Buscar

Sistema de Abastecimento em Unidades de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA SAÚDE UAB/PNAP/UFPR
(Modalidade a Distância)
Curso de Gestão da Saúde – Polo Curitiba
Tutor: 
Disciplina: Gestão Logística em Saúde
Unidade: 1
Atividade: 1
Aluna: 
Título: Sistema de Abastecimento
1. Considerando o sistema de abastecimento, quais são os quatro subsistemas nos quais ele se estrutura? Existe um subsistema mais importante que os demais? Em caso afirmativo, aponte qual e explique-o resumidamente.
	Os subsistemas dividem-se em: Seleção/Uso; Controle/Acompanhamento; Compras/Aquisição; Guarda e Distribuição. Esse sistema é considerado lógico, pois um subsistema não funciona se o imediatamente anterior não existir.
	Penso que todos os sistemas são importantes e refletem no funcionamento do imediatamente seguinte e consequentemente no final do ciclo, com o desabastecimento total do serviço ou com estoque cheio, porém de materiais sem utilização real. Nesse sentido, após a leitura do material, penso que apesar do subsistema de seleção/uso ser o planejamento inicial dessa lógica, e, ser de bastante importância no que tange à qualidade do material e assim, na qualidade da assistência, vejo a etapa de controle/acompanhamento como a mais importante dentro dessa lógica de abastecimento. Desse subsistema parte-se para os demais, pois o controle permite dizer o quanto se pode trabalhar com aquele material específico que é utilizado na unidade, e se não há um controle correto, tem-se a possibilidade de desabastecimento. Por isso, nessa etapa também existe um planejamento que está ligado ao cálculo da entrada e saída de insumos (nível de estoque) e assim estima-se o consumo mensal e os prazos de reabastecimento etc. Então, vejo como um subsistema que necessita de uma atenção a mais, pois está ligado a diferentes variáveis que podem influenciar na qualidade da assistência ao paciente no final do processo.
2. O que seria necessário, hoje, para o gestor elaborar uma LBM em uma unidade de saúde? Cite 5 passos básicos para sua elaboração.
	Primeiramente estabelecer uma comissão permanente de padronização de materiais/insumos, com profissionais de diferentes categorias para fazer a avaliação da composição da lista, que tenha materiais/insumos realmente utilizados pela unidade/serviço de saúde. Após isso, conhecer as atividades de todas as unidades/serviços de saúde para saber o que está sendo utilizado e, com essas informações, estabelecer quais os materiais/insumos são básicos à manutenção de todas as unidades e quais são específicos de cada serviço. A comissão deve estabelecer critérios para inclusão e exclusão de materiais a partir do uso destes pelos profissionais nas atividades diárias. Por isso, na lista devem existir informações sobre a qualidade desses materiais, e claro, baseadas nas normas brasileiras de qualidade.
	Esse é um processo complexo e exige várias etapas para implementação e implantação da LBM, mas entendo que um profissional qualificado e com experiência nessa área deve ser prioridade na gestão de materiais/insumos.
3. Considerando o que vimos nesta Unidade e a sua experiência, quem você escolheria para constituir, mesmo informalmente, uma comissão permanente de padronização de materiais e insumos?
	Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas.
4. Qual a primeira ação que você deve adotar como gestor de estoques para programar e acompanhar a movimentação de materiais/insumos da sua unidade?
	Fazer um levantamento do que é realmente utilizado nas unidades, planejar o material a ser comprado e manter um local de guarda e estoque adequado, com um sistema de controle digitalizado e recursos humanos responsáveis e qualificados para executar o trabalho da forma correta.
REFERÊNCIA
AZEVEDO NETO, F. P. B.; SILVA, W. L. M.; LUIZA, V. L. Gestão logística em saúde – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2014. 94 p.

Continue navegando