Buscar

História e Formação a Psicopedagogia

Prévia do material em texto

História e Formação a Psicopedagogia
Resenha critica
Este tratado busca levantar uma crítica sobre o artigo A Contribuição do Psicopedagogo no Contexto Escolar.
Alana Martins Silva
DUQUE DE CAXIAS 
2019
SOARES, Matheus. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva. Sena, Clério Cezar Batista, Mestre em Educação: Psicologia da educação. 
1. Resumo
O presente artigo destaca a importância do psicopedagogo na escola. A Psicopedagogia trata-se de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, na qual, o papel do psicopedagogo e da educação é de serem mediadores da construção do conhecimento, visando sempre o indivíduo como ser que aprende. A ação do psicopedagogo alcança o sujeito individual, o grupo, a instituição e a comunidade.
2. Citações 
“[...]Qual é o real papel do psicopedagogo no contexto escolar? ” (p. 1)
“O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. ” (p.2)
“De acordo com Gonçalves (2002, p. 42) as relações com o conhecimento, a vinculação com a aprendizagem as significações contidas no ato de aprender, são estudados pela psicopedagogia a fim de que possa contribuir para a análise e reformulação de práticas educativas e para a ressignificação de atitudes subjetivas. ” (p. 3)
“A família desempenha um papel primordial no processo de aprendizagem dos alunos, pois muitas vezes os pais não querem enxergar a criança com suas dificuldades. ” (p. 3)
“O que é ensinado e aprendido inconscientemente tem mais probabilidade de permanecer” (Coelho, 1999 p. 12). ” (p. 4)
“De acordo com Sena, Conceição e Vieira (2004), o processo de ressignificação da prática pedagógica se constrói por meio de um processo que se efetiva pela reflexão critico reflexiva do professor sobre seu próprio trabalho, isto é, a partir da base do contexto educativo real, nas necessidades reais dos sujeitos, nos problemas e dilemas relativos ao ensino e à aprendizagem. ” (p. 5)
“O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. ” (p. 5)
3. Comentários 
Esta obra é muito interessante, pois nos permite compreender toda a contribuição que o psicopedagogo tem no contexto escolar.
Cada indivíduo é um ser único, dotado de talentos e habilidades distintas, assim como limitações e dificuldades. Diante disso, o papel do psicopedagogo é ter um olhar diferenciado para a aprendizagem e com ferramentas estratégicas, estimulando o processo de desenvolvimento do sujeito como ser cognoscente. É amplo dentro do contexto escolar, a intervenção tanto pode ser diretamente feita no aluno como no professor, pois o que ensina e o que aprende estão intimamente ligados e devem ter uma relação equilibrada. A intervenção do psicopedagogo junto aos professores é um grande avanço, pois garante a formação continuada do docente e um apoio para seu convívio com as diferentes dificuldades de aprendizagens.
4. Ideação
Diante do cenário da Educação no Brasil é de suma importância a atuação do psicopedagogo na escola. O fracasso escolar é cada vez mais comum. A criança tem sido privada de estímulos fundamentais para seu desenvolvimento como pessoa. Isso se deve pelo descaso das políticas públicas, da falta de preparação de professores e da desinformação de pais e responsáveis. É necessária uma divulgação da Psicopedagogia como uma ciência que atua no desenvolvimento da aprendizagem. 
Toda escola deveria ter um psicopedagogo no seu quadro de colaboradores, para garantir a eficácia do desempenho profissional dos docentes e o desenvolvimento de aprendizagem dos discentes. Mas para isso devemos buscar a regulamentação da profissão e conquistar espaço dentro do ambiente educacional.
PAGE 
3

Continue navegando