A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
CITO - Exercício proposto II - Membrana Celular 1 GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aluno:_____________________________________________________________________________ 
Biologia (Histologia e Embriologia – Fábio Cáuper - Exercício Proposto II – Membrana Celular 1
1. Cinco Estudantes em uma sala de aula sempre se sentam juntos na primeira fila de carteiras. Isso pode ocorrer porque (A) eles realmente se gostam, ou (B) nenhum outro aluno quer se sentar junto deles. Qual das duas explicações também se aplica à formação da bicamada lipídica? Explique. Suponha que a outra explicação também se aplique às moléculas lipídicas, quão diferente seriam as suas propriedades?
(A) eles realmente se gostam - as partes apolares de cada molécula de fosfatidilcolina se aproximam por afinidade (apolar - apolar).
Não formariam uma bicamanda lipídica.
2. Qual das seguintes afirmações está incorreta? Justifique sua resposta.
a. Os lipídeos da bicamada lipídica giram rapidamente em torno do seus próprios eixos.
b. Os lipídios da bicamada lipídica trocam de posição rapidamente uns com os outros no plano da membrana.
c. Pontes de Hidrogênio que se formam entre grupos da “cabeça” dos lipídeos e moléculas de água são constantemente quebradas e formadas novamente.
d. Glicolipídeos se deslocam entre diferentes compartimentos delimitados por membrana durante sua síntese, mas permanecem restritos a uma das faces da bicamada lipídica.
e. Tendo como principais funções o reconhecimento e o transporte de substâncias para dentro e fora das células, algumas proteínas da membrana não podem realizar atividade enzimática.
f. O revestimento de açúcar que recobre as células é chamado camada de carboidratos e torna as células mais viscosas.
Algumas proteínas da membrana podem SIM realizar atividade enzimática.
3. A estrutura da bicamada lipídica é determinada pelas propriedades particulares das suas bicamadas lipídicas. O que aconteceria se a bicamada contivesse uma mistura de dois tipos de moléculas lipídicas, um com as duas caudas hidrocarbonadas saturadas e o outro tipo com as duas caudas hidrocarbonadas insaturadas?
[1] A bicamada não teria então propriedades uniformes na sua superfície.
[2] Esta segregação não ocorre em células normais, pois cada cabeça hidrofílica tem uma cauda saturada e uma cauda insaturada ligadas à ela.
[4] As bicamadas lipídicas seriam muito menos fluídas, pois o arranjo dos lipídeos seria menos compacto havendo mais lacunas.
[8] As bicamadas lipídicas formadas não teriam suas propriedades modificadas. Essas moléculas lipídicas são encontradas nas membranas de bactérias termofílicas, que podem habitar águas com temperaturas próximas ao ponto de ebulição.
Some os valores das afirmações corretas.
SOMA [	3	]
4. O transporte de substâncias através da membrana é mediado, em sua enorme maioria, por proteínas altamente específicas tais como proteínas carregadoras que permitem a passagem de pequenas moléculas orgânicas ou íons inorgânicos e as proteínas-canal são a maneira mais simples de permitir que pequenas moléculas solúveis em água atravessem de um lado para outro da membrana.
Em relação às proteínas da membrana foram feitas as seguintes afirmações:
[1] A membrana plasmática é altamente impermeável a todas as moléculas carregadas.
[2] As proteínas-canal devem, primeiramente, ligar-se às moléculas de soluto para que possam selecionar aquelas que permitirão passar.
[4] As proteínas carregadoras permitem aos solutos atravessar a membrana a taxas muito mais rápidas do que as proteínas-canal.
[8] A membrana plasmática de muitas células contém canais de K+ abertos, ainda que a concentração de K+ no citosol seja muito mais alta do que no exterior celular.
Some os valores das afirmações incorretas.
SOMA [	6	]
5. A figura a seguir representa uma hemácia (A) que sofre alterações quando mergulhada em um meio hipertônico (1), ou quando mergulhada em um meio hipotônico (2). 
Com base nessas informações RESPONDA: 
Se uma dose de solução salina, com concentração muito superior à do sangue, for injetada em um cão, qual dos fenômenos, anteriormente apresentados, pode ocorrer em suas hemácias? JUSTIFIQUE sua resposta.
Fenômeno 1, pois as células perdem água por osmose.