Buscar

SUS - Contexto Histórico

Prévia do material em texto

Em 1933, as CAPS foram unificadas e foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPS). Surgiram da necessidade da política do Estado estender a todas as categorias do operariado os benefícios da previdência. Garantindo direitos como: aposentadoria, pensão em caso de morte, assistência médica e hospitalar, socorros farmacêuticos. 
Os CAPS e IAPS são diferentes tanto em sua organização quanto ao financiamento. 
· CAPS = Por empresa e bipartite
· IAPS = Por categoria profissional e tripartite.
Autoritarismo
O regime militar que se instala a partir de 1964, de caráter ditatorial e repressivo, procura utilizar-se de forças policiais e do exército para se impor. Os IAPS se unificaram em INPS em 1966, gerindo as aposentadorias e pensões de trabalhadores formais. 
Em 1978, foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), com isso fortaleceu-se o modelo médico privatista e saúde tornou-se ainda mais excludente. O foco era na doença e no doente e não nas necessidades reais da população.
O governo cria o Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária (CONASP) ligado ao INAMPS, com o intuito de aumentar a produtividade, melhorar a assistência e equilibrar as ações ofertadas à população urbana e rural. 
O SUS
A VII Conferência Nacional de Saúde em 1986 foi um marco na reforma sanitária brasileira, lançou bases para o Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS).
O SUS propriamente dito é institucionalizado em 1988 com a promulgação da Constituição Federal. 
 
Brasil Colônia e Império
A vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808 determinou mudanças em toda a administração pública colonial, inclusive na saúde. Por ordem real, foram fundadas academias médico-cirúrgicas no Rio e Bahia, além da organização de uma estrutura sanitária. 
Até 1850, as atividades de saúde pública estavam limitadas à: delegação das atribuições sanitárias às juntas municipais e controle de navios e saúde dos portos.
O que estava ligado ao interesse econômico recebia atenção, surgindo aí o modelo assistencial sanitarista/campanhista. 
República Velha
A proclamação da Republica em 1889, foi embalada na ideia de modernizar o Brasil. O cenário econômico girava em torno da instalação do modo de produção capitalista. Não existia um modelo sanitário deixando as cidades a mercê de epidemias. 
Oswaldo Cruz foi nomeado diretor do departamento federal de saúde pública do Rio de Janeiro. Criou os “guardas-sanitários” que tinham como objetivo combater o vetor da febre amarela, porém, se utilizava muita força bruta, deixando a população revoltada. 
Neste mesmo período acontece a Revolta da Vacina, desencadeada pela Lei Federal 1.261/1904. 
A Previdência Social
O cenário brasileiro girava em torno do capitalismo, os trabalhadores da época não possuíam direito a: férias, pensão, aposentadoria. Com péssimas condições de trabalho, o movimento operário realizou duas greves gerais no país (1917 e 1919).
Em 24/01/1923, foi aprovado no Congresso Nacional a Lei Elói Chaves. Através dela foram instituídas as Caixas de Aposentadoria e Pensão - CAPS. 
SUS – Contexto Histórico

Continue navegando