Buscar

Questões para estudo membranas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões para estudo
1. As propriedades mecânicas da membrana plasmática são igualmente notáveis. Quando uma célula cresce ou muda de forma, sua membrana também o faz, ela aumenta sua área pela adição de novos segmentos de membrana sem que ocorra perda da sua continuidade. Assinale a alternativa que determina o que ocorre quando a membrana é perfurada:
C. Se a membrana é perfurada, ela não colapsa como um balão nem permanece rompida, em vez disso, ela rapidamente sela o local da perfuração.
2. Devido à sua composição química – a membrana é formada por lipídios e proteínas – ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere:
A: Ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, à difusão e ao transporte ativo.
3. As concentrações de eletrólitos no líquido intracelular (LIC) diferem daquelas no líquido extracelular (LEC). Os principais eletrólitos do LIC são:
D: Potássio e Fosfato.
4. Os dois exemplos abaixo referem-se a anomalias orgânicas que ocorrem em seres humanos e que estão relacionadas à constituição das membranas citoplasmáticas.
Exemplo I: “Os indivíduos com diabetes tipo II possuem, nas membranas citoplasmáticas de suas células, poucos receptores para o hormônio insulina, o que acarreta um acúmulo de glicose no sangue”.
Exemplo II: “A fibrose cística é uma doença caracterizada pela secreção de muco muito viscoso e de difícil fluxo pelos ductos glandulares. Esse problema é desencadeado pela alteração molecular que inativa os elementos bombeadores do cloro através das membranas citoplasmáticas das células”. Nos exemplos I e II, os constituintes das membranas destacados em negrito correspondem a:
B. proteínas, nos dois exemplos.
5. A imagem a seguir representa a estrutura molecular da membrana plasmática de uma célula animal. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I.Os fosfolipídios têm um comportamento peculiar em relação à água: uma parte da sua molécula é hidrofílica e a outra, hidrofóbica, favorecendo a sua organização em dupla camada.
II.A fluidez atribuída às membranas celulares é decorrente da presença de fosfolipídios.
III.Na bicamada lipídica da membrana, os fosfolipídios têm a sua porção hidrofílica voltada para o interior dessa bicamada e sua porção hidrofóbica voltada para o exterior.
IV.Os fosfolipídios formam uma barreira ao redor das células, impedindo a passagem de moléculas e íons solúveis em água, que são transportados através das proteínas intrínsecas à membrana.
Estão corretas apenas as afirmativas:
d. I, II e IV.
6. A fluidez da membrana celular (a facilidade com que as moléculas lipídicas se movem no plano da bicamada) é importante para as funções da membrana, devendo ser mantida dentro de certos limites. O quão fluida uma bicamada lipídica é em uma dada temperatura depende da sua composição de fosfolipídios e, em particular, da natureza das caudas hidrocarbonadas. A partir da fluidez da membrana podemos concluir que:
a.Quanto mais próximas e mais regular for o empacotamento das caudas, mais viscosa e menos fluida será́ a bicamada, sendo que cadeias mais curtas reduzem a tendência de formação de interações entre as caudas hidrocarbonadas, aumentando a fluidez da bicamada.
7. As membranas são formadas por lipídios e também por proteínas. Se por um lado os lipídios das membranas biológicas têm ação de simples barreira para as substâncias hidrofílicas, as proteínas que se encontram associadas a eles têm uma ação ativa ao definir, entre outras funções, quais e quando certas substâncias polares poderão passar mais facilmente através das membranas. Considerando-se a importante propriedade das proteínas presente nas membranas celulares, é correto afirmar:
a.As proteínas são responsáveis pela capacidade de autor regeneração presente nas membranas durante o deslocamento de macromoléculas através de sua estrutura.
8. Muitas proteínas de membrana se estendem pela bicamada lipídica, com parte da sua massa nos dois lados da bicamada. Assim como os lipídeos adjacentes, essas proteínas transmembranicas são anfipáticas, apresentando regiões hidrofóbicas e hidrofílicas. Com relação as proteínas transmembranicas podemos concluir que:
d. No segmento de uma proteína transmembranica, as cadeias laterais hidrofóbicas dos aminoácidos fazem contato com as caudas hidrocarbonadas hidrofóbicas das moléculas de fosfolipídio, e as partes hidrofílicas formam ligações de hidrogênio umas com as outras no interior da hélice.
9. Nas células epiteliais que revestem o intestino é importante que as proteínas de transporte envolvidas na absorção de nutrientes do intestino estejam confinadas na região apical das células e que as demais proteínas de transporte, envolvidas na exportação de solutos das células epiteliais para os tecidos e a circulação sanguínea, estejam confinadas nas superfícies basais e laterais. Essa distribuição assimétrica de proteínas de membrana é mantida pela barreira formada pela linha de junção de células epiteliais adjacentes. Trata-se de uma região de junção:
A: Junção compacta, fazendo com que proteínas de membrana não possam se difundir por essas junções.
10. As células eucarióticas apresentam moléculas de açúcar na sua membrana plasmática, formando a estrutura denominada glicocálice. Sobre o glicocálice é CORRETO afirmar que:
d. participa do reconhecimento celular, permitindo que as células se unam para formar os tecidos, bem como rejeitando células diferentes.

Continue navegando