Buscar

canudos texto argumentativo

Prévia do material em texto

INSTITUTO DIOCESANO CORAÇÃO DE MARIA
São João da Vista, 16 de setembro de 2019
Cainã Ferreira da Silva
Literatura – Roseli de Fátima Sanches Penna
Texto argumentativo – Guerra de Canudos (filme).
Os Peões movem-se primeiro
Após mais de um século do episódio da guerra de canudos, percebe-se o quão se faz atual sua história pela luta de direitos e busca por líderes que possam garantir o desenvolvimento e interesses próprios.
Lutar pela sobrevivência é um instinto inerente a todo homem, porém ela não se dá individualmente, pois no pensamento de Charles Darwin “A sobrevivência de um organismo depende da sobrevivência de um outro”, ou seja, o homem vive em sociedade, portanto depende de outrem para sua manutenção de vida. Trazendo isso para o contexto da guerra de canudos, na qual é retratado pelo filme dirigido por Sérgio Rezende, percebe-se esta fato, de um lado jagunços, sertanejos, pobres, e de outro, militares do governo da Bahia e Federal lutando para defenderem seus ideais do que seria o certo. República ou Monarquismo? O desfecho, assim como para qualquer guerra, se transfigura em morte. Poderia se dizer que a República venceu, se o que ela queria era justamente promover o direito a todo cidadão, sobretudo o da vida?
O mais relevante, pode-se compreender que, pelo filme subtende-se que soldados morrem por ordens de líderes, Antônio Conselheiro de um lado, Antônio Moreira César, por exemplo, ambos pelos discursos e testemunhos, instigando e influenciando sobre o que é certo no que tange a filosofia do ser para o que é melhor para o povo. O fim foi o mesmo, virou história para os nossos dias atuais, no qual se repete com outras vertentes e formas de governo e lideranças.
Logo, assim como no século XIX, após longos conflitos para se endireitar os cursos que o Brasil tomaria, é de muita valia, a cada pessoa no particular para o universal, pensar que o que é melhor para si, deve estar envolvido no que é melhor para o próximo também, revendo em que se apoiar ou ter como inspiração ou liderança de ideais a fim de construir um mundo melhor no qual se vive.

Continue navegando