Buscar

4- avaliação segunda vida de baterias de litio

Prévia do material em texto

Veículos elétricos são considerados uma das soluções mais promissoras para a descarbonização do setor de transporte. Geralmente, após o uso em carros elétricos, as baterias Li-ion ainda possuem cerca de 80% de sua capacidade inicial, o que as tornam capazes de serem empregadas em outras aplicações com uma demanda menor de energia.
Diversos estudos vêm sendo realizados desde os primeiros carros elétricos, há diversos estudos que tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica do reaproveitamento deste tipo de bateria.
Para saber é possível a reutilização destas baterias, é necessário saber em que estado estão as baterias após caírem em desuso nos carros elétricos. Os estudos na área de reaproveitamento destas baterias raramente enfatizam a performance da bateria e os aspectos de envelhecimento da mesma.
Este estudo faz uma avaliação em baterias de carros elétricos quando aplicadas em duas diferentes aplicações estacionárias: a residential demand response management
service [14] and a power smoothing application for a gridscale
photovoltaic plant.
O enfraquecimento da capacidade do nível celular ( Cell level battery capacity fade ) da bateria e o aumento da resistência interna são avaliados para verificar a possibilidade de utilização nas aplicações mencionadas. Adicionalmente, os efeitos da variabilidade célula-célula também são estudados no nível da pilha. Por estas razões, foram construídas pilhas homogêneas e heterogêneas, cada uma delas composta por três células conectadas em série. O objetivo era abordar como a heterogeneidade célula a célula poderia afetar o desempenho do sistema de armazenamento de energia (ESS) e, consequentemente, a degradação da bateria de segunda vida.
TESTES
Duas aplicações foram consideradas para o teste de segunda vida das baterias.
A primeira aplicação trata-se de uma residência na espanha, que é composta por um telhado fotovoltaico, cargas residenciais e um sistema de armazenamento de energia com baterias em segunda vida. Essa aplicação representa uma baixa demanda com baixas correntes e baixo DOD(depth of discharge). A segunda aplicação utiliza-se um sistema de armazenamento de energia com baterias em segunda vida para mitigar a variação de força de uma a grid-scale PV plant. A imprevisível natureza das fontes de energias renováveis intermitentes produz uma significante variação na the power output provided to the grid. Therefore,implementing an SLBESS to reduce such power variability represents a high-demand application, especially in terms of C-rate, DOD and number of cycles-per-year.

Continue navegando