Buscar

AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Referência - 
FONSECA, Pedro Cezar – Keynes, O liberalismo econômico como mito – Econ. Soc. vol.19 no.3 - Campinas Dec.2010
FLANDERS, Stephanie. Doutores da Economia – The Open University and BBC Rede de Televisão Britânica – Setembro de 2012.
 
 John Maynard Keynes foi um dos maiores economistas da história. Como retratado no episódio da série Doutores da Economia, Keynes é criador da Escola Keynesiana, mais conhecido como Keynesianismo. É natural de Cambrigde, Inglaterra. Estudou em Bloomsbury, onde conheceu pessoas de todos os credos, fazendo com que ele pudesse ter uma linha de pensamentos bastante impensável. 
 Keynes definitivamente iniciou uma nova era de pensadores na economia, sendo considerado uma das pessoas mais influentes do século XX. Ele se opôs ao liberalismo econômico que dizia sobre a “mão invisível”, o mercado tinha capacidade de se autorregular através dele mesmo, não sendo necessária a intervenção estatal, apenas em casos de Justiça, defesa do país e com obras públicas que não fossem de interesse do privado. Keynes acreditava que está autorregulagem do mercado nada mais era do que uma intervenção dos grandes empresários e por isso defendia um estado intervencionista no setor econômico.
 Keynes foi um visionário ao perceber que enquanto os países tentavam empobrecer seus vizinhos em cima de abusos e politicas de restrição, automaticamente eles também ficavam cada vez mais pobres. Foi um dos maiores críticos do tratado de Versalhes, que deixou a Alemanha em situação completa de desesperança e dívidas, causando posteriormente um crescimento do Nazismo e assim ocasionando a Segunda Guerra Mundial. 
 Suas principais ideias eram que um Estado em recessão não iria alavancar a economia somente com corte de despesas e gastos. Keynes defendeu a tese de que o Estado deveria intervir na fase recessiva dos ciclos econômicos com sua capacidade de imprimir moeda para aumentar a procura efetiva através de deficit, o orçamento do Estado e assim manter o pleno emprego. Deve notar-se que, para o estado aumentar a procura efetiva, deve gastar mais do que arrecada, porque a arrecadação de impostos reduz a procura efetiva, enquanto que os gastos aumentam a procura efetiva. 
 No Capítulo 24 de sua obra Teoria Geral, Keynes critica a incapacidade da sociedade em garantir o pleno emprego e uma distribuição mais equânime da renda e da riqueza. Apesar de soar igualitarista, a fala de Keynes não se assemelha ao igualitarismo de Marx, ele apenas entendia que da forma como a economia estava a caminhar, os níveis de desigualdade social caminhariam para uma calamidade social. 
 Apesar de defender a intervenção do Estado na economia, Keynes nunca defendeu uma intervenção aos moldes socialistas da União Soviética. Keynes era criticado por outros economistas porque eles o viam como um socialista, porém Keynes defendia o capitalismo, sendo a favor apenas de uma participação ativa do Estado em setores da economia que não são interesse ou propriedade do Estado. 
PERGUNTAS RELACIONADAS À KEYNES : 
Acredita-se que a forma keynesiana de pensamento se assemelha ao socialismo por adotar um política mais estadista. Quais foram os argumentos de Keynes que o afastavam da polaridade de liberalismo econômico e o comunismo de Marx ?
Acreditamos que Keynes tinha uma vertente única que o possibilitava de pensar fora da caixa de polaridade. Apesar de ter opiniões fortes e até mesmo controversas, não se encaixa como um teórico extremista e radical. Apesar de entender que era necessário que o Estado intervisse em situação de recessão financeira de forma ativa, aumentando seu deficit para criação de empregos e geração de fluxo econômico. Para Keynes, a questão não era o Estado estar ou não presente e sim a forma e os métodos usados pelo Estado para ajudar a levantar a Keynes que criticava os "excessos" do capitalismo e a injustiça distributiva, citando que essa concentração de renda era prejudicial e disfuncional para o país. Entende-se que na verdade sua crítica ao liberalismo não se estende ao capitalismo como sistema econômico. 
Como são as principais ideias do Keynesianismo ?
Keynes era contra o liberalismo econômico pois não acreditava na autorregulação da economia. Era a favor de ações para o protecionismo econômico e acreditava que o Estado era fundamental em momentos de recessão econômica. Acreditava que somente cortes na economia não eram suficientes para alavancar a economia e que o Estado deveria ser agressivo na recuperação econômica, incentivando obras e planos de ações para aumentar a empregabilidade, assim aumentando a arrecadação e conseguindo arrecadar a mais do valor devedor, ele chamava essa teoria de Multiplicador.

Outros materiais