Buscar

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM OUTRAS SOCIEDADES
CONTABILIDADE AVANÇADA – DANILO VIEIRA
ATIVO NÃO CIRCULANTE:
INVESTIMENTO
SOCIEDADES COLIGADAS, CONTROLADORAS E CONTROLADAS, VOCÊS SABEM O QUE SÃO?
Lei 6.404/76 Art. 243
Influência significativa
Influência significativa sobre a investida: Trata-se de uma coligada do investidor e essa participação deve ser reconhecida e mensurada de acordo com CPC 18 –Investimento em Coligada e em Controlada (método de equivalência patrimonial).
Pouca ou nenhuma influência sobre a investida: Nesse caso, não existe relação específica entre as empresas, deve ser reconhecido e mensurado de acordo com CPC 38 -Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração (valor justo)
Métodos de Avaliação de Investimentos - segundo a Lei 6.404/76
Os métodos de avaliação de investimentos vêm descritos na lei 6.404/76 e pelas suas alterações com as leis 11.638/07 e a 11.941/09 que são: 
a) Método do Custo; 
b) Método do Valor Justo; 
c) Método da Equivalência Patrimonial.
Método do custo
No método de custo não importa a geração efetiva de lucros na investida, mas as datas e os atos formais de sua distribuição, isto é, deixa-se de reconhecer na empresa investidora os lucros gerados e não distribuídos e outras mutações no patrimônio da coligada ou controlada.
Método do valor justo
O valor justo se trata de uma avaliação baseada no mercado e não em critérios definidos pela entidade
Método de equivalência patrimonial
A equivalência patrimonial é feita através da proporção do investimento em relação ao patrimônio líquido de quem recebeu a aplicação de recursos.
Aplicação do método da equivalência patrimonial
A entidade com o controle individual ou conjunto (compartilhado), ou com influência significativa sobre uma investida, deve contabilizar esse investimento utilizando o método da equivalência patrimonial, a menos que o investimento se enquadre nas exceções previstas nos itens 17 a 19 deste Pronunciamento. (CPC 18)
EXCEÇÕES a aplicação do MEP
o investimento for classificado como mantido para venda;
o investidor é ele próprio uma controlada (integral ou parcial);
os instrumentos de dívida ou patrimoniais do investidor não são negociados publicamente;
o investidor não arquivou e não está em processo de arquivamento de suas demonstrações contábeis na Comissão de Valores Mobiliários; E
a controladora final ou qualquer controladora intermediária do investidor disponibiliza ao público suas demonstrações consolidadas em conformidade com os CPC’s.
Aspectos Contábeis
Representam um ativo financeiro, os investimentos por incentivos fiscais, dessa forma caso a empresa detentora queira vender seus investimentos, ela terá que o disposto no item I do art. 183 da Lei no 6.404/76, assim a empresa beneficiaria dos recursos terá um investimento mais permanente, sendo o ativo classificado no subgrupo Investimentos, acontecendo mais em empresas que tem projetos próprios. 
Para se ter as quotas dos fundos, é negociado em Bolsa de Valores ou em trocas por ações em leilões especiais, e assim as ações mantidas podem ser classificadas:- ativo financeiro de curto ou longo prazos, dependendo da expectativa de realização - investimento permanente em outras sociedades, no subgrupo investimento, em conta representativa de um ativo financeiro. Contudo a redução do imposto de renda por incentivos fiscais está dentro do escopo de aplicação do Pronunciamento Técnico CPC 07(R1) - Subvenção e Assistência Governamentais (itens 38-A a 38-C)

Continue navegando