Buscar

Resíduos solidos

Prévia do material em texto

Escola Estadual Professor Camilo Dias
Alunos: Huan; Gracyelle; Vanessa; Caio; Jandson e Ana beatriz
RESÍDUOS SÓLIDOS
 (
Boa vista-RR
) (
2020
)
Escola Estadual Professor Camilo Dias
Alunos: Huan; Gracyelle; Vanessa; Caio; Jandson e Ana beatriz
RESÍDUOS SÓLIDOS
Trabalho acadêmica apresentado ao Professor de Geografia da Escola Estadual Prof. Camillo Dias, a ser um meio de obtenção de nota e
Aperfeiçoamento.
Sumário
Introdução	3
Conceito	4
Classificação.
2. Prevenção e Redução	5
Reciclagem e reuso
Coleta e Tratamento
Destino final dos resíduos sólidos	6
Poluição Conclusão	7
Referências bibliográficas	8
Introdução
Os resíduos sólidos existem á muitos anos, mas se intensificou depois do processo de industrialização no qual desde desse tempo vem crescendo exponencialmente prejudicando o Brasil e o mundo.
Para cuidar do meio ambiente brasileiro o Brasil teve a iniciativa de criar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com o intuito de gerenciar os resíduos sólidos.
 (
Página 
3
)
Conceito
De acordo com a PNRS , os resíduos sólidos são definidos como toda matéria, substância, objeto ou bem descartado resultante da ação humana em sociedade. Estes podem se encontrar nos estados sólido ou semissólido, como gases contido em recipientes e líquidos sendo inviáveis de serem despejados em redes públicas de esgoto ou corpos d’água.
Classificação
Os resíduos sólidos se classificar pela localização da fonte geradora do lixo.
Atualmente existe 6 tipos:
· Resíduos domésticos:
Uma dessas origens é a urbana. São lixo gerado por residências, comércios, varrição de feiras, poda e capina.
· Resíduos de construção civil:
Eles surgem construção e demolição, o lixo é gerado por entulho, solos descartados, madeiras, latas de tintas, gesso entre outros. Segundo a ABRECON, esse lixo sólido representa 60% do produzido pelas cidades, sendo que 70% desse montante poderia ser reciclado.
· Resíduos industriais:
Resíduo proveniente de processos produtivos industriais e lodos dos tratamentos de efluentes fabris que pode ser gerado pelas mais diferentes indústrias como a química, alimentícia, têxtil, metalúrgica, automotiva, papelaria entre outras. E mais uma vez o Brasil falha por reciclar apenas 13% dos resíduos industriais.
· Resíduos hospitalares:
São os resíduos originários de ações médicas desenvolvidas em unidades de prestação de cuidados de saúde, como em atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e investigação.
· Resíduos radioativos:
São formados por resíduos com elementos químicos radioativos que não têm um propósito prático. São frequentemente um subproduto do processo nuclear, como a fusão nuclear.
· Resíduos eletrônicos:
São os equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. Esta definição inclui equipamentos como computadores, televisores, telefones, impressoras, tabletes, aparelhos de som, celulares, entre outros.
Prevenção e Redução
Os municípios e/ou responsáveis pelo tratamento do lixo da cidade devem buscar a não geração ou redução da quantidade gerada. A população deve ser incentivada a reduzir o lixo que coloca para ser levado. Fazer as pessoas pensam sobre o que consumir, como consumir e a quantidade consumida.
A prefeitura de Curitiba criou um programa onde irá dispostas dicas simples que vão desde o planejamento de comprar para posterior descarte até o não uso de copos descartáveis e também indicando coisas, como roupas, sapatos entre outros que podem ser doados ou reutilizados.
Reciclagem e Reuso
Os municípios também incentivando as pessoas a reciclagem e reuso de resíduo, um exemplo disso é o município de São Carlos que tem coleta seletiva, em 80% da cidade. E também tem modelo de reuso que são o óleo de cozinha que pode ser deixado em escola municipais para fazer sapão e bem como móveis velhos e restos de matérias de construção que podem ser levados para Ecopontos.
Coleta e Tratamento
Esse tipo de coleta é realizado em setores predeterminados, de acordo com a quantidade de resíduo gerado e a necessidade de recolhimento de cada região onde a Ambiental atua com esse serviço.
Em algumas cidades a ambiental ainda realiza o serviço de coleta em áreas rurais, que inclui áreas de preservação ambiental e rotas de turismo rural. Este serviço não inclui a coleta de terra, areia, entulho de obras públicas ou privadas e resíduos industriais perigosos.
Existe vários tipos de tratamento, sendo eles:
· Tratamento Mecânico:
É feito usando processos físicos em usinas de triagem para separar ou reduzir o tamanho dos resíduos.
· Tratamento Bioquímico:
É feita a quebra de moléculas maiores, dependendo da tecnologia utilizada. Como a decomposição da matéria é feita normalmente por seres vivos (bactérias e fungos).
· Tratamento Térmico:
Os resíduos recebem determinado calor (temperatura de reação) por determinado tempo (tempo de reação). O objetivo é a redução de volume com os processos físico- químicos.
Destino final dos resíduos sólidos
Para finalizar o processo, o resíduo sólido que não foi consumido pelos processos de tratamento segue para alguma das disposições finais: Lixões, aterro controlado ou aterro sanitário.
A legislação ambiental é bem rigorosa com relação à implantação e controle de aterros sanitários devido aos impactos gerados ao meio ambiente, principalmente quanto ao lençol freático e o solo
Poluição
O crescimento da população eleva ainda mais o aumento da produção que cada vez mais está se apressando para poder responder a demanda da população mundial. O que traz em sérios problemas com os resíduos sólidos que trazem impactos socioambientais diretos e indiscutíveis. Que são causadas pelos destinos final dos lixos que não teve o tratamento:
· O lixão:
É uma área de disposição final de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública.
· Aterro controlado:
É um local destinado à decomposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana.
· Aterro sanitário:
É uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.
Conclusão
Conclui-se, finalmente, que é preciso que haja uma consciência coletiva para a reutilização dos resíduos. Uma consciência ecológica que vislumbre desde o não- desperdício até o fato de se maltratar a natureza, através da exposição do meio ambiente aos resíduos sólidos urbanos. O destino final dado aos resíduos da forma como propõe a coleta seletiva, oferece integridade e qualidade ambiental. Sabe-se que estas estão intimamente ligadas à qualidade de vida do ser humano.
Referências bibliográficas
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/residuos-solidos- e-seus-impactos-socioambientais/49670 - acessando 28/02/2020
https://www.dinamicambiental.com.br/blog/reciclagem/entenda-funciona-processo- destinacao-final-residuos-solidos/ - acessando 28/02/2020
https://www.ambiental.sc/servicos/limpeza-urbana/coleta-de-residuos-solidos- comuns/ - acessando 28/02/2020
https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/voce-sabe-qual-a- diferenca-entre-reciclar-e-reutilizar - acessando 28/02/2020
https://www.eosconsultores.com.br/tratamento-de-residuos-solidos-no-brasil/ - acessando 29/02/2020
https://www.vgresiduos.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-classificacao-e- caracterizacao-dos-residuos/ - acessando 29/02/2020
https://www.vgresiduos.com.br/blog/residuos-solidos-o-que-sao-legislacao-a- respeito-e-como-destinar-e-tratar-corretamente/ - acessando 29/02/2020

Continue navegando