Buscar

Resenha Ética e Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Responsabilidade Social
 De acordo com os textos e vídeos apresentados na Disciplina “Ética e Responsabilidade Social e Profissional”, percebemos alguns conceitos sobre o que é de fato a ética, sua diferenciação com a moral e como a ética influencia a sociedade como um todo e sobremaneira as empresas e organizações.
 Para começarmos a entender os conceitos de ética, partimos do ponto de que a ética refere-se à reflexão das práticas morais; é o estudo das crenças, condutas e valores a fim de justificar ou não as práticas sociais cotidianas. Do ponto de vista social, a ética busca entender a melhor forma de convivência entre os seres humanos, de modo que haja uma relação harmônica entre os seres e seus espaços habitados. Vemos que a ética não pode ser compreendida como um conjunto de coisas a serem ou não realizadas, não se trata de uma “receita de bolo”, mas sim um campo aberto para reflexão e diálogo de como viver em sociedade.
 A moral por sua vez se refere às regras de conduta que são aplicadas a determinado grupo, a determinada cultura. Ela pode ser adquirida através da educação, da tradição e do cotidiano. Tais regras norteiam os julgamentos de cada indivíduo sobre como agir. Isto de acordo com o que foi previamente aceito como norma em determinado grupo. Quando falamos de moral, as definições do que é certo ou errado dependem do local onde a pessoa se encontra, da tradição e cultura. Percebemos então que a moral é variável dentro de contextos sociais e que sofre mudanças de acordo com que determinada sociedade acredita ou não. Como exemplo: as mulheres não podiam usar calças jeans, ter cabelo curto, era algo dado como imoral que com o passar do tempo e a mudança ideológica já é aceito como moral.
 Os conceitos de moral e ética podem ser confundidos, por uma estar relacionada e intrinsecamente ligada à outra. Contudo, o conceito de moral está mais associado a princípios normativos e dogmáticos que fazem distinção do que é certo ou errado, do que é bom ou mal enquanto que o conceito de ética relaciona-se com processos comportamentais. Nesse contexto é que a ética precisa estar cada vez mais atrelada às relações humanas e sociais como um todo, implicando na responsabilidade das organizações empresariais e institucionais. As empresas e suas relações são importantes na sociedade, é aí que a ética e a moral, de forma conjunta, entram para estabelecer certos parâmetros nessas entidades.
 Após o inicio do século XXI, surgem novos valores agregados as empresas, como o bem estar dos colaboradores, a preocupação com o meio ambiente e com a sociedade direta e indiretamente impactada por estas. As empresas que passam a se preocupar com tais questões, assumem um diferencial no mercado competitivo e surge assim uma necessidade de a Responsabilidade Social e Empresarial estar presente no processo de administrar as empresas. Os stakeholders passam a interiorizar as práticas e condutas éticas e refletir como suas ações podem afetar a sociedade. A ética passa a ser observada pelas empresas como uma aliada nas definições de condutas desejadas para seus colaboradores, inserindo valores morais específicos na cultura organizacional e norteando o que a organização almeja. 
 Conforme Nabo (2001) a empresa tem cada vez mais importância nos aspectos geográficos, econômicos e sociais e a ética deve estar presente na organização empresarial e nortear todo o processo de decisão. O autor acredita que não há distinção da ética empresarial e da ética geral. Ambas se tratam de apenas uma e se coexistem em diferentes contextos. Dessa forma, a Responsabilidade Social está diretamente ligada ao conceito de ética, pois é a partir dela que a empresa irá construir sua imagem de forma transparente e competente. No mundo global em que vivemos e com a velocidade das informações, de nada adianta uma empresa tentar assumir uma postura ética perante seus públicos, se de fato não agir eticamente. Vemos que o discurso ético agrega uma imagem positiva à organização e que as empresas que se voltam à responsabilidade social atraem mais clientes. É o caso de empresas brasileiras como Natura e Boticário que veiculam constantemente que a fabricação de seus produtos causa menor impacto na fauna e flora e na sociedade em geral e que elas optam por ações de reflorestamento.
 Percebemos então que quando uma organização decide ser socialmente responsável, ela irá se comprometer a trabalhar em prol do desenvolvimento humano de forma a minimizar os danos ambientais. A ética irá auxiliar a empresa a agir com uma comunicação transparente com os variados nichos, de forma que suas ações sejam legitimadas e não fiquem apenas nos estatutos empresariais. Dessa forma, a ética assume o papel de chave para a sustentabilidade- maneira como a sociedade irá preservar seus recursos naturais e ecossistemas e como suprirá suas necessidades.Portanto, a empresa ética contribui para o desenvolvimento econômico, para a preservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e da sociedade.
 Os programas de Responsabilidade Social e Empresarial contribuem para barrar práticas nocivas para a sociedade, como trabalho escravo, ausência de segurança, processos industriais poluidores, utilização de trabalho infantil, etc. A responsabilidade implica buscar a melhor forma de conciliar os objetivos da empresa com as demandas sociais. Algumas das diretrizes para a implantação da Responsabilidade Social nas organizações são: adotar valores e trabalhar com transparência, valorização dos funcionários e colaboradores; proteger clientes e consumidores; promoção da comunidade, proteção ao meio ambiente, entre outras.
 A empresa ética ganha confiança, credibilidade e clientes, agregando como conseqüência o lucro. Há assim uma nova mentalidade empresarial, uma preocupação crescente com a responsabilidade social e com condutas empresariais que acreditam que o lucro e eficiência podem ser combinados com valores como cidadania, preservação ambiental e a própria ética nos negócios. 
 As corporações socialmente responsáveis são prestigiadas pela própria sociedade e ganham um diferencial no mercado através das várias certificações e premiações, como o Certificado da Fundação ABRINQ, criado em 1995- Selo Empresa da Criança, que tem como objetivo reconhecer o engajamento empresarial na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Temos também o Certificado Internacional SA 8000 de responsabilidade social, que visa a um “trabalho decente” nas empresas e a Norma Internacional ISSO 26000, que implica um comportamento ético aliado à responsabilidade social e ambiental. 
 Influímos que as corporações através dos conceitos de moral e ética estabelecem sua visão e valores de modo a conceber melhores produtos e geram lucro aliando as boas práticas comerciais, o respeito aos meios de produção, o respeito ao meio ambiente e a valorização de seus colaboradores. Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por solidificar as bases para uma empresa de sucesso. Dado o nosso atual contexto global e os mecanismos de fiscalização das práticas empresariais, as empresas que não aderem aos valores éticos sucumbem ao fracasso de sua insignificância no mercado. Assim, ética e Responsabilidade Social são conceitos que se relacionam dinamicamente, são campos independentes, mas que precisam caminhar juntos.

Continue navegando