Buscar

Programação Visual - APOL 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Dado o conteúdo apresentado e discutido em laboratório pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: ações do lado cliente e ações assíncronas no JSF.
I) O Ajax só permite ações do lado cliente (navegador), tais como, validações de preenchimento (ou não) de campo de entrada. Ele não realiza troca de dados entre navegador e servidor (de aplicação).
II) O JSF permite o uso de JavaScript (JS) apenas em situações mais simples, tais como, apresentar uma mensagem ao usuário por meio do comando “alert”. Agora, a atualização de um campo em função de outro não é possível por meio de JavaScript.
III) É possível realizar uma chamada Ajax onde há apenas um (ou mais) componente de retorno, e isso indicado no atributo execute da tag f:ajax.
Assinale a alternativa correta:
D) Nenhuma está correta.
2) Dado o conteúdo apresentado e discutido em laboratório pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: navegação entre páginas e eventos no JSF.
I) Há uma sequência padrão para as fases do ciclo de vida do(s componentes) JSF, a saber: Restaurar visão/árvore, Aplicar valores da requisição, Processar requisição, Atualizar valores do modelo, Invocar a aplicação e, por fim, Construir/renderizar resposta. Normalmente as conversões e validações ocorrem na fase 3, mas é possível antecipar tal comportamento por meio do atributo immediate igual a true.
II) Pode-se usar o atributo immediate em campos de entrada para se criar uma espécie de hierarquia ou prioridade entre eles, marcando por exemplo os campos mais importantes com immediate=false – com isso esses campos serão por exemplo validados antes de campos “não immediate”.
III) O botão de ação com immediate (true) é uma forma natural de implementar a operação/ação “Cancelar”.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
3) Dado o conteúdo apresentado e discutido em laboratório pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: navegação implícita e navegação definida pelo usuário no JSF.
I) No JSF, navegação é um conjunto de regras para escolher a próxima página ou view a ser apresentada depois de uma ação de aplicação, tal como quando um botão ou um link clicado. Nesse contexto, navegação implícita é quando essas regras estão especificadas no arquivo de configuração, o faces-config.xml.
II) É possível navegar entre páginas sem utilizar um managed bean (ou backing bean) para realizar a troca de páginas.
III) Se utilizado um método do manged bean (ou backing bean) para realizar a navegação entre páginas, esse método não pode ter retorno – ou seja, deve void.
IV) Atualmente a navegação definida por usuário é mais utilizada para manter compatibilidade com aplicações legadas que usam versões mais antigas do JSF.
Assinale a alternativa correta:
C) Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
4) Dado o conteúdo apresentado e discutido em laboratório pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: navegação entre páginas e eventos no JSF.
I) É possível tratar o clique de um botão ou link e ficar na mesma página. Em JSF isso pode ser realizado: i) por meio do atributo action de um botão associado a um método em managed bean (ou backing bean), onde esse método retorna uma string vazia; ou, ii) por meio do atributo actionListener de um botão associado a um método em managed bean (ou backing bean) sem retorno.
II) É possível criar uma classe que implementa a interface ActionListener e associar essa classe a um botão ou link por meio da tag f:actionListener informando o nome da classe no atributo type dessa tag.
III) Um evento de mudança de valor (ou ValueChangeEvent) ocorre quando um usuário altera o valor de um componente, tal como, um value de um h:inputText. Porém, esse tipo de evento não pode ser utilizado em conjunto com (comandos) JavaScript.
Assinale a alternativa correta:
A) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
5) Dado o conteúdo apresentado e discutido em laboratório pelo professor, avalie as afirmações abaixo quanto aos seguintes assuntos: Primefaces, Validações e Mensagens no JSF.
I) Não é necessário inserir nenhuma dependência de biblioteca (ou jar) no POM de um projeto Maven/JSF para que se possa utilizar o Primefaces.
II) É possível usar o atributo required=true junto com validação de máscaras em componentes Primefaces de entrada de dados (p:inputMask).
III) O JSF permite que a aplicação web "fale" diferentes idiomas. Em outras palavras, as páginas irão apresentar seu conteúdo/texto conforme o idioma do usuário/navegador da aplicação.
Assinale a alternativa correta:
B) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais