Buscar

Programação Visual - APOL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Managed Bean (MB), Conversores Padrão e Mensagens.
I) No MB os valores são, em geral, representados por tipos de dados do Java, por exemplo, String, Integer, Double e etc. Porém, na visão/página os valores são basicamente representados por texto. Pode-se dizer, então, que o JSF faz uma conversão automática/padrão do valor atribuído ao componente da visão/página para o atributo do MB conforme o tipo de dado do atributo. Por exemplo: se há no .xhtml um inputText associado ao atributo Integer qtd do MB, logo, o valor informado no inputText em questão será convertido automaticamente pelo JSF em valor inteiro.
II) Mesmo os conversores padrão do JSF precisam ser registrados no arquivo de configuração faces-config.xml.
III) As tags que podem ser usadas para apresentar mensagens nas visões/páginas são: <h:message.../> e <h:messages.../>. Inclusive, elas usam os atributos “id” e “label” das outras tags/componentes para tal finalidade.
Assinale a alternativa correta:
D) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
2) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto ao seguinte assunto: Managed Bean (MB).
I) É um objeto instanciado e gerenciado “no lado cliente” de uma aplicação típica JSF.
II) Nas versões mais atuais do Java EE basta anotar uma classe com @Named que transformamos ela um MB. Inclusive, não é necessário demais configurações na aplicação para o MB funcionar - por exemplo, inserir no “...webapp/WEB-INF” o arquivo beans.xml, como nas versões antigas no Java EE.
III) Ele é também conhecido como “backing beans”.
IV) É por meio da Expression Language (ou EL, apenas) que na visão/página em uma determinada tag/componente referenciamos um MB em específico.
Assinale a alternativa correta:
D) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
3) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Managed Bean (MB) e Aplicação dos escopos.
I) @ViewScoped (anotação do CDI/faces-view) ele cria um MB a cada requisição que o usuário/navegador faz para uma visão/página, então seu uso é indicado, por exemplo, na situação que há um “carinho de compra” no sistema/aplicação.
II) MBs com escopos “maiores” que @RequestScoped devem implementar a interface Serializable.
III) @ApplicationScoped (anotação do CDI/enterprise-context): MB anotado com este escopo “permanece vivo” enquanto a aplicação estiver “viva” - na prática, o bean só “morre” se a aplicação morrer. Então, é esse que deve ser utilizado praticamente em 99% das vezes nos sistemas/aplicações em geral.
Assinale a alternativa correta:
D) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
4) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Managed Bean (MB) e Escopo padrão
I) É um objeto instanciado e gerenciado “no lado servidor” de uma aplicação típica JSF. Nesse contexto é ele que trata as ações da visão/página.
II) Para transformar uma classe em um “backing beans” é necessário anota-la com @Named. Além de outras configurações na aplicação, é necessário também inserir jars/bibliotecas relacionadas ao CDI (injeção de dependência e contextos), caso contrário essa anotação não funcionará.
III) Há várias anotações para definir o escopo (de atuação e/ou “tempo de vida”) de um “backing bean”, mas caso o desenvolvedor não informe nenhum o escopo padrão é o de requisição (ou @RequestScoped).
Assinale a alternativa correta:
C) Apena a afirmação III está correta.
5) Dado o conteúdo apresentado e discutido em sala pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Managed Bean (MB) e Escopos (visão geral)
I) @RequestScoped (anotação do CDI/enterprise-context): MB bean anotado com este escopo “permanece vivo” enquanto o usuário permanecer na mesma visão/página - ou view -, independente da quantidade de requisições. Ou seja, o bean só “morre” se o cliente/usuário mudar de visão/página.
II) @ViewScoped (anotação do CDI/faces-view): MB anotado com este escopo “permanece vivo” enquanto a sessão do usuário/navegador permanecer “viva” - ou seja, mesmo que o usuário mude de ‘view’/página o bean permanecerá vivo.
III) @SessionScoped (anotação do CDI/enterprise-context): MB anotado com este escopo “permanece vivo” o tempo de uma simples requisição HTTP.
Assinale a alternativa correta:
A) Apena a afirmação I está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais