Logo Passei Direto
Buscar

Educação Ambiental - UNIP II

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

A partir de 1995 a ONU passou a organizar um encontro anual entre os representantes de diversos países do mundo, chamado de Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP.
Assinale a alternativa que não está relacionada à COP.
a. Seu propósito é realizar negociações e definir metas para a redução dos gases de efeito estufa. A COP 1 ocorreu em Berlim e a COP 2, em 1996, em Genebra. Esses encontros, mais do que trazer novos acordos, servem para acompanhar a implementação de propostas da RIO-92.
b. A COP 3, em 1997, ocorreu no Japão, em Kyoto, e resultou em novas propostas de conduta ambiental por parte dos países integrantes do grupo, reunidas no documento chamado de “Protocolo de Kyoto”, que define metas de redução de emissão de gases que agravam o efeito estufa para os países ricos. O protocolo entrou em vigor em 2005.
c. Em 2015, foi realizada, em Paris, a COP 21, que teve como tema principal o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Foi firmado o Acordo de Paris, no qual as nações ricas, exclusivamente, se uniram no combate às mudanças climáticas.
d. Ao todo, 195 países membros da Convenção do Clima da ONU e a União Europeia ratificaram o documento. O objetivo a longo prazo do acordo é manter o aquecimento global abaixo de 2º C, ponto considerado crucial, a partir do qual muitos cientistas afirmam que o planeta estaria condenado a um futuro devastador, com elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos (como secas, tempestades e enchentes) e escassez de água e alimentos.
e. Em junho de 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída do Acordo Climático de Paris, afetando significativamente o acordo, já que os EUA são um dos principais emissores de gases do efeito estufa. A decisão foi intensamente criticada pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global.

Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira estrutura-se de forma a contestar a educação tradicional.
Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.
a. As práticas devem propor uma observação sensível e crítica do ambiente, incentivando a reflexão e a busca de soluções para os problemas identificados. Tendo em vista formar um cidadão observador, questionador, crítico, reflexivo, cooperativo, íntegro e ético.
b. Espera-se que o educador leve em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, já que eles têm fácil acesso à informação nos livros e principalmente na internet. Neste caso, o papel primordial é organizar as informações colhidas pelos educandos.
c. Os educadores devem enfatizar os valores ambientais a seus educandos, prescrevendo códigos de comportamentos socialmente desejáveis.
d. O foco do educador deve ser a gestão ambiental, ou seja, uma educação para a conservação dos recursos naturais, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade.
e. Busca solucionar problemas ambientais de acordo com normas estabelecidas, bem como mecanismos que integrem “desenvolvimento econômico com manejo sustentável de recursos naturais”. A principal característica é a mudança de comportamento individual por meio da quantidade de informações e leis que surgem como soluções prontas.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
a. Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
b. Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
c. Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
d. A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais.
e. Em relação à Educação Ambiental pragmática, a ênfase é a mudança de comportamento individual por meio de informações, leis e projetos governamentais.

Entre as proposições seguintes, qual delas se refere ao desastre ambiental que ocorreu no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
a. Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associado ao aumento da utilização de carvão para calefação houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
b. Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
c. Foi um episódio ocorrido em 1930, de inversão térmica, que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidade e um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
d. Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
e. Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.

Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade (T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que: I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos. II - Na_______________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns. III - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares. Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
a. M, T, I.
b. T, M, I.
c. T, I, M.
d. I, M, T.
e. M, I, T.

“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”.
Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual evento?
a. ECO-92.
b. Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
c. Rio +10.
d. Conferência de Estocolmo.
e. Clube de Roma.

Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus educandos (de suas opiniões, verdades e anseios). A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos? Marque a resposta correta.
a. Pragmática.
b. Conservadora.
c. Crítica.
d. Tradicional.
e. Montessoriana.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A partir de 1995 a ONU passou a organizar um encontro anual entre os representantes de diversos países do mundo, chamado de Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP.
Assinale a alternativa que não está relacionada à COP.
a. Seu propósito é realizar negociações e definir metas para a redução dos gases de efeito estufa. A COP 1 ocorreu em Berlim e a COP 2, em 1996, em Genebra. Esses encontros, mais do que trazer novos acordos, servem para acompanhar a implementação de propostas da RIO-92.
b. A COP 3, em 1997, ocorreu no Japão, em Kyoto, e resultou em novas propostas de conduta ambiental por parte dos países integrantes do grupo, reunidas no documento chamado de “Protocolo de Kyoto”, que define metas de redução de emissão de gases que agravam o efeito estufa para os países ricos. O protocolo entrou em vigor em 2005.
c. Em 2015, foi realizada, em Paris, a COP 21, que teve como tema principal o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Foi firmado o Acordo de Paris, no qual as nações ricas, exclusivamente, se uniram no combate às mudanças climáticas.
d. Ao todo, 195 países membros da Convenção do Clima da ONU e a União Europeia ratificaram o documento. O objetivo a longo prazo do acordo é manter o aquecimento global abaixo de 2º C, ponto considerado crucial, a partir do qual muitos cientistas afirmam que o planeta estaria condenado a um futuro devastador, com elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos (como secas, tempestades e enchentes) e escassez de água e alimentos.
e. Em junho de 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída do Acordo Climático de Paris, afetando significativamente o acordo, já que os EUA são um dos principais emissores de gases do efeito estufa. A decisão foi intensamente criticada pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global.

Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira estrutura-se de forma a contestar a educação tradicional.
Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.
a. As práticas devem propor uma observação sensível e crítica do ambiente, incentivando a reflexão e a busca de soluções para os problemas identificados. Tendo em vista formar um cidadão observador, questionador, crítico, reflexivo, cooperativo, íntegro e ético.
b. Espera-se que o educador leve em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, já que eles têm fácil acesso à informação nos livros e principalmente na internet. Neste caso, o papel primordial é organizar as informações colhidas pelos educandos.
c. Os educadores devem enfatizar os valores ambientais a seus educandos, prescrevendo códigos de comportamentos socialmente desejáveis.
d. O foco do educador deve ser a gestão ambiental, ou seja, uma educação para a conservação dos recursos naturais, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade.
e. Busca solucionar problemas ambientais de acordo com normas estabelecidas, bem como mecanismos que integrem “desenvolvimento econômico com manejo sustentável de recursos naturais”. A principal característica é a mudança de comportamento individual por meio da quantidade de informações e leis que surgem como soluções prontas.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
a. Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
b. Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
c. Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
d. A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais.
e. Em relação à Educação Ambiental pragmática, a ênfase é a mudança de comportamento individual por meio de informações, leis e projetos governamentais.

Entre as proposições seguintes, qual delas se refere ao desastre ambiental que ocorreu no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
a. Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associado ao aumento da utilização de carvão para calefação houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
b. Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
c. Foi um episódio ocorrido em 1930, de inversão térmica, que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidade e um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
d. Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
e. Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.

Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade (T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que: I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos. II - Na_______________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns. III - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares. Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
a. M, T, I.
b. T, M, I.
c. T, I, M.
d. I, M, T.
e. M, I, T.

“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”.
Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual evento?
a. ECO-92.
b. Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
c. Rio +10.
d. Conferência de Estocolmo.
e. Clube de Roma.

Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus educandos (de suas opiniões, verdades e anseios). A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos? Marque a resposta correta.
a. Pragmática.
b. Conservadora.
c. Crítica.
d. Tradicional.
e. Montessoriana.

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A partir de 1995 a ONU passou a organizar um encontro anual entre os representantes de diversos países do mundo, chamado de Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP.
Assinale a alternativa que não está relacionada à COP.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Em 2015, foi realizada, em Paris, a COP 21, que teve como tema principal o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Foi firmado o Acordo de Paris, no qual as nações ricas, exclusivamente, se uniram no combate às mudanças climáticas.
	Respostas:
	a. 
Seu propósito é realizar negociações e definir metas para a redução dos gases de efeito estufa. A COP 1 ocorreu em Berlim e a COP 2, em 1996, em Genebra. Esses encontros, mais do que trazer novos acordos, servem para acompanhar a implementação de propostas da RIO-92.
	
	b. 
A COP 3, em 1997, ocorreu no Japão, em Kyoto, e resultou em novas propostas de conduta ambiental por parte dos países integrantes do grupo, reunidas no documento chamado de “Protocolo de Kyoto”, que define metas de redução de emissão de gases que agravam o efeito estufa para os países ricos. O protocolo entrou em vigor em 2005.
	
	c. 
Em 2015, foi realizada, em Paris, a COP 21, que teve como tema principal o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Foi firmado o Acordo de Paris, no qual as nações ricas, exclusivamente, se uniram no combate às mudanças climáticas.
	
	d. 
Ao todo, 195 países membros da Convenção do Clima da ONU e a União Europeia ratificaram o documento. O objetivo a longo prazo do acordo é manter o aquecimento global abaixo de 2º C, ponto considerado crucial, a partir do qual muitos cientistas afirmam que o planeta estaria condenado a um futuro devastador, com elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos (como secas, tempestades e enchentes) e escassez de água e alimentos.
	
	e. 
Em junho de 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída do Acordo Climático de Paris, afetando significativamente o acordo, já que os EUA são um dos principais emissores de gases do efeito estufa. A decisão foi intensamente criticada pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: O Acordo de Paris foi firmado por nações ricas e pobres, e não por nações ricas exclusivamente.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao analisar a formação de educadores ambientais com base nos trabalhos de Paulo Freire, autor muito discutido e debatido em nosso país, avaliamos que a produção teórica da Educação Ambiental brasileira estrutura-se de forma a contestar a educação tradicional.
Assinale a proposição que mais se enquadra nesse tipo de educação proposta por Freire.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As práticas devem propor uma observação sensível e crítica do ambiente, incentivando a reflexão e a busca de soluções para os problemas identificados. Tendo em vista formar um cidadão observador, questionador, crítico, reflexivo, cooperativo, íntegro e ético.
	Respostas:
	a. 
As práticas devem propor uma observação sensível e crítica do ambiente, incentivando a reflexão e a busca de soluções para os problemas identificados. Tendo em vista formar um cidadão observador, questionador, crítico, reflexivo, cooperativo, íntegro e ético.
	
	b. 
Espera-se que o educador leve em consideração os conhecimentos prévios dos educandos, já que eles têm fácil acesso à informação nos livros e principalmente na internet. Neste caso, o papel primordial é organizar as informações colhidas pelos educandos.
	
	c. 
Os educadores devem enfatizar os valores ambientais a seus educandos, prescrevendo códigos de comportamentos socialmente desejáveis.
	
	d. 
O foco do educador deve ser a gestão ambiental, ou seja, uma educação para a conservação dos recursos naturais, tanto em relação à qualidade quanto à quantidade.
	
	e. 
Busca solucionar problemas ambientais de acordo com normas estabelecidas, bem como mecanismos que integrem “desenvolvimento econômico com manejo sustentável de recursos naturais”. A principal característica é a mudança de comportamento individual por meio da quantidade de informações e leis que surgem como soluções prontas.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: Paulo Freire, conceituado teórico da área da educação, rebateu o modo tradicional da educação e seus estudos nos auxiliam a pensar numa perspectiva de autonomia cidadã, que propõe a educação libertadora, no sentido de que podemos transformar a realidade que ora encontramos. Todas as outras proposições não se enquadram no pensamento de Freire por serem demasiadamente radicais ao tornarem as relações fragmentadas, considerando como correto apenas um aspecto da educação, sem conseguir enxergá-la como um todo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Tomando como base os contextos estudados, qual a significação que a década de 70 teve para a Educação Ambiental?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Na década de 70 a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
	Respostas:
	a. 
Na década de 70 foi criado um documento de muita relevância para a Educação Ambiental e para a Educação Básica, denominado Limites do crescimento.
	
	b. 
Na década de 70 o brasileiro Paulo Nogueira Neto elaborou o documento intitulado Nosso futuro comum, que trouxe pela primeira vez a ideia de comportamento pró-ambiental.
	
	c. 
Na década de 70 a questão ambiental emerge como problema mundial significativo.
	
	d. 
Na década de 70 são criadas políticas públicas em prol da Educação Ambiental no mundo todo, especialmente na América do Sul.
	
	e. 
Na década de 70 acontece a 3ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, evento que muito contribuiu para a ascensão da visibilidade dos problemas ambientais e apresentou pela primeira vez a ideia de desenvolvimento sustentável.
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: Na década de 70 aconteceu a Primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano em Estocolmo, e foi a partir desta conferência, seguida de outras tantas, que o problema ambiental tomou corpo e forma, ganhando visibilidade no mundo. O relatório Limites do Crescimento foi um documento criado a partir do Clube de Roam em 68. O relatório Nosso futuro comum é elaborado em 87. A 3ª Conferência aconteceu em 2002.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	 A figura a seguir representa o contexto de qual tipo de relação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
	Respostas:
	a. 
A relação humana com o ambiente.
	
	b. 
A relação ambiental com a sociedade.
	
	c. 
As relações do meio ambiente com o passado e o futuro do homem.
	
	d. 
As relações entre história e ambiente.
	
	e. 
O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: A alternativa E representa o ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária. Neste contexto, a ciência, as tecnologias, a industrialização e o interesse econômico se constituíram no conjunto que alimenta o ciclo de desenvolvimento que engloba trabalho, renda, consumo e produção.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo o livro-texto, o que aconteceu em 1973 e nas décadas de 80 e 90 no que diz respeito à Educação Ambiental no Brasil?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Em 1973, a Educação Ambiental aparece no Brasil e é nas décadas de 80 e 90 que ela ganha maior força.
	Respostas:
	a. 
Em 1973, a Educação Ambiental aparece no Brasil e é nas décadas de 80 e 90 que ela ganha maior força.
	
	b. 
Em 1973, a Educação Ambiental perde sua força, e nas décadas de 80 e 90 quase não se fala mais nela no Brasil.
	
	c. 
Em 1973, a Educação Ambiental passa a ser considerada uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio, e nas décadas de 80 e 90, também em todos os anos e séries da educação básica.
	
	d.Nas décadas de 80 e 90, a Educação Ambiental aparece pela primeira vez no Brasil. No entanto, descobre-se mais tarde que, em 1973, ela já existia em alguns estados do norte brasileiro.
	
	e. 
Em 1973, a Educação Ambiental perde sua visibilidade, começando a ser abordada novamente apenas nas décadas de 80 e 90.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: Apenas a alternativa A está correta.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
	Respostas:
	a. 
Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
	
	b. 
Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
	
	c. 
Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
	
	d. 
A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais.
	
	e. 
Em relação à Educação Ambiental pragmática, a ênfase é a mudança de comportamento individual por meio de informações, leis e projetos governamentais.
	Feedback da resposta:
	Resposta: A
Comentário: A alternativa “A” está errada, pois apresenta o conceito de Educação Ambiental Conservadora.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre as proposições seguintes, qual delas se refere ao desastre ambiental que ocorreu no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
	Respostas:
	a. 
Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associado ao aumento da utilização de carvão para calefação houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
	
	b. 
Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
	
	c. 
Foi um episódio ocorrido em 1930, de inversão térmica, que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidade e um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
	
	d. 
Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
	
	e. 
Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: As outras proposições fazem menção a outros acidentes ocorridos em várias partes do mundo.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade (T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que:
I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos.
II - Na_______________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns.
III - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares.
Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
M, I, T.
	Respostas:
	a. 
M, T, I.
	
	b. 
T, M, I.
	
	c. 
T, I, M.
	
	d. 
I, M, T.
	
	e. 
M, I, T.
	Feedback da resposta:
	Resposta: E
Comentário: Apenas a alternativa E faz a relação de forma correta.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	“Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”.
Referimo-nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual evento?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
	Respostas:
	a. 
ECO-92.
	
	b. 
Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
	
	c. 
Rio +10.
	
	d. 
Conferência de Estocolmo.
	
	e. 
Clube de Roma.
	Feedback da resposta:
	Resposta: B
Comentário: As metas descritas no texto foram traçadas em Tibilisi em 1977.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Tal concepção exige uma nova postura do educador: ser um mediador, e não mais um transmissor de conhecimentos, ser um profissional aberto ao diálogo, à escuta de seus educandos (de suas opiniões, verdades e anseios).
A qual concepção de Educação Ambiental nos referimos? Marque a resposta correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Crítica.
	Respostas:
	a. 
Pragmática.
	
	b. 
Conservadora.
	
	c. 
Crítica.
	
	d. 
Tradicional.
	
	e. 
Montessoriana.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta: C
Comentário: As demais alternativas referem-se a outras concepções de educação ambiental ou da educação.  Aprender juntos, observando, pesquisando, refletindo e dialogando são características da Educação Ambiental crítica.

Mais conteúdos dessa disciplina