Buscar

Compilado - Qualidade Software1 - Final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUALIDADE DE SOFTWARE
Questões que estavam nas provas postadas
1 - De acordo com Weinberg (1997), na resolução de falhas, as maiores perdas podem vir de efeitos colaterais ou falhas introduzidas ao se resolver outras falhas, o que caba criando um ciclo de desgastes.
Indique a alternativa correta.
D) O trabalho em equipe sempre apresenta resultados mais satisfatórios quando se procura resolver falhas apresentadas em um software.
2 – Com relação aos objetivos da normalização (Normas ABNT), tem-se:
Indique a alternativa incorreta.
C) Com relação à proteção do consumidor, não provêm a sociedade de meios para aferir a qualidade dos produtos.
3 – A norma ISO/IEC 12207 é uma norma internacional que estabelece um framework comum para o processo de ciclo de vida de software. Dessa forma, pode-se afirmar que:
Indique a alternativa incorreta.
E) Ela preocupa-se, basicamente, com a qualidade envolvida com os produtos e processos de software.
4 – Maldonado, em seu livro “Critérios Potenciais Usos: Uma Contribuição ao Teste Estrutural de Software” afirma que, embora durante todo o processo de desenvolvimento de software sejam utilizados métodos, técnicas e ferramentas a fim de evitar que erros sejam introduzidos no produto, a atividade de teste continua sendo de fundamental importância para a eliminação dos erros que persistem. Então, pode-se afirmar que:
Indique a alternativa incorreta.
B) Os Testes de Software são mais efetivos do que as Revisões Técnicas Formais.
5 – Para que o Brasil possa ter um setor de tecnologia competitivo, é necessário que as empresas do setor coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco, visando à oferta de produtos e serviços praticando padrões e normas internacionais. Esta afirmação está contida no modelo de qualidade de software:
C) MPS.BR.
6 – O termo Qualidade Total, ou TQM (Total Quality Management), representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os envolvidos em um processo produtivo e da excelência organizacional da empresa. Indique a alternativa correta.
D) A Qualidade Total engloba os conceitos de qualidade de processo e dos produtos resultantes do processo. 
7 – Outra visão histórica da qualidade foi apresentada por Shiba em 1997, que mostra a evolução da qualidade total também, ao longo do tempo, mas com foco nos objetivos da qualidade. Indique a alternativa correta, cronologicamente, para a visão de Shiba.
B) Adequação ao uso, Adequação ao padrão, Adequação ao custo e Adequação às necessidades latentes.
8 – O Índice da Maturidade de Software (SMI), criado pelo IEEE, fornece uma indicação de estabilidade de um software durante seu ciclo de vida. Aponte a alternativa correta.
E) Se o SMI for próximo de 0, o produto não apresenta nenhuma estabilidade.
9 – O modelo integrado CMMI organiza as áreas de processos (PAs) em quatro áreas de conhecimento para escolha da organização quando da seleção de um modelo CMMI. As quatro áreas de conhecimento são: Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software, Produto e Processo de Desenvolvimento Integrado e Monitoramento (gestão) de Fornecedores. Indique a alternativa que apresenta qual área de processo cobre o desenvolvimento de sistemas de software e que é focada na aplicação sistemática, disciplinada e na abordagem quantificável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software.
C) Engenharia de Software.
10 – O entendimento das três visões da qualidade de software apresentados pela Norma NBR ISSO/IEC 9126-1 abrange a visão do usuário, a visão do desenvolvedor e a do gerente de desenvolvimento.
Indique a alternativa incorreta.
A) Com relação à visão do usuário, ela discute o interesse do mesmo com relação ao pagamento do produto de software. 
11 – Conforme descrito no modelo MPS.BR, os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização. O nível de maturidade em que se encontra uma organização permite prever o seu desempenho futuro ao executar um ou mais processos. Para o modelo, quantos níveis de maturidade são previstos?
D) 7.
12 - Os principais modelos da qualidade de software que têm como foco a melhoria contínua da qualidade nos processos e produtos de software são:
B) MPS.BR, CMMI-DEV, ISO/IEC 15504.
13 - Em 1982, a JUSE (União Japonesa de Cientistas e Engenheiros) introduziu um diagrama para apoio ao conceito de qualidade. Esse diagrama foi denominado de Diagrama de Causa e Efeito. Ele também é conhecido por: 
D) Diagrama de Ishikawa, em homenagem a Kaoru Ishikawa.
14 - A norma ISO 12207 define Modelo de ciclo de vida, como: uma estrutura contendo processos, atividades e tarefas envolvidas no desenvolvimento, operação e manutenção de um produto de software, abrangendo a vida do sistema ou ciclo de vida de um sistema vai desde a definição de suas funcionalidades (necessidades que serão atendidas para o cliente/usuário) até que o mesmo fique obsoleto e seja retirado de produção.
Acerca dessas afirmativas, assinale a alterna correta. 
C) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
15 - Os fatores que afetam a qualidade de software podem ser categorizados em dois amplos grupos de fatores que podem ser medidos diretamente e fatores que podem ser medidos apenas de forma indireta. Indique a alternativa incorreta:
B) O fator Testabilidade indica a medida que se pode esperar que um sistema execute sua função pretendida com a decisão exigida.
16 - Analisando-se o modelo de qualidade proposto por Card (1990), temos: 
O desenvolvimento de software é composto por diversas fases em seu ciclo de vida e que suas atividades produzem uma sequência de produtos relacionados. 
Porque as atividades e os artefatos (produtos) que devem ser criados em um projeto de software são definidos pelas normas ou padrões definidos na organização. 
Acerca dessas afirmativas, assinale a alternativa correta. 
E) As duas afirmativas são proposições falsas. 
17 – A diferença entre os níveis G e F do modelo MPS.BR é:
D) O nível F é chamado de gerenciado devido ao fato de que possui a área de processo Gerencia de Portfólio de Projetos. 
18 – De acordo com a Norma ISO 9000-3 os softwares raramente são submetidos a avaliações formais de qualidade, existindo poucas ações tomadas nessa área, ficando normalmente a qualidade do software dependendo das habilidades dos profissionais envolvidos no sistema. Indique a afirmativa correta.
B) Como consequência da pouca atenção dispensada à qualidade do software, mais de 50% do tempo e custos empregados no desenvolvimento de um software se concentram em atividades de teste e manutenção.
19 - O propósito do processo Garantia da Qualidade é assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com os planos, procedimentos e padrões estabelecidos. Esse processo no modelo MPSBR é denominado de Garantia da Qualidade (GQA). Indique a alternativa que aponta a qual nível de maturidade pertence esse processo.
C) F
20 - Em qual dos níveis do CMMI é tratada a garantia de qualidade de produtos em processos, além do do gerenciamento de configuração?
B) Gerenciado. 
21 – Apesar de todas as iniciativas em relação à melhoria da qualidade de software, infelizmente, a realidade das empresas, tanto as nacionais quanto as internacionais, está distante do ideal, e os problemas de qualidade nos produtos persistem (Guerra e Colombo, 2009). Assinale a afirmativa correta em relação a algumas iniciativas e modelos que detalham as características de qualidade de um produto de software. 
B) Iniciativas ISO 9000, ISO 9126, ISO 15504, CMM/CMMI e MPS.BR. 
22 – Dentre as ferramentas da qualidade mais utilizadas, destacam-se as denominadas “sete ferramentas básicas da qualidade”. Quais são elas?
C) Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Lista de Verificação, Histograma, Diagrama de Dispersão, Gráfico Linear e Gráfico de Controle.
23 - Quais são os objetivos da criação de um modelo de qualidade de software brasileiro? Indique a alternativa incorreta. 
E) Nenhuma das alternativas anteriores. 
24 - Segundo Molinari (2003), qualidade não pode ser alcançada pelo acesso a um produto já pronto e completo. O clamor é, entretanto, em primeiro lugar prevenir a qualidade dos defeitos ou das deficiências, e fazer com que o produto possa ter uma garantia de qualidade por meio de medições. A partir dessa afirmação, pode-se dizer que: 
Indique a alternativa correta:
C) O custo total efetivo do Gerenciamento de Qualidade é a soma dos quatro fatores: prevenção + inspeção + falha interna + falha externa.
25 - A partir da década de 1930 surge a desvinculação das tarefas da linha de produção, com o uso de pessoas mais qualificadas, na condução de áreas especificas de qualidade, que evoluíram para o uso de controles mais quantitativos da qualidade dos produtos com o uso efetivo da estatística da qualidade desenvolvida por W.A. Shewhart. Indique a alternativa correta.
D) De acordo com Juran (2002), somente após a Segunda Guerra Mundial, as empresas voltaram-se para o controle de processos e introduziram procedimentos que deveriam ser seguidos de forma rigorosa pelos trabalhadores.
26 - De acordo com Côrtes e Chiossi (2001), hoje em dia, muita gente fala em qualidade de software, mas nem sempre as pessoas tem uma noção clara desse conceito. Pode-se considerar qualidade sob diferentes pontos de vista e, portanto, ter diferentes definições, sendo algumas das mais comuns apresentadas nas alternativas a seguir. Indique a alternativa correta, de acordo com os autores citados.
B) Qualidade de Software é Software que atende às especificações, conforme a definição de qualidade de Crosby (1979). 
27 - Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a normalização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Qual das alternativas elenca corretamente os objetivos da normalização? 
E) Economia – Comunicação – Segurança – Proteção do consumidor – Eliminação de barreiras técnicas e comerciais. 
Questões que NÂO estavam nas provas postadas
28 - Na década de 1930, o estatístico americano Walter Andrew Shewhart desenvolve um modelo de qualidade a partir de dados estatísticos que permite às empresas aperfeiçoar os controles de qualidade de seus produtos. Considerando as informações apresentadas, leia as afirmativas a seguir:
I – No início de 1900, as empresas não possuíam tarefas que exigiam pessoas qualificadas para executá-las em relação à qualidade de seus produtos.
II – O estatístico americano W.A. Shewart propõe que as empresas abandonem os controles estatísticos para garantir a qualidade de seus produtos. 
III – De acordo com Juran (2002), somente após a Segunda Guerra Mundial as empresas voltaram-se para o controle de processos e introduziram procedimentos que deveriam ser seguidos de forma rigorosa pelos trabalhadores. 
IV – O controle de processos desde a década de 1920 surgiu com o intuito de eliminar os produtos com problemas ou defeitos. 
V – Shewhart, Deming e Juran, durante a Segunda Guerra Mundial, não se preocuparam com o envolvimento das pessoas em relação à qualidade. 
Está correto o que se afirma em: 
D) III, apenas. 
29 - A ISO/IEC 12207 é uma norma internacional que estabelece um framework comum para o processo de ciclo de vida de software. Com base na afirmação acima, qual alternativa é a incorreta. 
A) Ela preocupa-se, basicamente, com a qualidade envolvida com os produtos e processos de software. 
30 - Em relação aos objetivos da normalização (normas ABNT), assinale a alternativa incorreta:
C) Com relação à proteção do consumidor, não provêm à sociedade de meios para aferir a qualidade dos produtos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando