A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Simulado Av1 - Tanatologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201501387005)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A morte no Oriente é: I - Tratada com distanciamento e até mesmo ocultada. II ¿ Escondida das crianças, por representar fracasso. III - Vista como uma passagem e, por isso, entendida como um processo da própria vida.
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	 
	Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201501381457)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa que melhor define o conceito de tanatologia.
		
	
	Realização de procedimentos burocráticos referente ao óbito de paciente.
	
	É a pesquisa referente ao processo de morte e morrer.
	
	Conhecimentos biológicos que devem ser compartilhados com o paciente no do processo da morte e do morrer.
	 
	É o estudo da morte e dos processos emocionais e psicológicos que envolvem a reação à morte, incluindo o luto e a perda.
	
	É a ciência que estuda o paciente em unidade de terapia intensiva.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201501501514)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O paciente terminal é aquele em que todos os esforços diagnósticos e terapêuticos foram realizados e não houve resposta favorável. É nesta realidade que surgem os cuidados paliativos como opção digna e ética para estes pacientes sem possibilidades terapêuticas. Considerando os paradigmas dos cuidados paliativos, analise os itens: I. Os cuidados paliativos aumentam a qualidade de vida de pacientes que enfrentam uma doença terminal e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. II. Os limites do curar são mais amplos que o do cuidar. III. Dar suporte psicológico, social e o espiritual ao doente terminal e seus familiares não se constitui cuidado paliativo. IV. Para o paciente terminal, o cuidado de enfermagem abrange uma visão humanística que considera não somente a dimensão física, mas também as preocupações psicológicas, espirituais e sociais do paciente. Leia as alternativas acima e escolha a opção correta:
		
	
	Os itens I, II e III estão corretos.
	 
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Os itens I, II e III e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201501381597)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.
		
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, duas horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, logo após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, um horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, vinte horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	 
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201501427501)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A morte determinada pela interrupção irreversível das funções circulatória, respiratória e cerebrais (incluindo tronco cerebral) é a morte:
		
	 
	Cerebral
	
	Relativa
	
	Aparente
	
	Clínica
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201501460188)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No que diz respeito à determinação de morte cerebral, é correto afirmar que: I) A interrupção irreversível das funções circulatória e respiratória é o critério cardiopulmonar. II) A interrupção irreversível das funções cerebrais, incluindo o tronco cerebral é o critério cerebral. III) O critério cerebral não inclui a avaliação das funções do tronco cerebral. IV) Não é possível determinar a morte cerebral pela avaliação da interrupção irreversível de funções vitais, uma vez que estas funções podem ser revertidas.
		
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201502024781)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente deu entrada na emergência com quadro de AVE-H (acidente vascular encefálico hemorrágico); realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunica que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação que obtiveram êxito. Leia as assertivas seguintes e, com relação ao caso acima, marque a correta:
		
	
	A morte 'real' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	 
	Pode ser afirmado que a morte 'absoluta' se caracteriza pelo desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo).
	
	A morte 'aparente' ocorre quando há a parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa e pode ao ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro).
	
	A 'morte encefálica' é a cessação irreversível das funções apenas do tronco encefálico causado por lesão extensa, de causas internas ou externas e de natureza grave, com manutenção temporária das funções cardiorrespiratórias.
	
	A morte 'clínica' se caracteriza pela parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a PCR irreversível.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201501387055)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Pensar na finitude trás uma profunda angústia ao ser humano. A mente humana usa inconscientemente alguns mecanismos para ajudar a combater esta angústia. Que mecanismo é caracterizado por projetar o pavor da morte para fora da mente e identificar perseguidores externos que são evitados e atacados?
		
	 
	Projeção e cisão
	
	Medicalização
	
	Repressão
	
	Negação
	
	Formação reativa
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201502115308)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Todo caminho da gente é resvaloso. Mas também, cair não prejudica demais A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!... O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, Sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meio da tristeza... ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:
		
	
	Uma prova de coragem alimentada pela tristeza.
	 
	Um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.
	
	Um caminho incerto, obscuro e desanimador.
	
	Um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.
	
	Uma queda que provoca tristeza e inquietude prolongada.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201501427494)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Concepção de Morte no Oriente I) vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. II) é enfrentada de forma lúcida, calma e heróica, mas com o intelecto corretamente dirigido para a superação e sublimação mental da dor e do sofrimento proporcionados pela enfermidade do corpo. III) é vivida de forma pacífica: através da correta prática de uma fidedigna Arte de Morrer, a morte terá então perdido o seu estado negativo e redundará em vitória. IV) são procedimentos de ocultamento, vergonha, raiva, temor. V) é um estado de transição e principalmente de evolução, para o qual deve haver um preparo: a morte é apenas uma iniciação numa outra vida. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	III, IV e V
	
	I, II e III
	
	I, III e IV
	 
	II, III e V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.