Buscar

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Prévia do material em texto

ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Adote com responsabilidade. Animal não é brinquedo! Sim, ele dá trabalho!
1. A Responsabilidade é sua:
Ele depende inteiramente de seu tutor para se alimentar, praticar exercícios e estar com boa saúde. Se você não deseja e/ou não pode bancar gastos com comida, vacinas, castração, veterinário, remédios, banho, tosa, entre outros, não tenha um cão. Se você não quer limpar cocô, xixi e vômito, então, não tenha um cão.
Nunca, em hipótese alguma, haja por impulso, pois o pet sentirá demais a sua falta se um dia for abandonado, além de ser um crime enquadrado pela lei.
2. Alimentação:
Entre o primeiro e o segundo mês completo de vida, o cão já pode consumir ração. Ao serví-la, primeiro coloque o pote em frente ao cão no horário que achar adequado alimentá-lo. Caso ele não consiga comer, tente umedecer a ração com um pouco de água para ficar mais palatável e apetitosa ao cão. Até o 12 mês de vida deve-se fornecer ração para filhotes
3. Vermifugação: 
A vermifugação deve ser feita com 30 dias de vida, repetindo a dose após 15 dias. Após o animal se tornar adulto, recomenda-se repetir a vermifugação anualmente. Lembra-se de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal (vide bula).
4. Vacinação:
Vacinar o animal previne que ele adquira várias doenças perigosas e fatais.
-PRIMEIRA DOSE: Em torno de 45 a 60 dias de idade deve tomar a vacina polivalente (V10 protege contra 10 doenças)
-SEGUNDA DOSE: 30 dias após a primeira dose, deve tomar a segunda dose da V10
-TERCEIRA DOSE: 30 dias após a segunda dose, deve tomar a terceira dose da V10
-ANTIRRÁBICA: 30 dias após o terceira e última dose da V10, deve tomar a vacina contra raiva (dose única)
5. Prevenção de pulgas e carrapatos:
Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido (produtos para filhotes são diferentes dos produtos para adultos) e a frequência dependerá da exposição aos parasitas
6. Castração:
Além de prevenir crias indesejáveis, preveni tumor de mama, demarcação de território e diminui agressividade. Animais estão aptos a castração a partir do 7° mês de vida.

Continue navegando