Buscar

Resumo sobre Mamíferos

Prévia do material em texto

Resumo sobre Mamíferos
Introdução:
Os representantes desta classe ocorrem em quase todo globo terrestre, ocupando hábitats variados, incluindo a Antártida. Mamíferos são vistos em praticamente todas as ilhas, e em todos os mares e oceanos da Terra. Espécies marinhas podem ser encontradas a uma profundidade de até 1000 metros, enquanto mamíferos terrestres podem ser vistos do nível do mar até elevações acima dos 6500 metros.
Eles estão distribuídos em todos os biomas, incluindo a tundra, desertos, savanas e florestas. Espécies de várias famílias têm se adaptado ao modo de vida aquático em pântanos, lagos e rios. Eles estão presentes, tanto abaixo da superfície terrestre, espécies fossoriais, quanto acima dela, nos galhos das árvores no caso dos animais arborícolas, ou nos céus, através do vôo (morcegos).
Os mamíferos são caracterizados principalmente pela presença de glândulas mamárias (lactação) e pêlos, endotermia, grande desenvolvimento do neocórtex cerebral, mandíbula formada por um único osso (dentário), articulação esquamosal-dentário, três ossículos no ouvido médio e ossos turbinados. Apresentam também dois côndilos occipitais, diafragma muscular (que auxilia na ventilação pulmonar) e hemácias anucleadas, exceção apenas dos representantes da família Camelidae, que mantêm glóbulos vermelhos nucleados. O tegumento é rico em várias glândulas (e.g. sebáceas, sudoríparas, odoríferas). Vários anexos tegumentares podem estar presentes como garras, unhas, cascos, cornos, chifres, escamas, espinhos e placas dérmicas. Os dentes são grandes e variam em número, forma e função, e ao contrário de outros vertebrados são trocados apenas uma vez (difiodontia).
Os mamíferos possuem uma grande variação morfológica relacionada à diversidade de hábitos alimentares e modos de locomoção. Em relação ao tamanho, podemos encontrar desde o pequeno musaranho-pigmeu (Suncus estruscus) com cerca de três centímetros de comprimento e dois gramas de massa, até a grande baleia-azul (Balaenoptera musculus) com 30 metros de comprimento e chegando a pesar 190 toneladas, o maior mamífero já existente.

Continue navegando