Buscar

projeto de prática de biologia

Prévia do material em texto

Nathalia da Fonseca Barcelos - 8020447
Analise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física
Pelotas
Claretiano
2016
Nathalia da Fonseca Barcelos - 8020447 
 Analise da importância dos processos biológicos na prática de atividade física
Trabalho apresentado a Professora Selma Bellusci como parte das exigências do Ciclo 3 da disciplina de Biologia Humana do curso de Bacharelado em Educação Física à Distância. 
 Pelotas
Claretiano
2016
Introdução
Para esclarecer este trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre a célula, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos. Para em seguida fazer uma analise da constituição estrutural e molecular das células, observando a importância do metabolismo celular e a função dos tecidos na pratica de atividade física. 
A célula, sua constituição, funcionamento e participação na composição dos tecidos.
A célula é a unidade básica, estrutural e fundamental de todos os seres vivos. A estrutura da célula é constituída de três elementos básicos: a membrana plasmática, citoplasma e o núcleo. No citoplasma estão mergulhadas as organelas responsáveis por todas as funções metabólicas celulares como:
Ribossomos – Tem a função de sintetizar proteínas.
Retículo Endoplasmático – Tem a função de sintetizar lipídeos e compostos esteroides.
Complexo de Golgi – Secreta as substâncias produzidas dentro das células, sintetiza carboidratos (açucares) e outras substancias de origens proteicas.
Lisossomos – Executam a digestão celular, possuindo enzimas que quebram as partículas fagocitadas por estas estruturas.
Peroxissomos – Executam as ações oxidativas, degradação de nutrientes para obtenção de energia e combatem os radicais livres do oxigênio.
Mitocôndrias – Executam a geração de energia química (95% do ATP).
Centríolos – Relacionada à divisão celular emitindo algumas proteínas especificas para que esta divisão ocorra.
Vacúolo – Relacionado com a digestão intracelular e acúmulo de substâncias.
Há, também, o núcleo, em que estão localizados os cromossomos responsáveis pela transmissão das informações genéticas (DNA e RNA). A membrana plasmática envolve e seleciona o que vai entrar ou sair da célula.
Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes. De forma simples podemos entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos são a associação de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc.) e que a união de todos os sistemas formam o organismo.
Os tecidos do nosso corpo podem ser classificados em tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
No epitélio estratificado pavimentoso (da pele, por exemplo), as células possuem formas poliédricas, conferindo um grau de proximidade que desempenha proteção mecânica, bem como evitando a perda de água por desidratação, revestindo o organismo com muita eficácia. 
 No tecido muscular, a forma alongada e a estrutura das células contribuem com a capacidade de contração e distensão.
No tecido conjuntivo sanguíneo, os glóbulos vermelhos do sangue (as hemácias), com forma achatada e região central abaulada (bicôncava), proporcionam melhor transporte de gás oxigênio e distribuição aos diversos tecidos do organismo.
 No tecido nervoso, as numerosas ramificações (dendritos e telodendros) das células nervosas realizam a recepção de estímulos e a transmissão de impulsos nervosos, muitas vezes com grande velocidade.
A composição estrutural e molecular das células é formada por biomoléculas, as quais são: a água, os carboidratos, os lipídeos, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos como DNA e RNA. As células estão ligadas diretamente também com diversas funções do corpo humano, entre elas podemos citar a nutrição, reprodução e processos essenciais ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano. Sem essas moléculas (biomoléculas) seriamos incapazes de realizar funções simples, como respirar, correr ou praticar qualquer outra atividade física. 
Os principais benefícios da atividade física para o ser humano são: a melhora na postura corporal, os músculos ficam com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumenta a produtividade, menor propensão às doenças cardíacas, combate o estresse e a indisposição, maior disposição para as tarefas cotidianas, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, da autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, redução do colesterol, dentre outros.
Portanto a atividade física é fundamental para fortalecer os ossos, combater a obesidade, para conseguir hipertrofia muscular e no fortalecimento do sistema imunológico ajudando as pessoas no combate de varias doenças.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Unidade 1 do material de estudo
Portal Educação. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/16075/os-beneficios-da-atividade-fisica-para-o-ser-humano>. Acesso em: 11 de out. 2016
Brasil Escola. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/quimica-celula.htm>. Acesso em: 11 de out. 2016
Brasil Escola. Disponível em: < http://brasilescola.uol.com.br/biologia/forma-funcao-das-celulas.htm>. Acesso em: 10 de out. 2016
Toda Biologia. Disponível em: <http://www.todabiologia.com/anatomia/histologia.htm>. Acesso em: 09 de out. 2016