Buscar

Nota 100 APOL Objetiva 2 (Regular) - SISTEMA DE ENSINO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“O problema enfrentado pela política social parece ser menos o de compensar as amplas desigualdades sociais que marcam as sociedades modernas, e mais o de responder às desigualdades que, em determinados contextos históricos, são suspeitas de ameaçar a reprodução destas mesmas sociedades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO Jr, J.C.; JACCOUD, L. Políticas Sociais no Brasil: organização, abrangência e tensões da ação estatal. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005, p. 181-260. p. 188. <http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/Cap_5-10.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes as políticas sociais, leia as seguintes afirmativas:
I. As políticas sociais são subdivididas em áreas de atuação.
II. As políticas sociais têm o objetivo de superar o modelo econômico capitalista.
III. As políticas educacionais fazem parte das políticas sociais.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0
	
	A
	III.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois as afirmativas I e III estão corretas: I) “As políticas sociais subdividem-se em várias áreas de atuação, como políticas de saúde, de moradia, trabalhistas e educaionais” (livro-base, p. 50); e III) “As políticas educacionais estão inseridas no contexto maior das políticas sociais” (livro-base, p. 51). A afirmativa II está errada porque: “Podemos afirmar, então, que ‘as políticas sociais não têm o objetivo de superar ou transformar o modelo econômico’ (Bruel, 2010)” (livro-base, p. 50).
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Questão 2/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Estamos vivendo um processo de formalização de uma política de avaliação, ainda sem estar claro se da ou na educação infantil. Isto é, o termo/tema avaliação está entrando no campo da educação infantil delimitando um novo ‘problema social’ para sua política, já que a educação infantil não constitui um recorte, até agora, da produção sobre avaliação na educação básica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 148, p. 44-75,  abr.  2013.  p. 47.
<http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n148/04.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes às conclusões acerca do acesso ao ensino infantil apresentados no documento do MEC “Política de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação”, leia as seguintes afirmativas:
I. A carência de formação especializada na educação infantil foi suprida.
II. A qualidade do serviço varia de acordo com as diferentes regiões do Brasil.
III. Na educação infantil o problema da qualidade é considerado menos grave nas creches.
Está correto apenas o que se afirma em:  
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão incorretas, pois “ainda existe carência de formação especializada”; e “o problema da qualidade é considerado mais grave nas creches” (livro-base, p. 76). A afirmativa II está correta: “a qualidade do serviço varia de acordo com as diferentes regiões” (livro-base, p. 76).
	
	E
	III.
Questão 3/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Os materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 68, p. 147-167,  Mar.  2017.  p. 152.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0147.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo a para alfabetização da criança. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da meta (idade e ano do ensino fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
Nota: 10.0
	
	A
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Você acertou!
Esta alternativa está correta pois: “o Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos  governos federal, do Distrito  Federal, dos estados e municípios até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental (Brasil, 2016d)” (livro-base, p. 112).
	
	B
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	C
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	D
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	E
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Questão 4/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Em concomitância com o esforço contínuo para dar materialidade ao reconhecimento da obrigatoriedade do acesso ao curso primário (atualmente anos iniciais do ensino fundamental), inclusive mediante o recurso a ações de caráter assistencial, o país buscou delimitar desde o início do século 20, os requerimentos necessários ao exercício da docência, ainda que restritos a ações balizadas por uma política de caráter emergencial voltada para enfrentar a carência de professores face o contíNuo crescimento da demanda por escolarização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, SILKE. O plano nacional de educação e a valorização docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 495-515, set.-dez., 2015.  p. 497. <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00495.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos com respeito ao Plano Nacional de Educação (PNE, 2014), a Meta 2 do PNE, relativa ao ensino fundamental, visa a...
Nota: 10.0
	
	A
	universalizar o ensino fundamental de 6 anos.
	
	B
	universalizar o ensino fundamental de 7 anos.
	
	C
	universalizar o ensino fundamental de 8 anos.
	
	D
	universalizar o ensino fundamental de 9 anos.
Você acertou!
está correta a alternativa D, de acordo com o livro, “Meta 2: universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a populaçãp de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos (Brasil, 2014d)” (livro-base, p. 110).
	
	E
	universalizar o ensino fundamental de 10 anos.
Questão 5/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“Creche e pré-escola são, em geral, diferenciadas ora pela idade das crianças incluídas nos programas [...] ora pelo seu tipo de funcionamento e pela sua extensão em termos sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KAPPEL, Maria Dolores Bombardelli; CARVALHO,Maria Cristina; KRAMER, Sonia. Perfil das crianças de 0 a 6 anos que freqüentam creches, pré-escolas e escolas: uma análise dos resultados da Pesquisa sobre Padrões de Vida/IBGE. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro ,  n. 16, p. 35-47,  Abr.  2001. p. 35. < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a04>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito do ensino infantil brasileiro, assinale a alternativa que designa a informação correta sobre ele:
Nota: 10.0
	
	A
	A creche deve atender crianças de 4 e 5 anos de idade.
	
	B
	A pré-escola deve atender crianças de 8 a 10 anos de idade.
	
	C
	A pré-escola deve atender crianças de 0 a 3 anos de idade.
	
	D
	A creche deve atender crianças de 0 a 3 anos de idade.
Você acertou!
está correta a alternativa D, pois, segundo o livro-base, a “educação infantil [...] é dividida em creche para crianças de 0 a 3 anos de idade, e pré-escola, para crianças de 4 e 5 anos de idade” (livro-base, p. 62)
	
	E
	A pré-escola deve atender crianças de 6 e 7 anos de idade.
Questão 6/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“O binômio educar e cuidar [...] foi a solução conceitual encontrada para o enfrentamento de tal dilema, representando uma tentativa de superação da histórica dicotomia entre assistência e escola, de modo que toda e qualquer instituição de educação infantil, creche ou pré-escola, teria como função precípua cuidar de e educar crianças pequenas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia Educacional, São Paulo, n. 27, p. 71-100, dez. 2008. p. 75.<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n27/v27a05.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2017.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à educação infantil brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir de 1 ano de idade.
	
	B
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 2 anos de idade.
	
	C
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 3 anos de idade.
	
	D
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
Você acertou!
Esta alternativa está correta, pois, de acordo com o livro-base, “a partir de 4 anos de idade, a educação infantil é obrigatória” (livro-base, p. 77).
	
	E
	A matrícula na educação infantil é obrigatória a partir 2 anos e meio de idade.
Questão 7/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem a seguir:
“Como conceito, a educação básica veio esclarecer e administrar um conjunto de realidades novas trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, genérico e abstrato, a educação básica ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política consequente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,  v. 38, n. 134, p. 293-303,  ago.  2008. p. 294. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a legislação referente à educação básica brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A extensão é parte da educação básica brasileira.
II. O ensino infantil é parte da educação básica brasileira.
III. A graduação é parte da educação básica brasileira.
IV. O ensino fundamental é parte da educação básica brasileira.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
Você acertou!
As afirmativas corretas são a II e a IV, porque: “a educação básica brasileira é composta de educação infantil, ensino fundamental e médio” (livro-base, p. 62). As afirmativas I e III são falsas, porque: “A educação superior, por sua vez, é organizada [...] em cursos sequenciais por campo de saber: graduação, pós-graduação e extensão”. (livro-base, p. 34).
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.  
Questão 8/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o seguinte excerto:
“É possível ao homem sistematizar porque ele é capaz de assumir perante a realidade uma postura tematizadamente consciente. Portanto, a condição de possibilidade da atividade sistematizadora é a consciência refletida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Dermeval. Sistema de educação: subsídios para a Conferência Nacional de Educação, Brasília, 2009. p. 2. <http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/conae_dermevalsaviani.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito das características apresentadas pelos sistemas, leia as assertivas que seguem e marque V para as assertivas verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I.  ( ) Os sistemas apresentam coerência interna mas não externa.
II. ( ) Os sistemas portam uma intencionalidade.
III.( ) Os sistemas têm como característica a unidade-variedade.
IV. ( ) Os sistemas apresentam coerência interna e externa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	F – V – V – V
Você acertou!
Apenas a assertiva I é falsa, pois “Sistemas são organizados intencionalmente pelos homens e apresentam, de acordo com Saviani (2009), as seguintes características: intencionalidade, unidade-variedade e coerência (interna e externa)”. (livro-base, p. 26-27).
	
	E
	V – F – V – F
Questão 9/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Essas fórmulas de financiamento representam um avanço para a superação dos problemas relativos à qualidade do ensino, visto que levar em conta as desigualdades entre os alunos e as escolas, bem como as suas diferentes necessidades educativas, para distribuição de recursos, implica especificação da qualidade da educação financiada pelo Estado e debate sobre quanto é possível gastar para atingir a qualidade especificada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Oliveira, Romualdo Portela de, & Araujo, Gilda Cardoso de. (2005). OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23,  Abr.  2005 . p. 20. <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n28/a02n28.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no fragmento acima e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes ao financiamento da educação, leia as seguintes afirmativas:
I. O financiamento da educação sempre esteve presente na história do Brasil.
II. O financiamento da educação é um importante fator a ser considerado no processo de elaboração da legislação e das políticas públicas.
III. Os recursos destinados ao financiamento da educação foram sempre suficientes para promover uma educação de qualidade.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I.
	
	E
	II.
Você acertou!
As afirmativas I e III são falsas, pois “No decorrer da história do nosso país, podemos afirmar que o financiamento não estevesempre presente no desenvolvimento do processo educacional, muito pelo contrário; mesmo em períodos em que ocorreu a vinculação orçamentária de recursos financeiros, eles não foram suficientes para promover uma educação que atendesse a toda a demanda quantitativa, muito menos qualitativa ”. (livro-base, p. 38). A afirmativa II é verdadeira: “Outro fator importante a ser destacado no processo de elaboração da legislação e das políticas públicas é a questão do financiamento da educação, uma vez que é fundamental para a ampliação do acesso e da melhoria da qualidade de ensino”. (livro-base, p. 38).
Questão 10/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a passagem a seguir:
“As mudanças de concepções com relação à infância, ao desenvolvimento, à educação, ao papel do Estado e da sociedade para com a educação das crianças pequenas, estimularam renovações nos paradigmas do setor público, bem como contribuíram para elaboração de novas diretrizes de políticas públicas e a elaboração de uma legislação educacional capaz de concretizar essas mudanças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORGAN, Dimas Anaximandro da Rocha et al. As políticas públicas no contexto da educação infantil brasileira. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 22, n. 23, p. 51-58,   2014. p. 55..< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v22n23/04.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Levando em consideração o trecho de texto e as informações contidas no livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito da legislação educacional, leia as asserções:
I. O Plano Nacional de Educação (PNE) atua como orientador na definição de políticas educacionais no Brasil.
II. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem papel fundamental na garantia do direito à educação gratuita e pública.
III. As escolas livres e regulares estão no âmbito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
IV. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) existem dois níveis na educação brasileira: educação básica e educação superior.
Estão corretas apenas as asserções: 
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, III e IV.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e IV.
Estão corretas as asserções I, II e IV: I) “O Plano Nacional de Educação [...] merece destaque na atualidade em termos de legislação educacional como orientador na definição de políticas educacionais para todo o país” (livro-base, p. 41); II) “Tendo em vista que todos os educadores precisam conhecer e entender o ECA, destacamos seu papel essencial na garantia do direito à escola. [...]. ‘O ECA reafirma o direito à escola, pública e gratuita’” (livro-base, p. 38); e IV) “No campo da escolarização formal, de acordo com a LDBEN existem dois níveis na educação nacional: educação básica e educação superior”. A asserção III está errada porque: “as escolas livres não estão no âmbito da LDBEN” (livro-base, p. 33).
	
	E
	I e II.

Continue navegando