Buscar

3 SAE- Atenção na Saude Coletiva da Mulher

Prévia do material em texto

1- No que se refere à atenção oncológica, o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Oncológica, determina que as intervenções para o controle de câncer contemplem todos os níveis de atenção e que a assistência seja prestada por equipe multidisciplinar, da qual o enfermeiro é membro integrante (CAVALCANTE et al., 2013). 
Destaque abaixo, a alternativa que evidencia ações que o enfermeiro pode adotar para prevenir ou minimizar a ocorrência de câncer em mulheres nos serviços de saúde:
 
a- Ministração de palestras educativas em momentos de consulta coletiva, abordagem ampla em consultas indivíduais, promover treinamentos motivacionais e capacitação para a equipe.
b- Ministração de palestras educativas em momentos de consulta coletiva, abordagem ampla em consultas indivíduais, realizando prescrições de medicamentos de forma coerente.
c- Ministração de palestras educativas em momentos de consulta coletiva, abordagem ampla em consultas indivíduais, administração correta de vacinas antigripais.
d- Ministração de palestras educativas em momentos de consulta coletiva, abordagem ampla em consultas indivíduais, ministrar e coordenar treinamentos sobre saneamento básico.
e- Ministração de palestras educativas em momentos de consulta coletiva, abordagem ampla em consultas indivíduais, realizar exames como Papanicolau seguindo os protocolos clínicos para o estadiamento da doença.
2- Uma das atribuições do enfermeiro na atenção básica é a realização do exame citopatológico para identificação de lesões precursoras do câncer de colo uterino. Um dos indicadores da qualidade da coleta é a presença de células metaplásicas ou células endocervicais, representativas da junção escamocolunar (JEC). A justificativa para essa recomendação se deve a seguinte explicação: 
a- No tecido escamoso, situa-se o maior número de células que podem determinar o laudo citopatológico de células grandulares atípicas de significado indeterminado, lesão subclínica do câncer de colo uterino.
b- É no tecido glandular, presente na JEC, que situa-se o maior número de Neoplasias Intraepiteliais de Grau II, o que raramente ocorre no tecido escamoso.
c- Na JEC, objetiva-se a obtenção de elementos celulares representativos do local onde se situa a quase totalidade dos cânceres do colo do útero. 
d- Lesões malignas localizadas na JEC, não são visualizadas com a colposcopia, o que torna obrigatória, pelo menos 01 exame bianual com tais células no esfregaço de células do citopatológico do câncer de colo uterino.
e- Lesões malignas localizadas na JEC, são visualizadas apenas com a colposcopia, o que torna obrigatória, pelo menos 01 exame bianual com tais células no esfregaço de células do citopatológico do câncer de colo uterino.
3- O câncer de mama é a neoplasia maligna mais frequente no mundo. No Brasil, representa a principal causa de morte por câncer em mulheres. Até o momento, não existe prevenção primária efetiva para o câncer de mama. Como apresenta uma fase subclínica longa, variando entre 2 e 4 anos, a diminuição da mortalidade depende da detecção precoce. A sobrevida da doença em estágios iniciais pode alcançar 98% em 5 anos (INCA, 2012).
Sobre a detecção precoce do câncer de mama, analise as afirmativas abaixo:
I- O tratamento do câncer de colo do útero e da mama é sempre curativo, não apresentando falhas terapêuticas, independente do estágio em que se apresenta a partir do diagnóstico.
II- O tratamento paliativo não se resume ao doente terminal, acamado, mas envolve graus variados de acometimento orgânico e qualidade de vida, que influenciará na manutenção da qualidade de vida.
III- O controle dos cânceres do colo de útero e da mama não dependem de uma atenção básica qualificada e organizada, integrada com os demais níveis de atenção, mas principalmente da rede hospitalar.
IV - Os exames de rastreamento buscam a detecção na fase pré-clínica. No câncer de mama, os benefícios potenciais são a redução da mortalidade e número de anos de vida ganhos.
Marque a opção correta:
a- Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
b- Está correta somente a afirmativa I e IV.
c- Está correta somente a afirmativa II e IV.
d- Estão corretas as afirmativas I, II e III.
e- Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
4- A avaliação da vitalidade fetal, durante a gestação, ocorre por meio da ausculta cardiofetal (BCF - batimentos cardiofetais) a qual deve ocorrer em todas as consultas, entre 12 e 16 semana de gestação. Ao realizar a ausculta do BCF, o enfermeiro identificou 140 batimentos cardíacos. Diante desse resultado a interpretação ou conduta adequada será:
  a- Investigar o uso de betabloquadores ou benzodiazepínicos pela gestante.
b- Considerar o valor do BCF como normal.
c- Repetir a avaliação do BCF após 10 minutos.
d- Taquicardia fetal indicando um possível sofrimento fetal.
f- Encaminhar a gestante para a realização da cardiotocografia.
 3 4 
Parte inferior do formulário

Continue navegando