Buscar

Simulado Civil IV - 2020

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CIVIL IV   
	Acertos: 2,0 de 2,0
	21/02/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201703410247)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(XV Exame Unificado OAB) Com a ajuda de homens armados, Francisco invade determinada fazenda e expulsa dali os funcionários de Gabriel, dono da propriedade. Uma vez na posse do imóvel, Francisco decide dar continuidade às atividades agrícolas que vinham sendo ali desenvolvidas (plantio de soja e de feijão). Três anos após a invasão, Gabriel consegue, pela via judicial, ser reintegrado na posse da fazenda. Quanto aos frutos colhidos por Francisco durante o período em que permaneceu na posse da fazenda, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, mas tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio.
	
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, e não tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio.
	
	Francisco tem direito à metade dos frutos colhidos, devendo restituir a outra metade a Gabriel.
	
	posse ininterrupta pelo prazo de 10 anos
	
	Francisco tem direito aos frutos percebidos durante o período em que permaneceu na fazenda
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703410372)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB/RJ 2007) Em relação aos direitos reais, no direito brasileiro, assinale a opção correta.
		
	
	Têm eficácia idêntica aos direitos de crédito.
	
	Podem ser criados livremente pela vontade das partes.
	
	Desde que dê quitação pela totalidade do crédito, o credor pode requerer a adjudicação do imóvel hipotecado mesmo que este possua valor inferior a seu crédito.
	 
	Estão previstos na lei em caráter exaustivo.
	
	Sua constituição nunca depende de registro do título.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703410296)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(INSS) A teoria da posse, adotada pelo Código Civil Brasileiro, denomina-se
		
	 
	teoria objetiva de Ihering.
	
	teoria patrimonialista.
	
	teoria subjetiva de Savigny.
	
	teoria fazendária de Caio Mário da Silva Pereira.
	
	teoria privatista.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703410356)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Questão 21 30º Exame OAB-RJ) São Direitos Reais:
		
	
	A enfiteuse; as servidões; o usufruto; o uso; a habitação; as rendas constituídas sobre imóveis; o penhor; a hipoteca; e, a anticrese;
	
	A tradição; a confusão; a enfiteuse; a compensação; a propriedade; e, a transcrição do título no registro imobiliário;
	
	Os encargos e tributos que incidirem sobre imóvel que esteja sob o regime de exercício do direito de superfície permanecerão a cargo do proprietário e não do superficiário.
	
	A propriedade; a tradição; a compensação; o usufruto; a locação; o usucapião; a descoberta; a posse direta; a disposição; o espaço aéreo, o subsolo; e, a acessão.
	 
	A propriedade; a superfície; as servidões; o usufruto; o uso; a habitação; o direito do promitente comprador do imóvel; o penhor; a hipoteca; e, a anticrese;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703410543)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com inferências do Código Civil, marque a única alternativa que caracteriza a posse justa no ordenamento jurídico:
		
	
	A posse clandestina, mas que de alguma forma se tornou precária;
	 
	A posse mansa e pacífica;
	
	A posse obtida as escondidas;
	
	A posse violenta;
	
	A posse obtida mediante o abuso de confiança.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703410318)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/AP) Sobre a posse e os direitos do possuidor, é CORRETO afirmar: I. O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manterse ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse. II. Os frutos naturais e industriais reputam-se colhidos e percebidos, logo que são separados; os civis reputam-se percebidos dia por dia. III. Ao possuidor de má-fé serão ressarcidas somente as benfeitorias necessárias; não lhe assiste o direito de retenção pela importância destas, nem o de levantar as voluptuárias. IV. As benfeitorias não se compensam com os danos e não dão direito ao ressarcimento mesmo quando não mais existirem ao tempo da evicção. V. Considera-se possuidor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro conserva a posse em nome deste e em cumprimento de suas ordens ou instruções. Está correto o que consta APENAS em
		
	 
	I, II e III.
	
	II, III e V.
	
	I, IV e V.
	
	III, IV e V.
	
	II, III e IV.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703410812)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com a ajuda de homens armados, Francisco invade determinada fazenda e expulsa dali os funcionários de Gabriel, dono da propriedade. Uma vez na posse do imóvel, Francisco decide dar continuidade às atividades agrícolas que vinham sendo ali desenvolvidas (plantio de soja e de feijão). Três anos após a invasão, Gabriel consegue, pela via judicial, ser reintegrado na posse da fazenda. Quanto aos frutos colhidos por Francisco durante o período em que permaneceu na posse da fazenda, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, e não tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio
	
	Francisco tem direito à metade dos frutos colhidos, devendo restituir a outra metade a Gabriel.
	
	Francisco tem direito à metade dos frutos colhidos, devendo restituir a outra metade a Gabriel, abatido o valor gasto com a produção e custeio.
	 
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, mas tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio.
	
	Francisco tem direito aos frutos percebidos durante o período em que permaneceu na fazenda
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703410183)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	 
(OAB 2009/1) Quanto ao instituto da posse, a lei civil estabelece que:
 
		
	
	O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-fé indenizará sempre pelo valor de custo.
	
	o possuidor de má-fé tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias, assistindo-lhe o direito de retenção pela importância destas.
	
	a posse pode ser adquirida por terceiro sem mandato, independentemente de ratificação do favorecido.
	
	obsta à manutenção ou à reintegração da posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.
	 
	é assegurado ao possuidor de boa-fé o direito à indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis. Quanto às voluptuárias, estas, se não forem pagas, poderão ser levantadas, desde que não prejudiquem a coisa.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703410676)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TRF-2ª Região ¿ CESPE ¿ Juiz Federal ¿ 2011) Assinale a opção correta, considerando a função social da propriedade e seus consectários.
		
	
	De acordo com entendimento do STJ, é impossível a revogação de cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade impostas por testamento em imóvel, com base no princípio da função social da propriedade.
	
	A edificação compulsória da propriedade urbana que não cumpria sua função social não se transfere ao novo adquirente do imóvel.
	
	A desapropriação-sanção, aplicada à propriedade urbana que não cumpra sua função social, tem por finalidade transferir permanentemente o imóvel ao Poder Público.
	 
	Uma das diretrizes do plano diretor, instrumento necessário ao cumprimento da função social da propriedade urbana, consiste em impedir a inadequada utilização do imóvel e a retenção especulativa que interfiram nos projetos de desenvolvimento urbano.
	
	Nos casos de desatendimento da função social da propriedade em áreas urbanas com mais de vinte mil habitantes, a imposição de imposto sobre a propriedade territorial urbana progressivo independe da existência de plano diretor, ao contrário do que ocorre com a edificação compulsória e a desapropriação-sanção.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703410544)
	Acerto: 0,2/ 0,2
	(2015/FCC /TJAL) A posse direta de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de algum direito
		
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, bem como defender a sua posse contra o que teve posse direta.
	
	pessoal ou real anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, não podendo, porém, defender sua posse contra o que teve posse direta.
	
	real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá, se a posse direta advier de direito pessoal.
	 
	pessoal ou real não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
	
	pessoal não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto, mas esse mesmo direito não terá se a posse direta advier de direito real.

Continue navegando