAIOR QUE NO AR EXPIRADO?PQ SE MISTURA COM O AR DO ESPACO MORTO E DA UM VALOR INTERMEDIARIO.
TRANSPORTE DE O2 PARA OS TECIDOS: O2 A 97% LIGADO A HEMOGLOBINA E 3% DISSOLVIDO NO PLASMA. TRANSPORTE DE CO2 7% LIVRE NO PLASMA , 23% COMO CARBAMINOHEMOGLOBINA 70% COM BICARBONATO.
ESTRUTURAS DO CENTRO RESPIRATORIO: CENTRO PNEUMOTAXICO (CONTROLA FREQUENCIA E PROFUNDIDADE DA RESPIRAÇÃO) CENTRO APNEUSTICO E PELOS GRUPOS RESPITATORIOS DORSAL(RESPONSAVEL PELA INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇAO TRANQUILA) LOCALIZADOS NO DORSAL DO BULBO (INSPIRAÇAO TRANQUILA) E VENTRAL (VENTRO LATERAL DO BULBO) (INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇAO FORÇADA) .
CONTROLE QUIMICO DA RESPIRAÇÃO: O EXCESSO DE DIOXIDO DE CARBONO OU IONS DE HIDROGENIO ESTIMULA DE FORMA DIRETA O CENTRO RESPIRATORIO AUMENTANDO A FORÇA DOS SINAIS INSPIRATORIOS E EXPIRATORIOS PARA OS MUSC.EXPIRATORIOS. JÁ O OXIGENIO AGE NOS QUIMIOCEPTORES PERIFERICOS LOCALIZADOS CORPOS CAROTIDEOS E AORTICOS , TRANSMITINDO SINAIS NERVOSO 
CONTROLE QUIMICO DA RESPIRAÇAO: O EXCESSO DE CO2 OU DO ION H+ ESTIMULA DE FORMA DIRETA O CENTRO RESPIRATORIO, AUMENTANDO A FORCA DOS SINAIS INSPIRATORIOS E EXPIRATORIOS PARA OS MUSCULOS RESPIRATORIOS.JA O OX AGE NOS QUIMIOCEPTORES E ESTES POR SUA VEZ TRANSMITEM SINAIS NERVOSOS APROPRIADOS PARA O CENTRO RESPIRATORIO PARA O CONTROLE DA RESPIRAÇAO.
CONTROLE DA RESPIRAÇAO PELOS QUIMIOCEPTORES: OS QUIMIOCEPTORES CAROTIDEOS E AORTICOS DETECTAM MUDANÇA NA PO2 ARTERIAL E NA CONCENTRAÇAO DO ION H+. QUANDO UMA PESSOA RESPIRA O AR QUE CONTEM POUCO OX, A QUEDA NA PO2 ARTERIAL EXCITA OS QUIMIOCEPTORES AUMENTANDO ASSIM A RESPIRAÇÃO.
PROCESSOS RENAIS BASICOS: FILTRAÇÃO GLOMERULAR, REABSORÇÃO TUBULAR E SECREÇÃO TUBULAR.
FATORES DA FILTRAÇAO GLOMERULAR: PRESSAO HIDROSTATICA NO INTERIOR DO CAPILAR GLOMERULAR, PRESSAO HIDROSTATICA NA CAPSULA DE BOWMAN, A PRESSAO COLOIDOSMOTICA OU ONCOTICA (FORNECIDA PELAS PROTEINAS) NA CAPSULA DE BOWMAN E PRESSAO COLOIDOSMOTICA DAS PROTEINAS DO GLOMERULO.
FUNÇÃO DOS RINS: EXCREÇAO DE PRODUTOS INDESEJAVEIS DO METABOLISMO, REGULAÇÃO DO EQUILIBRIO DE ELETROLITOS (Na,K,Ca,Mg,Cl), REGULAÇÃO DA OSMOLARIDADE DOS LIQUIDOS CORPORAIS, REGULAÇAO DA PRESSAO ARTERIAL , REGULACAO DO EQUILIBRIO ACIDO BASICO, SECREÇAO E EXCREÇAO DE HORMONIOS,GLICONEOGENESE,ETC.
REFLEXO DA MICÇÃO: QDO A BEXIGA VAI ENCHENDO, ESTE ENCIMENTO É PERCEBIDO PELOS MECANORRECEPTORES DA SUA PAREDE, E NEURONIOS AFERENTES TRANSMITEM ESSA INFORMAÇAO PARA A MEDULA ESPINHAL E DEPOIS PARA O TRONCO ENCEFALICO.O REFLEXO DA MICÇÃO É COORDENADO POR CENTROS NO MESENCEFALO. A ATIVIDADE PARASSIMPATICA PRODUZ CONTRAÇAO DO MUSCULO DETRUSSOR(PARA AUMENTAR A PRESSAO E EJETAR A URINA) E RELAXAMENTO DOS ESFINCTERES VESICAIS INTERNOS . AO MESMO TEMPO, O ESFINCTER EXTERNO É RELAXADO POR AÇÃO VOLUNTARIA, SE O INDIVIDUO ESTIVER EM LOCAL APROPRIADO E A BEXIGA É ESVAZIADA. 
CLEARENCE: É A QTDE DE PLASMA QUE FICA LIVRE DA SUBSTANCIA POR MINUTO. 
*QUANDO UMA SUBSTANCIA SÓ E FILTRADA, NÃO E REABSORVIDA E NEM SECRETADA, O SEU CLEARENCE E IGUAL AO RFG(RITMO DE FILTRAÇAO GLOMERULAR). INULINA:SÓ E FILTRADA. QUANDO UMA SUBSTANCIA E FILTRADA E TOTALMENTE SECRETADA OU SEU CLEARENCE E IGUAL AO FRP. EX: ACIDO PARA-AMINO-HIPURICO – FILTRADO E TOTALMENTE SECRETADO.
CLEARENCE DA INULINA = RFG – RITMO DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR 			PAH = CLEARENCE É IGUAL AO FLUXO RENAL PLASMATICO.
FILTRAÇÃO GLOMERULAR: PASSAGEM DE SUBSTANCIAS DO GLOMERULO P/A CAPSULA DE BOWMAN – REABSORÇÃO: PASSAGEM DE SUBSTANCIAS DOS TUBULOS RENAIS PARA O CAPILAR – EXCREÇÃO: PASSAGEM DE SUBSTANCIAS DO CAPILAR P/O TUBULO RENAL.
URINA CONCENTRADA: O AUMENTO DA CONCENTRAÇAO DE SODIO VAI ESTIMULAR OS OSMOCEPTORES HIPOTALAMICOS, AI ELES VAO SECRETAR O ADH QUE CAI NA CORRENTE SANGUINEA E VAI ATUAR NOS TUBULOS CONTORCIDOS DISTAIS E NO DUCTO COLETOR TORNANDO ESSE TUBULO PERMEAVEL A AGUA.E ELE PERMEAVEL A AGUA , A MEDIDA QUE O FILTRADO DESSE NO TUBULO ELE VAI REABSORVENDO AGUA E VAI CONCENTRANDO O FILTRADO, AI A URINA É CONCENTRADA.
URINA DILUIDA: CONCENTRAÇAO DE SODIO BAIXA , NÃO ESTIMULA O HIPOTALAMO E NÃO PRODUZ ADH,E O TUBULO FICA IMPERMEAVEL A AGUA , AI CONTINUA ABSORVENDO Cl, SÓDIO,K, E NÃO REABSORVE AGUA, VAI DILUINDO E VAI PERDENDO SOLUTO.
********** T G I ********** 
INERVAÇÃO INTRINSECA OU ENTERICA: FORMADO PELO PLEXO MIOENTERICO, LOCALIZADO ENTRE AS CAMADAS MUSCULAR CIRCULAR E MUSC. LONGITUDINAL , FUNÇAO:AUMENTA A MOTILIDADE E AS SUAS SECREÇÕES. E PELO PLEXO SUBMUCOSO OU DE MEISSNER RESPONSAVEL PELAS SECREÇOES E ABSORÇÃO, LOCALIZADO NA SUBMUCOSA.
INERVAÇÃO EXTRINSECA : FORMADA PELO SISTEMA NERVOSO AUTONOMO SIMPATICO E PARASSIMPATICO E O SENSITIVO. FUNÇAO: O PARASSIMP. AUMENTA TANTO A MOTILIDADE QUANTO AS SECREÇOES E O SIMPATICO INIBE TANTO A MOTILIDADE QTO AS SECREÇOES.
HORMONIOS GASTROINTESTINAIS: GASTRINA :SECRETADAS PELAS CELULAS G DO ANTRO DO ESTOMAGO, FUNÇÃO:ESTIMULA A SECREÇAO GASTRICA DE HCl, O CRESCIMENTO DA MUCOSA GASTRICA E AUMENTO DA MOTILIDADE GASTRICA. ESTIMULO: PRESENÇA DE PROTEINAS NO ESTOMAGO,OU A DISTENCAO DO ESTOMAGO.
SECRETINA: SECRETADA PELAS CELULAS S NA MUCOSA DO DUODENO. ESTIMULO: PRESENÇA DE ACIDO NO DUODENO. FUNCAO: ESTIMULA O PANCREAS A SECRETAR BICARBONATO PRA NEUTRALIZAR O ACIDO NO INTESTINO DELGADO.
MOTILINA: SECRETADA PELO DUODENO SUPERIOR DURANTE O JEJUM FUNCAO: AUMENTA A MOTILIDADE GASTRINTESTINAL.
PIG (GIP): FUNÇÃO - INIBE A MOTILIDADE GASTRICA – PRODUZIDO PELO DUODENO NA PORÇAO SUPERIOR DO JEJUNO. ESTIMULO: SECRETADO PELA MUCOSA DO ID EM RESPOSTA A ACIDOS GRAXOS E AMINOACIDOS.
TIPOS DE MOVIMENTOS DO TGI: PROPULSIVOS E DE MISTURA. 
FUNÇOES MOTORAS DO ESTOMAGO: ARMAZENAMENTO – MISTURA – ESVAZIAMENTO. 
ARMAZENAMENTO: QUANDO COMEMOS ALGUM ALIMENTO, ATE ELE VIRAR QUIMO ELE FICA ARMAZENADO NO ESTOMAGO, PARA QUE ELE VIRE QUIMO ELE TEM QUE SER MISTURADO, E MISTURA O BOLO ALIMENTAR COM SECREÇOES GASTRICAS ATE VIRAR QUMO, FORMOU O QUIMO AS CONTRAÇOES PERISTALTICAS VAO CAUSAR O ESVAZIAMENTO.
 REFLEXO DE DEFECAÇÃO: QDO AS FEZES ENTRAM NO RETO, A DISTENÇAO DA PAREDE RETAL DESENCADEIA SINAIS AFERENTES QUE SE PROPAGAM PELO PLEXO MIOENTERICO PARA DAR INICIO A ONDAS PERISTALTICAS NO COLON DESCENDENTE, SIGMOIDE E RETO,EMPURRANDO AS FEZES PARA O RETO.A MEDIDA QUE A ONDA PERISTALTICA SE APROXIMA DO ANUS O ESFINCTERANAL INTERNO SE RELAXA POR SINAIS INIBIDORES DO PLEXO MIOENTERICO, SE O ESFINCTER ANAL EXTERNO ESTIVER RELAXADO CONSCIENTE E VOLUNTARIAMENTE, OCORRE A DEFECAÇÃO.ESTE E O REFLEXO INTRINSECO MIOENTERICO DA DEFECAÇÃO, QUE POR SI SO NÃO E SUFICIENTE.PARA QUE A DEFECAÇÃO OCORRA E NECESSARIO O CONCURSO DO REFLEXO PARASSIMPATICO, QUANDO A PAREDE DO RETO É ESTIRADA SINAIS DO RETO VAO ATE A MEDULA ESPINHAL E VOLTA AO COLON DESCENDENTE,SIGMOIDE RETO E ANUS(PARASSIMPATICO PELVICO) QUE AUMENTAM MUITO AS ONDAS PERISTALTICAS E RELAXAM O ESFINCTER ANAL INTERNO. A PRESSA INTRA-ABDOMINAL GERADA PELA DEFECAÇÃO PODE SER AUMENTADA PELA MANOBRA DE VALSALVA(INSPIRAÇAO FORÇADA E EXPIRAÇAO CONTRAO O GLOTE FECHADA).
SECREÇOES PANCREATICAS E ESTIMULO P/ SUA SECREÇAO: AGUA, BICARBONATO,ENZIMAS PRA DIGESTAO DOS 3TIPOS DE ALIMENTOS. PROTEINAS:TRIPISINOGENIO,QUIMOTRIPISINOGENIO E PROCARBOXIPOLIPEPTIDASES. GORDURA: LIPASE, FOSFOLIPASE, COLESTEROL ESTERASE. CARBOIDRATO: AMILASE. * ESTIMULO P/SUA SECREÇAO : ACh E CCK ESTIMULAM A SECREÇAO ENZIMATICA, OS EFEITOS DA SECRETINA SÃO POTENCIALIZADOS PELO CCK E ACh, SECRETINA ESTIMULA SECRECAO DE BICARBONATO PELO PANCREAS.
SECREÇOES NAS GLANDULAS OXINTICAS: SECREÇAO E ESTIMULADA PELA ACh, HISTAMINA E GASTRINA. SECREÇOES: MUCO, PEPSIONOGENIO, FATOR INTRINSECO E ACIDO CLORIDRICO.
SECREÇOES DAS CELULAS MUCOSA GASTRICA: MUCO
SECREÇAO DAS CELULAS PARIETAS, E SUA FUNÇAO: SECRETAR HCl , FATOR INTRINSECO. HCl VAI ATIVAR O PEPSINOGENIO EM PEPSINA NO ESTOMAGO, ENZIMA QUE VAI DIGERIR A PROTEINA, O FATOR INTRINSECO VAI CAUSAR A ABSORÇAO DE VITAMINA B12 PELO ÍLEO.
SUBSTANCIAS QUE ESTIMULAM A SECREÇAO DE HCl PELO ESTOMAGO: GASTRINA, ACh E HISTAMINA. 
FATOR QUE PODE DESENCADEAR O REFLEXO ENTEROGASTRICO: DISTENSAO DO DUODENO,IRRITAÇAO DA MUCOSA DO DUODENO,AUMENTO DA CONCENTRAÇAO DE ACIDO,PRODUTOS DA DEGRADAÇAO PRINCIPALMENTE DE PROTEINAS,GRAU DE OSMORALIDADE,GRAU DE ACIDEZ DO QUIMO.
SECREÇOES PANCREATICAS P/DIGESTAO DAS PROTEINAS: TRIPSIONOGENIO,QUIMOTRIPSINOGENIOE PROCARBOXIPOLIPEPTIDASE. GORDURAS: LIPASE, FOSFOLIPASE, E COLESTEROL ESTRERASE – CARBOIDRAT: AMILASE.
FUNÇÃO DA BILE: EMULSIFICAR AS GORDURAS / COMPOSIÇAO DA BILE: SAIS BILIARES,PIGMENTOS BILIARES,COLESTEROL, FOSFOLIPIDEOS, LECITINA, AGUA E ELETROLITOS.
SECREÇOES DO ID: PROTEINAS, CARBOIDRATOS E GORDURAS. COM A INGESTAO DE PROTEINAS= PEPTIDASE / CARBOIDRATOS=AMILASE,MALTASE,ISOMALTASE,SUCRASE, LACTASE. GORDURA=LIPASE.

Continue navegando

Outros materiais