Buscar

TRABALHO DA DISCIPLINA HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA - RESENHA DO CASO CR14-06-1828

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO
Resenha Crítica de Caso
Felipe Almeida Araújo
Trabalho da disciplina Hidrologia e Drenagem Urbana
 		 Tutor: Prof.ª Gisele Teixeira Saleiro
Jataí Goiás
2020
CONSELHO METROPOLITANO DE SUPRIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO DE HYDERABAD
REFERÊNCIA:
DAVIS, J., & TANKHA, S. (2006). Conselho Metropolitano de Suprimento de Água e Esgoto de Hyderabad. Kennedy School of Government. UNDP-World Bank Water & Sanitation Program. Acesso em 28 de Fevereiro de 2020, disponível em http://www.ksgcase.edu/
APRESENTAÇÃO:
	O caso CR14-06-1828.0 foi elaborado com a finalidade de servir como base para discursões acadêmicas, contém vinte e quatro páginas das quais, dezesseis são dedicadas a pesquisa abordada no caso e oito são destinadas aos anexos, tabelas e gráficos citados na como fonte na pesquisa. 
	A pesquisa aborda interesses públicos e privados sobre a privatização de serviços de tratamento e distribuição de água e coleta afastamento e tratamento de esgoto, enfatizando no potencial de mercado, apontado dificuldades vantagens e desvantagens sobre a privatização.
	
RESUMO:
	Hyderabad é a sétima maior cidade da Índia e a que cresce mais rápido devido a estratégia agressiva de modernização e desenvolvimento baseado em tecnologia adotada por Chandrababu Naidu ministro chefe desde 1995. Para conseguir aplicar essa estratégia, Naidu decidiu atrair empresas do ramo da tecnologia oferecendo infraestrutura de alta qualidade para empresas e residências.
Apesar de tido êxito em sua estratégia que melhorou a performance das agências públicas de Hyderabad, Naidu precisava manter a infraestrutura crescendo no ritmo do crescimento rápido da cidade, ele chegou a conclusão que a privatização de serviços públicos chave é a solução mais adequada para isso. 
Para atender a necessidade de privatizar o sistema e convencer o Conselho Metropolitano, Naidu nomeia o servidor civil M.G. Gopal com experiências na área de privatizações em hotéis onde iria iniciar as abordagens e a organização de todo o processo já que tinha o apoio do Banco Mundial em privatizar o sistema, mas, os oficiais do banco tinham uma preocupação com uma população de 1,7 milhões de moradores das favelas sendo isso um fator importante, pois o suprimento de água e esgoto são de alto custo de operação e as pessoas de renda muito baixa tornaria o retorno lento ou inviável correndo o risco dessa população não ser atendidas. Godal teve o desafio de mostrar aos oficiais do Banco Mundial que o plano para a realização de privatização do sistema era possível, equilibrando os motivos comerciais com sociais, sendo esses serviços essências para toda a população, porém o atual sistema público apresentava perdas de água, por furtos constantes e por mais que elevasse os valores das tarifas ou reduzissem o fornecimento de água para compensar, mesmo assim a ineficiência iria continuar e o consumidor não aceitaria pagar pelo o valor proposto, além disso a precipitação pluviométrica é muito baixa em relação a outras regiões e com isso o suprimento das fontes de água são muito distante e as águas nos lençóis freáticos são de baixa qualidade, exigindo assim um tratamento mais eficiente e consequentemente um elevado custo de operação.
Além disso, havia falta de mão de obra qualificada para esse tipo de serviço e existia um histórico de grandes movimentos trabalhistas envolvidos com partidos políticos que iam de encontro a qualquer reforma, existia uma proteção muito grande de não realizar demissões uma vez que os sindicatos como também a política que demonstrava forças dentro da sociedade sendo eles oposição de Naidu e tinham um poder bem significativos de combater qualquer aumento de tarifas para os serviços públicos. A grande dificuldade de responder ao Banco Mundial com relação aos serviços básicos a população de 1,7 milhões nos quais eram pobres e residiam em favelas, Gopal sugere que o município seja um financiador e tenha maior expansão dos serviços de água e esgoto para as favelas, através das suas receitas próprias e de auxílio externo, caso aumentasse os valores dos tributos iria gerar uma grande insatisfação do outro lado da população. 
CONCLUSÃO:
 	Diante de todos os temas expostos, a conclusão dos assuntos tratados apresenta um desfecho em que o Banco Mundial vê um grande potencial no projeto para ser o agente financiador na privatização de serviços públicos em Hyderabad, mas para isso, solicita ao conselho que elabore uma proposta objetiva que atenda de forma satisfatória os serviços de água e esgoto para toda a população, incluindo as favelas da cidade, de forma que a proposta ofereça condições para o investidor conseguir levar o serviço até esses locais sem sofrer prejuízos, mas que não pode jamais desprezar o social que atenda a toda população.
	Percebe-se que a pesquisa aborda um assunto de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico, infraestrutura, enfatizando o serviço de tratamento e distribuição da água e o serviço de coleta afastamento e tratamento de esgoto, que são serviços essenciais para o desenvolvimento de uma nação, mas também são um negócio muito lucrativo, o papel político é equilibrar os interesses das empresas que prestam esse tipo de serviço com o interesse do munícipio e sua população
1

Continue navegando