A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA CONTABILIDADE COMERCIAL II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Contabilidade Comercial (CON72)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:514116) ( peso.:1,50)
	 Prova Objetiva:
	15428974
Parte superior do formulário
	1.
	As empresas podem ser separadas em três segmentos distintos: indústria, comércio e/ou prestadoras de serviços. As indústrias em geral são responsáveis pela operação que modifica a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo. Com relação ao Regulamento do IPI aprovado pelo Decreto 7.212/2010, sobre o que se considera industrialização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(  F ) Transformação: a que, exercida sobre o serviço, importe na obtenção de espécie nova de serviço a realizar.
(  F  ) Montagem: a que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou serviço prestado, e obrigatoriamente deverá estar classificada em nova classificação fiscal.
(  F  ) Renovação ou recondicionamento: a que, exercida sobre produto novo remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o serviço para utilização.
( V  ) Beneficiamento: a que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto. No beneficiamento não há a fabricação de um produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010. Regulamenta a cobrança, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2007-2010/2010/Decreto/D7212.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	
	a) F - F - F -V.
	
	b) V - F - V -F.
	
	c) F - V - F -F.
	
	d) F - V – F- V.
	 
	 
	2.
	As entidades escrituram, para controles internos, diversos livros auxiliares. Além dos livros auxiliares, que são escriturados opcionalmente, a entidade deve manter também livros que são exigidos por lei. Dentre os livros legalmente exigidos, de acordo com o novo Código Civil, é correto afirmar que é obrigatório o:
	
	a) Livro Inventário.
	
	b) Livro Diário.
	
	c) Livro Razão.
	
	d) Livro de Apuração do Lucro Real.
	 
	 
	3.
	As empresas prestadoras de serviços contábeis atingiram o nível da Receita Federal do Brasil, ao ter em suas mãos toda a escrituração contábil de uma empresa, com o uso de uma declaração acessória conhecida por ECD, não permitindo mais a ninguém gerar dois Diários, a fim de que se comprove uma informação contábil para um usuário e outra informação contábil para outro usuário. A Escrituração Contábil Digital facilmente incriminará o ato. Assim, o profissional da contabilidade precisa ser ético, cultivar a integridade profissional e colocar em prática o código de ética profissional do contador cada vez mais. Quanto ao desempenho de suas funções, sobre o que é vedado ao contabilista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
(    ) Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe. 
(    ) Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita. 
(    ) Não assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem. Deve assinar e promover a agilidade nas informações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	4.
	Estando constituída a pessoa jurídica, esta passa a ter atribuída uma série de obrigações chamadas de acessórias pelo fisco. Como obrigação acessória, podemos identificar a obrigatoriedade de manter livros que registram as suas movimentações. Um dos livros obrigatórios para a sociedade comercial é o Diário. Sobre a funcionalidade do Livro Diário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Serve para registrar a história relacionada com a evolução comercial da entidade.
(    ) Serve para registrar todas as movimentações contábeis que ocorrem no dia a dia da empresa.
(    ) Os registros devem respeitar a ordem cronológica e claramente identificar a operação.
(    ) Os registros do Livro Diário não são exigidos fiscalmente de todas as entidades, mas é aconselhável mantê-lo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) F - F - V - F.
	 
	 
	5.
	O contador é a pessoa responsável por todas as informações contábeis, ou seja, responde diretamente pela veracidade dessas informações, indiferente se este alegar estar ciente ou não do que ocorreu ou está ocorrendo na sociedade. É preciso ficar atento a todas as exigências legais, uma vez que, a partir do momento em que o contador assume a contabilidade da sociedade, esta então passa a ser de sua responsabilidade. O Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC, instituído pela Resolução nº 803/1996 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, define em seu Capítulo II, artigo 2º, os deveres do contabilista, os quais devem ser observados. Com relação ao Código de Ética do Contabilista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Zelar pela sua competência exclusiva na deliberação dos seus cargos e funções administrativas.
(    ) Comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores.
(    ) Eximir-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.
(    ) Assumir as funções que exerce, logo que se determina falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, zelando, contudo, para que os seus interesses não sejam prejudicados, evitando declarações públicas sobre os motivos da renúncia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. CFC. Resolução nº 803, de 10 de outubro de 1996. Aprova o Código de Ética do Profissional Contabilista - CEPC. Disponível em: http://www. portaldecontabilidade.com.br/nbc/res803.htm. Acesso em: 20 dez. 2010.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - V - F - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) V - F - V - F.
	 
	 
	6.
	A Lei das Sociedades por Ações, aplicável também às demais sociedades, estabelece a forma de elaboração da Demonstração de Resultado do Exercício. A DRE obedece à ordenação definida para, ao seu final, demonstrar o valor do resultado para fins de apuração da base de cálculo dos tributos e do lucro líquido. Com base na Demonstração do Resultado do Exercício e as regras estabelecidas na lei das S/A, analise as sentenças a seguir:
I- Lucro Líquido do Exercício.
II- Resultado Operacional
III- Lucro Bruto.
IV- Receita Operacional Líquida.
V- Receita Operacional Bruta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício conforme a Lei das S/A:
	
	a) V - IV - III - II - I.
	
	b) I - II - V - III - IV.
	
	c) V - IV - II - III - I.
	
	d) I - V - III - IV - II.
	 
	 
	7.
	As contas contábeis apresentadas na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) são sintéticas, as quais correspondem ao somatório de outras contas. Nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde às contas que formam o grupo "Deduções da Receita Bruta":
	
	a) Tributos, abatimentos sobre vendas e as possíveis vendas canceladas.
	
	b) Custos das mercadorias vendidas e as possíveis vendas canceladas.
	
	c) Tributos, vendas canceladas e despesas operacionais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.