Buscar

Sem título 1

Prévia do material em texto

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA 
 
 DIREITO
 
 LUCAS DOLABELLA SALOMÃO 
 ANTENOR BATISTA DOS ANJOS FILHO
 
 
 
 AVALIAÇÃO ONLINE 
 METODOLOGIA CIENTÍFICA 
 
 Aracaju 
 2019
 LUCAS DOLABELLA SALOMÃO
 ANTENOR BATISTA DOS ANJOS FILHO
 
 AVALIAÇÃO ONLINE
 METODOLOGIA CIENTÍFICA 
 
 Resumo e Análise Crítica apresentada ao curso de
Direito da F. São Luís de França sobre o filme 
 Uma Questão de Fé (Criação X Evolução)
Aracaju 
2019 
CHRISTIANO, Rich – Uma Questão de Fé (Criação x Evolução) - Estados Unidos, 2014
 RESUMO DO FILME 
 
 O filme se inicia com a despedida da filha, que ao iniciar os seus estudos na Universidade, precisa sair de casa para morar no campus. Ao ingressar na Universidade, Rachel Whitaker, se sente um pouco deslocada por ser uma jovem de origem cristã, considerada pelos jovens, um pouco antiquada. 
 Rachel é aluna do curso de Biologia e um dos seus principais professores, Kaman, leciona uma matéria que ensina a Teoria da Evolução Darwinista que vai de embate a toda sua crença cristã de Criacionismo. Empenhada em se sentir aceita no meio de sua turma, Rachel começa a sair com novos amigos e se vê cada vez mais envolvida nos conteúdos ministrados pelo seu professor de Biologia, se afastando cada vez mais de sua religião. 
 Após uma visita em casa, o pai de Rachel enxerga que sua filha está agindo de forma diferente do usual e decide pesquisar sobre a forma de lecionar do seu professor de Biologia. Decidido a mudar o rumo de sua educação, o pai vai até a Universidade e questiona o professor sobre suas crenças e é convidado a um debate sobre Evolução x Criacionismo. Diante disso, se trava uma disputa de ideais para o debate final. 
 ANÁLISE CRÍTICA 
 A temática do filme se apresenta com a defesa na fé, no início de forma ainda discreta, nos leva a entender que o professor ensina de forma interativa, entretendo os alunos e se consolidando o professor mais popular da faculdade. 
 O tema evolucionismo ainda é muito polêmico até mesmo entre os cristãos que muitas vezes questionam o porque não podem acreditar na teoria da evolução sem deixar de perder sua fé em Deus, o criador. Com o elenco de atuações pouco marcantes, o filme se arrasta na construção de um debate entre o professor Kaman e o pai de Rachel, que auxiliado por alunos, tenta além de provar o Criacionismo, tenta demonstrar que o professor de forma abusiva, consegue a expulsão de um professor cristão. 
 A laicidade, hoje prevista em Constituição Brasileira, separa a Igreja do Estado. Em ambientes privados, é de escolha dos administradores a manifestação religiosa. A atitude do pai da garota demonstra intolerância aos ensinos da matéria, uma vez que ele sente a necessidade de impor suas crenças religiosas ao professor que estava ensinando o conteúdo. É importante que se saiba discernir o que são crenças pessoais e o que são os conteúdos universitários, mesmo que não concordemos com as aulas ministradas.

Continue navegando