Buscar

3-Avaliação Final (Discursiva) - Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Um jeito de analisar a forma como as relações entre os agentes econômicos empresas (ofertantes) e consumidores (demandantes) estão estruturadas dentro de um determinado mercado é levando em consideração a quantidade de empresas atuantes nesse mercado. Assim, com relação às Estruturas de Mercado existentes e o número de empresas atuantes, disserte sobre a diferença entre monopólio e oligopólio, citando um exemplo de cada uma dessas estruturas.
	Resposta Esperada:
O monopólio tem como principal característica o fato de que uma determinada empresa é a única fornecedora (ofertante) de bens e serviços no mercado e, obviamente, é ela que tem o poder de estabelecer o preço de venda desses produtos, visto não haver concorrência. Exemplo de monopólio: correios no Brasil. O oligopólio, por sua vez, ocorre quando um número reduzido de grandes corporações domina determinado mercado. Exemplo de oligopólio: as operadoras de serviço de telefonia celular.
	2.
	Através dos agentes econômicos são feitas as decisões na economia. Esses agentes são divididos em quatro grupos: as empresas, primeiro agente; as famílias, ou seja, o consumidor, segundo agente; e como quarto agente temos o resto do mundo. Todos eles interatuam através do mercado no qual é realizado todo processo de compra e venda. Agora explique:
? Qual o terceiro agente e qual a sua importância?
? Por que esse agente, o terceiro, pode ajudar a corrigir as deficiências do mercado no caso referente à extrema concentração de renda?
	Resposta Esperada:
Na economia de mercado, o terceiro agente da economia é o Estado. Através dele pode-se corrigir as deficiências que surgem no mercado. Deste modo, o Estado é um agente muito importante que aprimora as relações entre as empresas e os consumidores.
A extrema concentração da renda não prejudica só os consumidores, mas também os empresários, pois não vão conseguir maximizar suas vendas, logo, melhorar seus lucros. Esse é um dos principais motivos para que o Estado interfira nas questões econômicas, transformando-se num agente ativo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais