Buscar

Lista de Questões - Aula 07

Prévia do material em texto

Aula 07
		1- No marco teórico, todos os parágrafos devem ser referenciados, podendo, as citações, serem diretas ou indiretas. Julgue as questões sobre citação direta e marque a CERTA.
	
	
	Citação direta  é a transcrição literal de parte do texto de outro autor. Deve ser colocada em parágrafo próprio, se for maior do que 3 linhas, recuado a 4 cm da margem esquerda do trabalho. 
		2- Analise o trecho do livro: Discretas Esperanças de Olgária Matos (São Paulo, Nova Fronteira, 2006. p.52) e, em seguida responda: que tipo de citação a autora apresenta em seu texto?
A modernidade científica, como a do mercado, não pergunta para onde se encaminha; se persegue fins justos e desejáveis; se dirige para emancipação ou destruição da humanidade. Escrevem Horkheimer e Adorno: 
	
	
	Citação direta longa com supressão
		3- A partir das regras estudadas para citação, analise  o trecho abaixo  e identifique os tipos de citação presentes.
Pensar é o oposto de servir: segundo Lefort, não pensar não significa não querer pensar, mas querer não pensar (LEFORT, 1992), o que é, assim fruto de um esforço. Sem possibilidade de imaginar o próprio presente, as pessoas que se adaptam (ao momento) relativamente sem esforço.
	
	
	Citação indireta / citação direta curta.
		4- No sistema de chamada autor data, a referência da obra mencionada como citação direta possui regra específica. Nesse sentido, marque a única opção em que há a informação correta quanto a esse tipo de sistema.
	
	
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas.
		5- No sistema de chamada numérico, as notas devem apresentar a referência completa da obra mencionada como citação direta. Nesse sentido, marque a única opção em que há a referência  correta.
	
	
	CERVO, A.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 57.
 
		6- Transcrição ou cópia literal de parágrafo, de frase ou de expressão usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor do trabalho consultado. Essa é a definição de:
	
	
	Citação direta.
		7- PARAFRASEAR significa:
	
	
	Referenciar as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, mantendo, porém, as idéias originais.
		8- É correto afirmar, acerca de uma citação direta longa, segundo a NBR 10520/2002 da ABNT:
	
	
	Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros.
		9- Segundo a NBR 10520:2001, há três tipos de citação. Citação direta que é a transcrição literal do autor consultado, sem alterar o conteúdo; citação indireta que significa reescrever com suas palavras o seu entendimento sobre o assunto lido, sem alterar conteúdo original, apenas através de outro autor. Marque abaixo o tipo de citação presente neste exemplo: "O homem é precisamente o que não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser". (SÁNCHEZ, Gomensoro apud Salvador, 1977, P. 160).
	
	
	citação de citação
		10- Sobre a Citação da Citação, podemos dizer que:
	
	
	é a leitura de uma terceira obra que cita a obra original.
		11- Se o trecho que você deseja citar diretamente de um autor ocupar até 3 linhas (na formatação de fonte no tamanho 12 e com alinhamento justificado), a citação direta desse trecho se dá entre aspas, acompanhada, imediatamente antes ou depois das aspas, da informação específica que inclui: sobrenome do(a) autor(a), ano da publicação citada, e página da citação. Essa citação será chamada de
	
	
	Citação direta.
		12- O objetivo geral de uma pesquisa científica deve, necessariamente:
	
	
	Refletir o que se deseja com o problema científico obtido pela problematização do tema.
		13- "Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento do estado da arte do tema, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar " Com tanto material, o autor deve ter a preocupação em não copiar o texto, pois sem citar devida a fonte estaremos na situação ilegal de plágio. Há uma forma de fugir ao plágio quando o autor...
	
	
	parafrasea
		14- A ABNT indica que citações diretas curtas aparecem entre aspas duplas, apresentam o autor, ano e página da fonte. As citações indiretas não recebem aspas e não indicam a página. Com base nessas observações, qual das citações abaixo apresenta inconsistência?
	
	
	"Como se pode verificar as ideias regisrtradas não obedecem a nenhuma hierarquia". (MEDEIROS, 2003)
		15- A ABNT sugere algumas regras no sistema de chamada autor data. Assim, na hipótese de encontrarmos referências com coincidência de sobrenomes de autores diferentes, como devemos diferenciá-las?
	
	
	Devem-se acrescentar as iniciais de seus prenomes.
 
	
	16- A _________________ é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte ¿para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade¿. Estamos tratando de que tipo de citação?
	
	
	Citação direta
		17- Num trabalho cuidadoso, o estudante deve ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando melhor as ideias antes de iniciar a redação do trabalho. Deve-se citar pouco, mas reescrever muito. Estamos nos referindo a que tipo de citação?
	
	
	Citação indireta
		18- É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta. 1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; 2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; 3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; 4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.
	
	
	Os itens 1 e 4 estão corretos
		19- A respeito dos objetivos específicos marque a opção CORRETA:
	
	
	Servem para orientar o pesquisador nas questões específicas a serem enfrentadas na pesquisa, derivados do problema científico.
	
	20- Assinale a opção que apresenta as regras para a construção de uma citação direta curta.
	
	
	 A citação direta curta não pode ultrapassar três linhas, deve ser inserida no corpo  do texto entre aspas duplas e a indicação da página da obra original é obrigatória.
		21- Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço".  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	Apenas III e II.
		22- Observe as citações abaixo e responda: quais os tipos de citações expressam?
1 - "Francis Bacon (apud  LAHR, 1958, p. 3) sugeriu algumas regras para a experimentação:"
2 - "Cada ciência ou área de conhecimento emparticular possui um vocabulário técnico específico que precisa ser de domínio comum de seus praticantes" (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 19)
3 - Kant (1996) concebia a intuição como o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos, ou seja, que mostra realidades singulares e que não depende da abstração, isto é, aquilo para concluir.
	
	
	1 - Citação de citação; 2 - citação direta curta; 3 - citação indireta
		23- Observe as afirmativas abaixo e a seguir marque a opção que apresenta a análise  correta das duas afirmativas:
 
I - "[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer físicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
 
II - "[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial"
	
	
	Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los indicando esta alteração em relação ao original com uso do recurso do grifo.
		24- Trata-se de um tipo de citação que deve ser grafada em parágrafo autônomo, com recuo de 4cm da margem da esquerda, em modo justificado e espaço simples. Estamos falando de:
	
	
	Citação direta longa
		25- As citações diretas são aquelas transcritas no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte "para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto". Assinale a opção que apresenta as regras para a construção de uma citação direta longa.
	
	
	A citação direta longa ultrapassa três linhas, deve ser colocada em parágrafo autônomo, sem o recurso das aspas duplas e a indicação da página da obra original é obrigatória.
		26- Quando a ideia do(a) autor(a) lido(a)  for incorporada ao seu texto a partir de suas próprias palavras e não mais das palavras desse(a) autor(a), será chamado de .
	
	
	 Citação parafraseada.
		27- Quando apresentamos nosso projeto de pesquisa ao futuro orientador, devemos respeitar a forma como deve ser apresentado o mesmo contendo três elementos bem definidos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Se eu tivesse que citar o historiador Eric Hobsbawn quando afirma que "A grande depressão destruiu o liberalismo econômico por meio século", em que parte do projeto eu faria?
	
	
	textual
		28- Quando se utiliza o sistema de chamada numérico para referenciar as obras citadas no texto, há o recurso das siglas em latim em nota de rodapé ( Idem, ibidem etc). Nesse sentido, observe as notas de rodapé exemplificadas abaixo e a seguir marque a opção correta que expressa o tipo de sigla adequadao ao à hipótese de citação de uma mesma obra, na mesma página, mas intercalada por outra, conforme a regra da ABNT.
1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p.121.
2 NEY, João Luiz. Prontuário de Redação Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 24.
	
	
	opus citatum ou op. cit
		29- Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical, entre outros, deve-se chamar a atenção para este fato. Assinale a opção que apresenta a forma correta segundo ABNT:
	
	
	A citação deverá ser feita com a siga sic entre parênteses ou colchetes.
		30- Numa pesquisa bibliográfica devemos referenciar as obras consultadas na forma sugerida pela ABNT. Assim, na hipótese de encontrarmos diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, como devemos diferenciá-las?
	
	
	Usamos letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaço.
 
	
	31- Considere os dois argumentos apresentados abaixo, que são complementados por informações extraídas de uma mesma obra.
I - Na natureza, a competição por recursos limita o tamanho das populações. Inclusive, "quando duas espécies competem, os indivíduos de uma ou de ambas podem sofrer redução" (Begon, 2007).
II - Fala-se muito da competição entre os animais, mas entre as plantas esta disputa por recursos é determinante do desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse sentido, Begon (2007) lembra que a competição entre árvores de uma floresta se dá no espaço ocupado pelas copas e pelas raízes.
Do ponto de vista da formalidade para elaboração de um trabalho acadêmico, ambos exemplos acima variam quanto ao tipo de:
	
	
	citação

Outros materiais

Perguntas Recentes