Buscar

Ativ 2 literatura Infantil

Prévia do material em texto

· 
	Além da magia que os contos de fadas carregam, obstáculos e adversidades antecedem a conquista presente nos finais felizes, criando em seus leitores o sentimento de bom x mau, perda x ganho, que fazem com que o leitor identifique emoções da vida real, como conflitos e limitações. Da mesma forma que apresentam a viabilidade em resolver obstáculos cotidianos.
Levando em consideração o exposto, trabalhar com histórias durante a alfabetização visa:
 
1. Expandir o repertório linguístico.
2. Ensinar sobre os artistas e obras cânones.
3. Contribuir para o hábito da leitura, bem como da escrita.
4. Estimular a imaginação e a criatividade dos leitores.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os contos de fadas possuem vastas possibilidades de abordagem de ensino, colaborando tanto com a expansão do repertório linguístico, quanto para o estímulo do imaginário e da criatividade, bem como para o encorajamento do hábito da leitura e escrita.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os contos de fadas contribuem fortemente para o desenvolvimento de seus leitores, tanto em seu imaginário como em sua evolução social. Sobre os contos de fada, considere as seguintes afirmativas.
1. Os contos de fadas instigam a curiosidade das crianças, mas inibem sua criatividade imaginativa, pois resolvem todos os questionamentos no decorrer das histórias`.
2. Os contos de fadas inspiram a consolidação de uma personalidade mais criativa, sensível e até mesmo crítica, levando em consideração as interpretações de viés social a que podem ser estimuladas.
3. Os contos de fadas podem apresentar significados mais profundos que a própria vida adulta poderia ensinar, desta forma é necessário deixar que os leitores façam suas próprias análises dessas histórias.
4. Os contos de fadas não possuem um papel tão importante na vida escolar das crianças, servindo apenas como instrumento de distração e letramento.
 
Considerando as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III
	Resposta Correta:
	 
II e III
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Com suas histórias fantásticas, suas adversidades e vitórias, os contos de fadas são instrumentos importantes na criação da personalidade, como senso crítico e percepção de mundo em seus leitores. Por isso, é imprescindível deixar que o pequeno leitor tire suas próprias percepções do texto lido, refletindo sobre o conteúdo e os possíveis significados.
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] seus contos são mais voltados aos vícios e às virtudes do ser humano, colocando as personagens de suas estórias em dilemas substanciais”.
 
MARTINS, M. A. S. R.; REIS, G. M. Os contos de fada e sua contextualização: os clássicos e a indústria cultural. Cadernos do Aplicação , Porto Alegre, v. 27/28, p. 139-149, jan.-dez. 2014/2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/43945>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Considerando a citação apresentada e os seus conhecimentos sobre Literatura Infantil, de que autor(es) estamos nos referindo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Irmãos Grimm.
	Resposta Correta:
	 
Hans Christian Andersen.
 
 
 
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta, pois não corresponde ao autor que o trecho se refere, visto que, diferente de Perrault e dos Irmãos Grimm, as narrativas de Hans Christian apresentavam situações reais, muitas delas refletiam a história de vida do autor, já que quando criança era triste, se considerava feio, esquisito etc., além disso nem todas as histórias apresentavam um final feliz e um “viveram felizes para sempre”. Esopo dedicou-se na escrita de fábulas, já Monteiro Lobato é um autor de literatura fantástica.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“A produção dos contos de Andersen não se restringiu a coleta e reconto das narrativas da cultura popular, como foi o caso de Perrault e dos Irmãos Grimm. Hans Christian criou a maioria dos contos que escreveu”.
 
VAGULA, V. K. B.; SOUZA, R. J. A morte na literatura infantil de Hans Christian Andersen. Caderno Seminal Digital , ano 21, n. 23, v. 1, jan./jun, 2015, p. 324.
 
A respeito da produção contística do dinamarquês Hans Andersen Christian, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Apesar do reconhecimento como contista, a primeira publicação de Hans Christian Andersen foi um romance.
II. O romantismo influenciou a produção de Andersen, pois é possível observar amores platônicos, decepções amorosas e grande emotividade em seus contos.
III. A vida pessoal de Andersen refletiu em seus contos, sendo possível perceber uma atmosfera trágica e triste, em decorrência de sua infância.
IV. Os contos de Andersen são de sua autoria, a partir de sua imaginação e de suas vivências. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Todas as afirmativas estão corretas (V, V , V e V). Hans Christian Andersen nasceu em um berço pobre na Dinamarca, teve uma educação precária e com muito custo e ajuda de amigos conseguiu ingressar em uma Universidade. É um autor de muitos gêneros literários, publicou antes dos contos de fadas um romance, que foi traduzido para o alemão. Foi no romantismo que este autor desenvolveu a sua obra, sofrendo influência desse movimento, principalmente no que se refere às temáticas, como o amor idealizado e não concretizado, a decepção amorosa etc., como acontece no conto A pequena sereia . Seus contos de fadas não são de tradição oral, são frutos de sua imaginação.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
Os contos dos Irmãos Grimm assumem uma herança antiga e são eles próprios uma herança deixada às gerações vindouras. Trata-se de um legado que continuará a desafiar-nos desde a simples palavra que o designa.
 
NOGUEIRA, C. O método editorial dos Irmãos Grimm. Fênix, Revista de História e Estudos Culturais , v. 10, ano X, n. 1, Jan./Jun. 2013. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>. Acesso em: 30 abr. 2019.
 
Considerando o exposto sobre a produção e o legado das histórias compiladas pelos Irmãos Grimm, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Coletaram, junto à população, narrativas maravilhosas, transcreveram e adaptaram, resultando em uma obra voltada ao público infantil.
	Resposta Correta:
	
Coletaram, junto à população, narrativas maravilhosas, transcreveram e adaptaram, resultando em uma obra voltada ao público infantil.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os contos de fadas como eram voltados aos adultos necessitavam de um refinamento, a fim de retirar cenas de violência e de cunho sexual. Assim, após adaptação, as histórias destinavam-se ao público infantil.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
“Histórias que antes haviam sido vistas como vulgares e grosseiras, com efeitos grotescos e burlescos, foram implantadas no centro de uma nova cultura literária, uma cultura que pretendia socializar, civilizar e educar crianças. Nas estripulias, fugas, aventuras, e romances rocambolescos dos personagens dos contos de fadas, Perrault encontrou uma maneira de ensinar o que importa e como consegui-lo”.
 
TATAR, M. Contos de Fadas: 
edição comentada e ilustrada. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 355.
 
Com base no trecho apresentado no elemento-base junto aos seus conhecimentos sobre Literatura Infantil, de que modo podemos aproveitar os contos em sala de aula? Analise as afirmativas a seguir.
 
I.  Para a promoção de reflexão sobre valores.
II. Para conhecer o pensamento e a organização social de outras épocas.
III. Para estimular a imaginação, além de despertar o interesse pela leitura.
IV. Para a promoção de um encontro com diferentes povos e períodos históricos. 
Assinale a alternativaque apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O contato com os contos de fadas permite que o professor promova reflexões, estimule a imaginação e a criatividade de seus alunos, além de apresentá-los um mundo diferente de sua realidade, visto que as sociedades eram organizadas de outras formas, as pessoas tinham outra visão de mundo e costumes distintos.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“[...] desenvolvem seus argumentos dentro de uma magia feérica (reis, rainhas, príncipes, fadas, bruxas, gigantes, tempo e espaço fora da realidade conhecida, etc.) e têm como eixo gerador uma problemática existencial expressada através de provas e obstáculos que precisam ser vencidos, como um verdadeiro ritual iniciático, para que o herói alcance sua auto-realização existencial, seja pelo encontro de seu verdadeiro eu, seja pelo encontro com a princesa, que encarna o ideal a ser alcançado”. 
 
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 19.
 
Dado o excerto apresentado e o conteúdo estudado ao longo da disciplina Literatura Infantil, estamos nos referindo a(ao):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Conto Maravilhoso.
	Resposta Correta:
	 
Conto Maravilhoso.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O conto maravilhoso corresponde a toda a situação que ocorre em um espaço/tempo indeterminado. Contém a presença do sobrenatural, que é por meio dele que o herói consegue vencer o mal e concluir sua jornada. Nos contos há uma série de fases que o herói deve passar: situação inicial, conflito, peripécias, perigos, surgimento do elemento mágico, resolução do conflito e desfecho.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Os contos proporcionam à criança e aos adultos a vivência de elementos mágicos e mitológicos, que não correspondem a uma realidade objetiva mas sim subjetiva. Por isso, fica-nos extremamente difícil e delicado estabelecer limites entre o real e o imaginário, já que os contos extraíram das fontes mitológicas e oníricas a essência que delineou seus motivos e temáticas caracterizadas como simbólicas [...]”.
 
PAIVA, M. B. F. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psicopedagógicas para crianças em idade pré escolar.  Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Estudos Avançados em Educação, Fundação Getúlio Vargas, 1990, p. 19.
 
A respeito das fontes que originaram os contos de fadas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) Os Irmãos Grimm ampliaram a antologia dos contos de fadas, por meio da coleta de narrativas antigas, guardadas na memória popular.
II. ( ) Os folcloristas alemães, diferente de Perrault, suavizavam os contos de fadas, atenuando ou retirando as cenas de crueldade e violência.
III. ( ) Por meio de uma pesquisa incansáveis nas bibliotecas dinamarquesas, os Irmão Grimm encontraram uma temática para os seus contos. 
IV. ( ) Os contos de fadas publicados pelos Grimm não são frutos da imaginação, são reflexos de crenças populares de muitos anos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  Por meio da compilação de história de tradição oral, a partir de uma pesquisa de campo em aldeias e pequenas cidades, os Irmãos Grimm contribuíram para a ampliação dos contos de fadas. Diferente de Perrault, os alemães fizeram um trabalho adaptando a linguagem, retirando cenas de violência, crueldade e sexualidade. Os irmãos Grimm não criaram narrativas, realizaram um trabalho de coleta e transposição escrita.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
Pode ser visto como um defensor dos menos privilegiados de sua época, apresentando personagens que abrem portas para as “fraquezas” da sociedade com suas características contraditórias de bom e mal, feio e bonito, em que gatos são corruptos e criadas se tornam princesas, que conquistam, por fim, um lugar na corte.
Considerando o exposto acima, juntamente com seus conhecimentos sobre a literatura infantil, a que autor estamos nos referindo? Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Charles Perrault.
	Resposta Correta:
	 
Charles Perrault.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Charles Perrault tratava, em suas histórias, de personagens que fugiam dos padrões da nobreza e se voltava ao mundo marginal dos mercadores, plebeus e criados, criando personagens astutos que se sobressaiam, conquistando um espaço que, na sociedade real, pertenceria apenas à nobreza.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] o
lançamento da coletânea dos irmãos Grimm, chamada de Kinder-und Hausmärchen, foi o momento decisivo para que o conto fosse revestido com o sentido de forma literária determinada. [...] os diversos desdobramentos que essa narrativa pode apresentar, tais como contos de fadas, de magia e fantasmagoria, narrativas para pequenos e grandes, histórias e anedotas”.
 
JOLLES, A. Formas simples . São Paulo: Cultrix, 1976, p. 181.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a produção literária dos Irmãos Grimm, é correto afirmar que:
1. Os contos popularescos que circulavam em aldeias e cidades pequenas da Alemanha foram reunidos e compilados.
2. Jacob Grimm e Wilhelm Grimm são contistas populares do universo infantil, sendo importantes pela compilação de histórias alemãs passadas de geração em geração.
3. As histórias dos Irmãos Grimm trazem por mote as contradições, ansiedades e fantasias de seus produtores.
4. Na França de Luís XIV, os contos oriundos da cultura popular foram compilados com o intuito de satisfazer as necessidades do período.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I e II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A produção contística dos Irmãos Grimm,  Jacob e Wilhelm, foi realizada por meio da coleta e compilação de histórias contadas pela população que residia em aldeias e cidades pequenas. Muitas narrativas eram passadas de geração em geração, mantendo viva a cultura, os mitos e as narrativas do povo alemão.

Continue navegando