A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
apol etinico racial 2020

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
"Em 1936 , quando era incipiente a proposta  de a organização  se transformar  em partido político, veio o golpe do Estado Novo(1937), [...]".     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta um efeito político do Estado Novo.   
Nota: 10.0
	
	A
	O desenvolvimento da democracia.
	
	B
	O exercício da cidadania.
	
	C
	A abertura política.
	
	D
	O fim do ”milagre econômico”.
	
	E
	A proibição de atividade de qualquer organização  política.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base a resposta correta, em 1936 , quando era incipiente a proposta  de a organização  se transformar  em partido político , veio o golpe do Estado Novo(1937), o qual, de forma  coercitiva, proibiu as atividades   de qualquer organização política". (livro-base, p.62)
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, Gilberto Freyre defendeu uma ideia de democracia peculiar. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa democracia.
Nota: 10.0
	
	A
	Democracia liberal.
	
	B
	Democracia nacional.
	
	C
	Democracia partidária.
	
	D
	Democracia racial.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “ ideia  da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria.”. (texto-base, p. 56)
	
	E
	Democracia estatal.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia  o trecho de texto:
"[...] utilizada no extrativismo, nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos. Esse modelo enfrentava muitos obstáculos, especialmente em virtude das fugas dos índios, frequentemente bem sucedidas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 19.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale a  alternativa que  aponta corretamente qual população foi escravizada primeiro pelos portugueses no inicio da colonização do Brasil.
Nota: 10.0
	
	A
	População africana.
	
	B
	População européia.
	
	C
	População portuguesa.
	
	D
	População francesa.
	
	E
	População indígena.
Você acertou!
Comentários: conforme o livro-base "a colonização portuguesa iniciou-se com a escravidão da população indígena, utilizada no extrativismo, nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos. Esse modelo enfrentava muitos obstáculos, especialmente em virtude das fugas dos índios, frequentemente bem sucedidas. ( livro-base, p.19)
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“A partir de 1930, começou a crescer no Brasil a ideia de desenvolvimento social [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 53.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre o governo que buscava na década de 1930 a modernização do país, assinale corretamente a alternativa que identifica o Presidente da época.
Nota: 10.0
	
	A
	Getúlio Vargas.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a “ideia de desenvolvimento social, com o governo do Presidente Getúlio Vargas, figura que circulava popular bem em todos os segmentos da sociedade [...]”. (texto-base, p. 53)
	
	B
	José Linhares.
	
	C
	Carlos Luz.
	
	D
	Juscelino Kubitschek.
	
	E
	Artur da Costa e Silva.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
“Oliveira  define as mudanças de 1930 promovidas por Vargas como uma revolução burguesa não clássica, isto é, que não causou uma ruptura entre a estrutura agrária e o Estado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 54.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, década de 1930, identifique e  assinale a alternativa que indica corretamente uma mudança específica ocorrida nesse período.
Nota: 10.0
	
	A
	Mudança da estrutura política.
	
	B
	Surgimento dos trabalhadores rurais.
	
	C
	Ascensão política de negros e mulatos.
	
	D
	Avanço da indústria emergente.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “O autor elucida a importância da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT) como avanço para a indústria emergente e fortalecimento do próprio modo de produção capitalista, rompendo com algumas visões até romantizadas sobre essa lei”. (texto-base, p. 54)
	
	E
	Crescimento da população rural.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
“Surgiu em um contexto de recessão, que provocou o início de um deslocamento populacional da zona rural para as grandes cidades motivado pela procura de emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o movimento dedicado em defesa da população negra que surgiu nesse período.
Nota: 10.0
	
	A
	Frente Negra Brasileira.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se a Frente Negra Brasileira  ( FNB), “fundada em 16 de setembro de 1931”. (texto-base, p. 61)
	
	B
	Movimento Negro Unificado.
	
	C
	Conselho de Participação da Comunidade Negra.
	
	D
	Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.
	
	E
	Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
“[...] a política de imigração no Brasil, que teve como precedente ideológico o eugenismo,