Buscar

Características da infecção odontogênica piogênica

Prévia do material em texto

Características da infecção odontogênica piogênica
Em pacientes atendidos no Hospital Mulago, Uganda:
Um estudo transversal
Os fatores predisponentes da infecção odontogênica piogênica incluem cárie dentária, pericoronite, traumatismo na dentição e estruturas de suporte ou complicações de procedimentos dentários. As infecções geralmente são polimicrobianas envolvendo a flora endógena normal, assim caracterizamos odontogênicos piogênicos
 Os espaços fasciais mais freqüentemente envolvidos foram: o bucal, submasséter, e espaço submandibular. A cárie dentária foi o fator predisponente prevalente, particularmente dos dentes do terceiro molar inferior. 
O segundo e o terceiro molares permanentes são os mais comumente associado à infecção odontogênica piogênica. Além disso, a localização anatômica dos dentes pode determinar os espaços fasciais aos quais a infecção pode se espalhar. Embora um estudo anterior tenha mostrado o espaço submandibular como o mais frequente envolvido com infecção odontogênica piogênica.
Cerca de 7 a 12% das prescrições de antibióticos em todas as infecções são para infecção odontogênica. No entanto, as prescrições são geralmente empíricas sem cultura rotineira e testes de sensibilidade. Lamentavelmente, o uso de antibióticos de espectro resultaram em diminuição da sensibilidade de bactérias orais com um número crescente de resistentes.
No presente estudo, a cárie dentária foi o fator predisponente para infecção odontogênica piogênica. Que exige educação comunitária em saúde bucal. No geral, houve alta resistência bacteriana à tetraciclina,penicilina G, ceftazidima, ampicilina e cotrimoxazol. Sugerindo a necessidade de testes de susceptibilidade de isolados e uso racional de antibióticos no manejo dessas infecções. A prevenção das infecções requer fortalecimento da saúde bucal na comunidade.

Continue navegando