Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (AOL - 6) EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (AOL - 6) – EMPREENDEDORISMO
Filipe José De Sousa
Curso: Engenharia Civil
A palavra empreendedorismo foi utilizada pela primeira vez pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Assim, “empreendedorismo é um processo que possibilita a criação de algo novo, diferente e que agregue valor, que requer dedicação, tempo e concentração de esforços necessários para a sua realização” (Hisrich, Peters e Shepherd, 2014). Ou seja, a criação de uma nova ideia que leve a um negócio, a partir de inovação e planejamento, assumindo um compromisso de riscos, que exigem os conhecimentos do empreendedor.
Visto isso, a visão de André Massaro em seu artigo “Perigos do ‘empreendedorismo por necessidade’ em tempos de crise” aborda o empreendimento em períodos de crise financeira, o que traz consigo muitas incertezas. Isso exige a identificação de novas oportunidades (seja em tempos de instabilidade ou não) de modo a maximizar os benefícios e minimizar os custos, a fim de obter sucesso. Para isso, é sempre importante a inovação no mercado ao buscar soluções para os problemas que este oferece na medida que insere uma nova combinação de recurso atrativa e valiosa.
Somado a isso, tem-se também a criação de um planejamento estratégico como ferramenta de gestão ao proporcionar a criação de ações e maior conhecimento do mercado. Com isso, é possível desenvolver medidas corretivas, pois o planejamento auxilia na antecipação dos riscos e ameaças, além de impulsionar a empresa na direção desejada ao traçar um caminho a ser percorrido.
Portanto, os riscos são inerentes as atividades empreendedoras e para contorna-los é preciso um planejamento elaborado a partir das experiências e conhecimento pessoal e da equipe do empreendedor, a fim de coletar informações suficientes para uma boa tomada de decisão e garantir um bom futuro do empreendimento.
REFERÊNCIAS
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 288 p.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2014.
MASSARO, André. Perigos do “empreendedorismo por necessidade” em tempos de crise. EXAME, 31 jan. 2017. Disponível em: https://exame.abril.com.br/blog/voce-e-o-dinheiro/perigos-do-empreendedorismo-por-necessidade-em-tempos-de-crise/. Acesso em: 27 abr. 2019.

Continue navegando