Buscar

estudo de caso Bill Grinard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
ALUNA: Marília Angélica Lacerda de Mendonça	
DISCIPLINA: Imunologia
PROFESSORA: Camila Maciel
ESTUDO DE CASO
Caso de Bill Grinard
Após leitura e entendimento do Caso do Bill, responda:
1- Bill foi saudável em seus primeiros 10 meses de vida, como você explica isso?
Ele foi saudável até os 10 meses de vida, porque a sua resposta imune estava sendo preservada, pelas imunoglobulinas maternas circulantes, recebida de forma passiva (mãe-feto), pela placenta durante a gestação. Essa defesa perdurou por alguns meses até que o corpo dele começasse a produzir suas próprias defesas, o que não aconteceu no caso supracitado.
2- As vacinas virais vivas jamais devem ser administradas a pacientes com imunodeficiência. Que sequência de eventos leva esses pacientes a desenvolver pólio?
1. A Administração da vacina por via oral;
2. Em seguida, o vírus vivo atenuado, irá agir a nível do intestino, a princípio causando uma infecção leve (in loco); 
3. Normalmente, o corpo levaria em média 15 dias, para o corpo produzir anticorpos (IgA e IgG que atuam na imunidade contra agentes infecciosos) para fazer a neutralização da infecção causada pelo vírus inoculado pela vacina. Porém, no caso de pacientes imunocomprometidos, eles não conseguem produzir células de memórias (anticorpos) suficientes para debelar a infecção persistente; 
4. Como o corpo não consegue enviar anticorpos para o local da infecção, os vírus conseguem se proliferarem e começam a migrar para infectar células motoras nervosas. O vírus da poliomielite possui afinidade (neurotropismo) a este tipo de células, como consequência o paciente evolui com paralisia flácida assimétrica, sendo mais comum nos membros inferiores, caracterizando a poliomielite.
3- Como se encontra a histologia do linfonodo de um paciente com agamaglobulinemia ligada ao cromossomo X? Explique.
A agamaglobulinemia é um distúrbio genético, onde o portador não consegue produzir anticorpos. E, quando produz, é em quantidades mínimas ou quase inexistente. Além disso, decorre também da produção em níveis muito baixos de células B e os tecidos linfoides apresentam ausência dos centros germinativos (mais comum nos linfonodos).
Sendo assim, o corte histológico deste linfonodo, não evidenciará com clareza os centros germinativos. Pois o córtex externo é composto por um agregado de células conhecida por folículos. E nestes folículos irá ocorrer a formação dos centros germinativos (corados de forma leve por corantes em cortes histológicos). Além disso, estes centros são divididos em três zonas, compreendidas em zona escura, zona basal clara e zona apical clara. É na zona escura (nos folículos) que ocorre a proliferação intensa de células B, os mesmos localizam-se no córtex do linfonodo e irão formar uma malha reticular densa. O desenvolvimento dos centros germinativos só ocorrerá se houver estimulação à antígenos. Sendo assim, é um local onde ocorre uma proliferação de células B, seleção de células B produtoras de anticorpos de alta afinidade, geração de células B de memória e plasmócitos de vida longa. Como na agamaglobulinemia, a produção destas células é escassa, esta zona não estará tão evidente no corte histológico.

Continue navegando