A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Prova online - metodologia do ensino de natureza e sociedade - Unifacvest

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÃO 1
Marque V ou F para as frases a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. De modo geral, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) indicam que os procedimentos avaliativos escolhidos pela escola devem permitir:
( ) a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
( ) a utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
( ) a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.
( ) uma documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição com as crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na educação infantil.
( ) a retenção das crianças na educação infantil, pois se não forem bem nas avaliações não devem prosseguir para o ensino fundamental.
a )
F, F, F, V, V.
b )
V, F, F, V, V.
c )
V, V, V, V, F.
d )
V, F, F, F, V.
 
e )
F, V, V, F, F.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
No bloco de conteúdos chamado Os seres vivos, as crianças estarão em contato com pessoas, animais e plantas. Relacione as colunas conforme sejam completadas as ideias da relação entre crianças e plantas.
(1) Desenvolvimento dos sentidos.
(2) Noções sobre o ciclo da vida.
(3) Estabelecimento e Convívio com diferenças.
(4) Desenvolvimento de noções de organização e categorização.
(A) Tocar nas plantas, sentindo cheiro e texturas diferentes.
(B) Nas propostas em que as crianças criam pequenos vasinhos em sala de aula, agrupar as plantas que são temperos, agrupar as que dão flores, as que são alimentos, as que têm flores, as com folhas maiores.
(C) Plantar, esperar crescer e alimentar-se de uma planta - uma alface, por exemplo.
(D) Cuidar e compreender as diferenças dos cuidados para com as diferentes plantinhas, de modo que se possa ampliar a visão de mundo das crianças para as diferenças das pessoas.
 
a )
1A, 2C, 3D, 4B.
b )
1B, 2A, 3D, 4C.
c )
1D, 2B, 3C, 4A.
d )
1A, 2B, 3C, 4D.
e )
1C, 2D, 3A, 4B.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Em relação à responsabilidade do professor na metodologia de projetos, marque V para as afirmativas verdadeiras, F para as falsas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Cabe ao professor fazer uma avaliação no final do projeto para ver se as crianças aprenderam. Caso verifique que não houve uma aprendizagem adequada, pode realizar uma recuperação do projeto.
( ) Cabe unicamente ao professor a escolha dos temas dos projetos, pois isso é parte de seu planejamento e trabalho.
( ) Como o professor sabe que temas deve trabalhar ao longo do período, pode definir todos os projetos e repeti-los todos os anos. Desse modo, fica mais fácil para ele cumprir com todos os conteúdos obrigatórios.
( ) Cabe ao professor ouvir as crianças e aproveitar seus interesses para o desenvolvimento de projetos inéditos ou para repetir alguns que já aconteceram.
( ) Cabe ao professor desafiar seus alunos para caminharem juntos no processo de busca da produção do conhecimento significativo e relevante que os projetos trarão.
 
a )
F, F, F, V, V.
b )
F, F, V, V, V.
c )
F, F, F, V, F.
d )
F, V, V, V, V.
e )
F, V, F, V, V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Qual é a importância de os profissionais da escola de educação infantil fortalecerem suas parcerias com as famílias e, com isso, auxiliarem os pais e familiares das crianças quanto aos limites e possibilidades de uso da tecnologia por parte dos pequenos?
 
a )
É muito importante que seja estabelecida essa parceria escola-família; ambas têm responsabilidade na formação das crianças, e a escola, que tem mais informação sobre esse assunto, precisa ajudar os pais a formar suas opiniões.
b )
A parceria família-escola nunca deu certo na educação infantil. Os pais apenas desejam um local para deixar os filhos enquanto trabalham e não acreditam que exista aprendizagem por parte de crianças tão pequenas.
c )
Hoje em dia as famílias estão muito desestruturadas; desse modo, a escola não vai conseguir tratar desse assunto com os familiares de todas as crianças, pois muitos deles nem aparecem na instituição de ensino.
d )
A escola não tem responsabilidade com a educação que é dada às crianças pequenas pelos pais e familiares delas. Por esse motivo, deve-se restringir a barreira de educar as crianças a seu espaço, sem envolver as famílias nisso.
e )
Não é importante, uma vez que os pais não vão aceitar que a escola interfira na educação que eles dão para seus filhos em casa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Quando se considera que os professores atuais devem "fazer diferente" nas aulas de Natureza e Sociedade na educação infantil, entende-se que eles vão:
I. avançar com o desenvolvimento de boas práticas que valorizem a enorme diversidade cultural do nosso país;
II. retomar fortemente as atividades realizadas no papel, pois elas de fato ensinam para as crianças os conceitos necessários nas áreas relativas;
III. propor metodologias que levem em conta sequências didáticas, projetos e uso de tecnologias;
IV. utilizar jogos, brincadeiras e atividades permanentes relacionadas aos interesses infantis.
a )
Está correta apenas a alternativa II.
b )
Está correta apenas a alternativa III.
c )
Estão corretas as alternativas II e III.
 
d )
Estão corretas as alternativas I, III e IV.
e )
Estão corretas as alternativas II, III e IV.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Corresponda as colunas às definições dos cinco campos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (2018) para a educação infantil.
a. Eu, o outro e nós.
b. Corpo, gestos e movimentos.
c. Traços, sons, cores e formas.
d. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
e. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
( ) Considera-se as necessidades das crianças em se situar no tempo, nos espaços, bem como conhecer propriedades dos objetos e da natureza ao seu redor.
( ) Considera-se a importância da relação entre as pessoas.
( ) Considera-se que a criança tem direito a conviver com diversas manifestações artísticas, culturais e científicas.
( ) Considera-se como campo de aprendizagem as interações verbais e não verbais que a criança tem desde que nasce.
( ) Destaca-se a importância do corpo das crianças na exploração do mundo que as cerca.
 
a )
E, A, C, D, B.
b )
A, B, C, D, E.
c )
E, A, D, B, C.
d )
E, D, C, B, A.
e )
A, C, B, D, E.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Se um educador de bebês e crianças bem pequenas realiza com seus alunos atividades em que utiliza espaços amplos da sala de aula, livres de objetos em desuso e/ou mobiliários em excesso, para que os bebês possam se locomover livremente, e proporciona livre acesso aos brinquedos, pode-se dizer que ele está organizando as atividades didáticas de seus pequenos em:
 
a )
interação com o ambiente interno.
b )
interação e cuidados de saúde com o próprio corpo.
c )
interação e cuidado com o universo familiar.
d )
interação com o ambiente externo.
e )
interação e cuidado com plantas e animais.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criada em 2018, é "um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento" (BRASIL, 2018). Qual é o nível de influência desse documento para o trabalho pedagógico da educação infantil? Assinale a alternativa correta.
a )
A influência é opcional, uma vez que as escolas podem determinar se vão ou não seguir as propostas indicadas pela BNCC.
b )
Nenhuma influência. Esse documento só vale para a educação básica, que tem início no ensino fundamental.
c )
Não há influência. A BNCC é um documento feito para ser seguido pelo ensino médio.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.